Data Representação de um calendário 18/11/2015

5 coisas que todo jovem deve fazer antes do intercâmbio

5 coisas que todo jovem deve fazer antes do intercâmbio

Além de aprender muito e conhecer uma nova cultura, quem vai fazer intercâmbio deve estar preparado para ser independente e saber se virar longe de casa — e isso começa ainda no Brasil, durante os preparativos para a viagem. Se você está em busca dessa aventura e não sabe muito bem por onde começar, confira nosso post de hoje e saiba o que você deve fazer antes de embarcar e, assim, iniciar essa experiência com confiança e tranquilidade.

Conhecer seu destino

Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina — seja qual for seu destino, você encontrará diferenças por todo o lado: no idioma, na comida e nos hábitos da população. Para saber lidar com tudo isso, você deve pesquisar muito sobre o país, para chegar lá preparado.
Essa pesquisa evitará que você passe por constrangimentos ou que faça algo que seus hospedeiros ou colegas considerem grosseiro ou ofensivo. Procure saber, por exemplo, qual é a forma mais popular de cumprimentar pessoas e os termos corretos de tratamento. Conheça seu destino e adapte-se a ele.

Estudar o idioma do país em que vai fazer intercâmbio

Durante seu intercâmbio, você com certeza aprenderá muito sobre o idioma do país que vai conhecer. Mas, antes de chegar lá, você deve estudar e se preparar para conseguir se virar quando chegar ao seu destino. Você deve ter noções básicas de como perguntar direções, pedir informações e dizer para onde você quer ir, por exemplo.
Independentemente do seu nível de fluência, você também deve estar preparado para não se desesperar quando uma palavra ou expressão lhe fugir à cabeça. Fique calmo e tente gesticular para se expressar mais claramente (os gestos auxiliam as palavras, mas não dependa só deles!), ou busque outras palavras para dizer o que quer.

work-travel-banner

Preparar-se para a estadia

Antes da viagem, você já deve saber exatamente onde vai ficar — seja hospedado na casa de uma família, dividindo um apartamento com outros intercambistas ou alugando um quarto. Assim, você e sua família terão a segurança de que você tem um lar garantido durante toda a duração do intercâmbio.
É importante, também, ter a certeza de que você terá dinheiro suficiente durante os meses em que estiver fora, tanto para aluguel, comida e transporte quanto para gastos extras e com lazer. Portanto, faça um orçamento com os gastos que você já sabe que terá e some a isso um valor extra.

Não deixar os documentos para a última hora

Com antecedência, providencie todos os documentos que você vai precisar para a viagem. O passaporte e o visto são os mais importantes e devem ser providenciados com bastante antecedência. Tenha em mãos, também, uma cópia da página de identificação e do visto do passaporte.
Caso seu país de destino exija que você tome alguma vacina antes de viajar, providencie isso e não se esqueça de levar os registros das vacinas, pois eles serão checados antes do embarque no aeroporto.

Preparar as malas com cuidado

Fazer as malas pode parecer a tarefa mais simples da preparação para o intercâmbio, mas não a deixe de lado! Lembra da sua extensa pesquisa sobre o país de destino? Ela vai te ajudar a escolher as roupas adequadas para o clima do local, para não ser pego de surpresa por chuvas ou pelo frio.
Para não correr o risco de esquecer nada importante — e para facilitar na hora de deixar o que não é tão necessário de lado —, faça uma lista de tudo o que você precisa levar. Lembre-se de deixar espaço para as futuras compras no país de destino!
Agora você está pronto para embarcar nessa experiência inesquecível! Tem outras dicas para quem vai fazer intercâmbio? Mais dúvidas? Deixe seu comentário e compartilhe-as com a gente.
A Intercultural é o seu portal para estudar no exterior.  O mundo te espera! Acesse: https://www.maisintercambio.com.br/

estudar-canada-banner