Além de aprender muito e conhecer uma nova cultura, quem vai fazer intercâmbio deve estar preparado para ser independente e saber se virar longe de casa — e isso começa ainda no Brasil, durante os preparativos para a viagem.
Se você está em busca dessa aventura e não sabe muito bem por onde começar, confira nosso post de hoje e saiba o que você deve fazer antes de embarcar e, assim, iniciar essa experiência com confiança e tranquilidade.
Conhecer seu destino
Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina — seja qual for seu destino, você encontrará diferenças por todo o lado: no idioma, na comida e nos hábitos da população.
Para saber lidar com tudo isso, você deve pesquisar muito sobre o país, para chegar lá preparado. Essa pesquisa evitará que você passe por constrangimentos ou que faça algo que seus hospedeiros ou colegas considerem grosseiro ou ofensivo.
Procure saber, por exemplo, qual é a forma mais popular de cumprimentar pessoas e os termos corretos de tratamento. Conheça seu destino e adapte-se a ele.
Estudar o idioma do país em que vai fazer intercâmbio
Durante seu intercâmbio, você com certeza aprenderá muito sobre o idioma do país que vai conhecer.
Mas, antes de chegar lá, você deve estudar e se preparar para conseguir se virar quando chegar ao seu destino. Você deve ter noções básicas de como perguntar direções, pedir informações e dizer para onde você quer ir, por exemplo.
Independentemente do seu nível de fluência, você também deve estar preparado para não se desesperar quando uma palavra ou expressão lhe fugir à cabeça.
Fique calmo e tente gesticular para se expressar mais claramente (os gestos auxiliam as palavras, mas não dependa só deles!), ou busque outras palavras para dizer o que quer.
Preparar-se para a estadia
Antes da viagem, você já deve saber exatamente onde vai ficar — seja hospedado na casa de uma família, dividindo um apartamento com outros intercambistas ou alugando um quarto.
Assim, você e sua família terão a segurança de que você tem um lar garantido durante toda a duração do intercâmbio.
É importante, também, ter a certeza de que você terá dinheiro suficiente durante os meses em que estiver fora, tanto para aluguel, comida e transporte quanto para gastos extras e com lazer.
Portanto, faça um orçamento com os gastos que você já sabe que terá e some a isso um valor extra.
Não deixar os documentos para a última hora
Com antecedência, providencie todos os documentos que você vai precisar para a viagem.
O passaporte e o visto são os mais importantes e devem ser providenciados com bastante antecedência. Tenha em mãos, também, uma cópia da página de identificação e do visto do passaporte.
Caso seu país de destino exija que você tome alguma vacina antes de viajar, providencie isso e não se esqueça de levar os registros das vacinas, pois eles serão checados antes do embarque no aeroporto.
Preparar as malas com cuidado
Fazer as malas pode parecer a tarefa mais simples da preparação para o intercâmbio, mas não a deixe de lado!
Lembra da sua extensa pesquisa sobre o país de destino? Ela vai te ajudar a escolher as roupas adequadas para o clima do local, para não ser pego de surpresa por chuvas ou pelo frio.
Para não correr o risco de esquecer nada importante — e para facilitar na hora de deixar o que não é tão necessário de lado —, faça uma lista de tudo o que você precisa levar.
Lembre-se de deixar espaço para as futuras compras no país de destino!
Agora você está pronto para embarcar nessa experiência inesquecível! Entre em contato com a nossa equipe e comece a planejar sua viagem!
A Intercultural é o seu portal para estudar no exterior. O mundo te espera!