Data Representação de um calendário 26/10/2015

5 erros que todo estudante intercambista deve evitar

5 erros que todo estudante intercambista deve evitar

Conhecer gente nova, viajar, aprender um idioma e, ainda por cima, melhorar o currículo: fazer intercâmbio é mesmo uma das experiências mais legais pelas quais podemos passar! Entretanto, para que tudo saia como você vem sonhando, é preciso muito planejamento; afinal, não se trata de um passeio de final de semana, não é?
Sem pensar nos detalhes da viagem, algumas pessoas acabam transformando o que era para ser a fase mais bacana de suas vidas estudantis em um grande pesadelo. Mas não se assuste: você não vai ter que passar por isso, porque vamos te prevenir já dos maiores erros de estudantes intercambistas. Confira e fuja dessas ciladas!

Não pesquisar sobre o destino do intercâmbio

Como já dissemos, o intercâmbio não é um passeio rápido, mas sim uma experiência longa. Por isso, conhecer bem o lugar para onde você está indo é fundamental para não sofrer uma grande decepção.
Procure saber mais sobre o que o país oferece para entender se ele é compatível com seus objetivos e até mesmo com você: se gosta mais do estilo de vida litorâneo, alguma cidade na costa australiana pode ser o destino certo; por outro lado, se o seu negócio é a agitação da cidade grande aliada a tradição e cultura, Londres vai te agradar muito. Até mesmo o clima pode fazer toda a diferença na sua estadia e deve ser levado em consideração na sua escolha.

Embarcar sem saber nada sobre os costumes locais

Além da questão da compatibilidade, que também é relevante aqui, entender os hábitos e a cultura do país para onde você vai é essencial para não passar aperto nem dar nenhuma mancada por lá.
Se na Inglaterra a pontualidade deve ser precisa, por exemplo, no Canadá o problema pode estar em diferenciar as regras de etiqueta dos anglófonos e francófonos, e o humor descontraído de um americano pode te assustar se você não chegar lá prevenido. Procure saber mais sobre os costumes locais antes da viagem!

work-travel-banner

Deixar a parte burocrática para a última hora

Se você já cuidou de toda a papelada que era de sua responsabilidade, ótimo, mas não se esqueça de que algumas das coisas a serem resolvidas antes da viagem não dependem necessariamente de você.
O pedido de visto ou elaboração do passaporte, por exemplo, podem demorar mais ou menos, dependendo da capacidade e demanda do órgão responsável por emitir esses documentos. Sendo assim, procure resolver questões burocráticas com o máximo de antecedência possível para não precisar atrasar a sua viagem por causa delas.

Se esquecer de cuidar da saúde

Um dos mais comuns erros de estudantes intercambistas é negligenciar os cuidados com a saúde antes e durante o intercâmbio. Esse problema é grave, já que, embora alguns sortudos saiam ilesos da experiência, mesmo não tendo sequer feito um seguro saúde, outros enfrentam grandes dificuldades e enormes prejuízos por causa dessa falta de cuidado.
Além de contratar um seguro, ande com os números de emergência na sua carteira, saiba aonde você pode ir caso comece a passar mal e faça um check-up completo antes da viagem. Prevenir, principalmente quando você vai estar em outro país, é bem melhor que remediar.

Perder o foco durante a estadia

Oportunidades para viajar e se divertir vão voltar a surgir durante toda a sua vida, mas o momento de aprender o que você foi estudar e solidificar seu currículo não vai retornar. Quando você poderá tirar tanto tempo de novo só para estudar em outro país?
Você não precisa, é claro, dizer “não” a toda oportunidade de sair e viajar, afinal isso também faz parte da experiência, mas nunca deixe de priorizar e aproveitar ao máximo seu curso, pois isso é o que você não vai poder fazer de novo depois. Treine o idioma local, participe de eventos da escola de idiomas ou universidade e tenha a certeza de que você não vai se arrepender quando voltar para casa!
Você conhece outros erros de estudantes intercambistas no exterior? Comente contando para a gente e continue de olho no nosso blog para mais dicas e novidades!
A Intercultural é o seu portal para estudar no exterior.  O mundo te espera! Acesse: https://www.maisintercambio.com.br/

estudar-canada-banner