Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

5 dicas de como juntar dinheiro para intercâmbio

5 dicas de como juntar dinheiro para intercâmbio

Sair do país de origem para realizar um intercâmbio é uma atitude que envolve muitos desafios para os estudantes, principalmente financeiros.

Mesmo parecendo difícil, viajar é um sonho possível e mais próximo do que a maioria imagina. Basta ter um pouco de planejamento, força de vontade e um passaporte em mãos.

Listamos 5 dicas de como juntar dinheiro para intercâmbio para que você possa realizar o seu sonho de viver em outro país. Confira!

1. Defina o seu orçamento antes da viagem

É um erro comum entre intercambistas planejar apenas o básico para a viagem e se esquecer dos custos durante o período que estarão fora.

Uma das dicas mais práticas para quem deseja economizar é estabelecer uma meta de todos os gastos. Com um cálculo claro de quanto você precisará para o seu intercâmbio, será muito mais fácil definir o que é preciso ser feito para alcançar o seu objetivo financeiro.

Além do preço do curso de idiomas, seguro-saúde e passagem, defina o custo médio, para a alimentação, hospedagem, documentação, compras, visitas a atrações locais e transporte.

Faça uma planilha com todos os valores baseados no câmbio da moeda local do país, e não esqueça de reservar uma quantia para imprevistos.

Utilize o total como foco e comece a economizar.

2. Guarde as suas economias em uma conta poupança

Pode parecer uma dica óbvia, mas “esconder” o dinheiro na poupança é uma das maneiras mais eficazes de preservá-lo.

Caso você mantenha toda a sua renda em uma conta mais acessível, aquele vestido incrível na vitrine ou a entrada para aquela boate nova podem ser tentações muito perigosas.

Além disso, a depender do banco e da variação, você pode aumentar o seu rendimento gradativamente com uma poupança. Todo fim de semana, ou mês, deposite uma quantidade de dinheiro.

Mesmo pequena, ela fará a diferença durante o seu intercâmbio.

3. Reduza gastos

Economizar dinheiro para um intercâmbio envolve toda uma mudança de comportamento e hábitos diários.

Algumas atitudes simples fazem toda a diferença no fim do mês e evitam que prioridades, como pagamento de contas e alimentação, sejam comprometidas em nome do seu sonho.

Por exemplo, se você costuma ir à manicure toda a semana, comece a ir uma vez por mês; se almoça na faculdade, passe a levar comida de casa; e antes de comprar qualquer coisa faça a si mesmo as seguintes perguntas: “isso é realmente necessário nesse momento?” e “como esse valor pode prejudicar as economias e comprometer a minha meta?”.

Uma boa dica é evitar locais que podem te induzir a comprar o que não precisa. Lembra do ditado “o que não é visto não é lembrado”?

4. Venda coisas que não utiliza mais

Sabe aquelas roupas que vêm se acumulando há anos no seu guarda-roupa? Elas podem valer muito para o seu intercâmbio.

Muitas vezes, pequenos apegos acabam afastando pessoas de um propósito muito maior, como conhecer uma cultura diferente ou aprender uma nova língua.

Sites como Mercado Livre, OLX ou Enjoei oferecem oportunidades de vender roupas e produtos para pessoas de todo o Brasil. E o melhor: sem taxas.

Com apenas um cadastro você pode escolher o preço ideal e ter garantias de pagamento oferecidas por essas plataformas.

5. Invista em uma renda extra

Mesmo que não esteja ligada à sua área de formação, qualquer renda é um passo a mais no caminho para o seu sonho.

Se você não conta com a ajuda de familiares, essa é uma forma ainda mais rápida de juntar dinheiro para o intercâmbio.

Você pode começar com trabalhos temporários em lojas, organizar um bazar com produtos feitos por você mesmo, ou vendê-los em mercados de rua, no trabalho e faculdade.

Se for bom de escrita, invista em um trabalho como redator freelancer, muitos sites também precisam de pessoas que façam pequenas traduções.

Essa é uma forma de já treinar o idioma que deseja aprender no seu intercâmbio.

A dica mais importante para economizar é ter como foco o crescimento pessoal e profissional que você terá durante o período fora do seu país. Ler os relatos de quem já foi pode te impulsionar a também chegar lá.

Quer saber mais sobre como planejar o seu intercâmbio de forma econômica? Então, entre em contato com a equipe Intercultural e descubra como conhecer o mundo!

RELACIONADOS
Currency notes of Argentine peso cash.Economic,financial crisis in Argentina, economy, money, bank concept, background
Descubra 7 países onde o real vale mais que a moeda local
Viajar para países onde o real vale mais torna a sua viagem econômica - e ainda mais interessante. Confira alguns destinos onde nossa moeda é valorizada!
Figture traveler with red pushpin and a map travel concept.

Países com mais brasileiros: confira o top 5
Está buscando um país que ofereça mais oportunidades para estrangeiros? Neste artigo, confira a lista dos países com mais brasileiros.
Happy female student having an exam at college classroom and looking at camera.
Curso de inglês na Irlanda: conheça as 5 melhores escolas
Sem dúvidas, fazer um curso de inglês na Irlanda é uma ótima opção para quem quer aprender o idioma. Veja onde estudar na Ilha Esmeralda!
Immigrants of different countries and exchange students in language school
Escolas de Intercâmbio: como escolher a melhor?
Você decidiu fazer o tão sonhado curso no exterior. Mas quais das escolas de intercâmbio escolher? Leia o artigo e confira nossas dicas!
panoramic shot of glasses, calculator and resume templates on wooden table
Como colocar intercâmbio no currículo: veja exemplos
Teve uma experiência internacional e quer alavancar sua vida profissional? Leia o artigo completo e veja como colocar intercâmbio no currículo!
Kitchen in student dormitory. Group of interracial students engaged in education.
Moradia estudantil: como funciona esta acomodação?
Vai estudar no exterior e está buscando acomodação? Entenda como funciona a residência estudantil e descubra se é para você!
Carregando

Faça seu orçamento

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.