Data Representação de um calendário 11/01/2016

5 dicas para fazer valer seu intercâmbio em uma entrevista de emprego

5 dicas para fazer valer seu intercâmbio em uma entrevista de emprego

Se você já foi intercambista, sabe que o intercâmbio é uma das experiências mais enriquecedoras que um profissional pode ter. Além disso, conhecer a cultura e o idioma de outro país também pode ser muito útil na entrevista de emprego. No post de hoje, vamos te dar 5 dicas de como fazer seu intercâmbio valer para que você garanta as melhores vagas no mercado de trabalho. Confira!

1. Fale sobre sua experiência de um modo geral

Para o recrutador, é importante ouvir como o intercâmbio o fez crescer como profissional e também como pessoa. Contar a experiência fará com que o entrevistador entenda que você é uma pessoa independente e que reage bem a mudanças, algo inevitável nas organizações contemporâneas, que se renovam a cada dia, principalmente por conta das novas tecnologias.

2. Relacione o destino escolhido à vaga pretendida

Se você está concorrendo a uma vaga em uma empresa que exporta seus produtos para um país de língua espanhola e você fez seu intercâmbio na Espanha, por exemplo, essa pode ser uma boa maneira de valorizá-lo e sair na frente de candidatos que estudaram em países de língua inglesa. Por isso, falar do destino e dominar o idioma do país que viajou é tão importante para garantir uma boa vaga de emprego.

3. Conte sobre suas atividades e cursos

Além dos cursos de idioma, os intercâmbios também proporcionam outros cursos e atividades complementares. Contar sobre o que aprendeu nas atividades que você fazia durante seu tempo livre é muito importante. Assim o recrutador terá uma noção de que você é uma pessoa interessada e que luta por seus objetivos e, por isso, não se deteve ao básico e realizou atividades extras durante a viagem.

4. A duração do intercâmbio também deve ser mencionada

Se você fez um intercâmbio de um mês, deve falar com o recrutador sobre como a experiência foi interessante para seu crescimento profissional, mesmo em tão pouco tempo. Mesmo um intercâmbio de um mês já te colocará à frente de candidatos à vaga que não tiveram nenhuma experiência no exterior.
Se, por outro lado, seu intercâmbio foi de um ano ou mais, sua experiência deve ter sido muito mais enriquecedora e você provavelmente teve tempo de aproveitar mais. Isso não pode deixar de ser mencionado, pois a duração do intercâmbio é algo muito valioso para as empresas e agência de emprego.

5. Se você trabalhou no exterior, fale sobre suas atividades profissionais

Não importa se você não trabalhou na área em que busca uma oportunidade no Brasil. A experiência que você tiver no exterior fará com que o recrutador entenda que você não tem medo de fazer tarefas mais simples e que poderá ter um bom relacionamento com profissionais de um nível hierárquico mais baixo, caso venha a ocupar um cargo de chefia ou liderança.
Agora que você já sabe como o intercâmbio é importante em uma entrevista de emprego, não deixe de mencioná-lo sempre que for concorrer a uma vaga. E, para aperfeiçoar ainda mais seu currículo, confira também nosso post sobre cursos de inglês a longo prazo!

work-travel-banner
estudar-canada-banner