Todos os anos o povo de Puebla, no México, celebra a vitória do seu exército contra a ocupação francesa na Batalha de Puebla, em 5 de maio de 1962. Mas são nas comunidades hispânicas dos Estados Unidos que o feriado é mais comemorado, com grandes festivais, porém com a fama de ser somente uma “drinking fiesta”.
Para tentar mudar esta imagem, a cidade de Pueblo lançou neste ano uma campanha publicitária convidando todos os americanos entusiásticos da festa a visitarem a cidade e celebrarem os 150 anos da vitória.
Um artigo no Huffington Post (em inglês) mostra como uma batalha mexicana acabou se tornando uma festa americana. A reportagem explica que muitos mexicanos-americanos lutam para reestabelecer o verdadeiro sentido da celebração.
Enquanto um grupo vai tentando conscientizar os americanos, grande parte continua comemorando o feriado com muita festa, como no Universal Studios de Orlando, que promove concursos de quem come mais tortillas, bandas latinas e mariachis passerando pelo local.