Data Representação de um calendário 19/02/2016

5 razões para você estudar fora

O começo do ano é uma excelente época para se planejar, tomar decisões e realizar sonhos. Se o seu é sair da zona de conforto, entrar em um avião e conhecer novas culturas, estudar no exterior é uma ótima opção. Mas além dessa bagagem cultural, você sabe quais são os benefícios de ter uma experiência […]

O começo do ano é uma excelente época para se planejar, tomar decisões e realizar sonhos.

Se o seu é sair da zona de conforto, entrar em um avião e conhecer novas culturas, estudar no exterior é uma ótima opção.

Mas além dessa bagagem cultural, você sabe quais são os benefícios de ter uma experiência fora e no que ela influencia na sua vida a médio e longo prazo?

Listamos alguns deles para ajudar você a investir no seu futuro. Confira!

1. Estudar nas melhores universidades do mundo

Ter estudado em uma das melhores universidades do mundo é um diferencial para qualquer currículo.

De acordo com o Times Higher Education, o principal ranking universitário internacional, das 100 melhores instituições do mundo, apenas 1 fica no Brasil, 44 nos Estados Unidos e 31 na Europa.

Ou seja, se você quer se destacar, prepare as malas!

2. Conhecer pessoas de várias nacionalidades

Dentre os grandes ganhos de estudar no exterior, conhecer pessoas do mundo todo é um dos que perduram por muitos e muitos anos.

Isso porque as escolas e universidades recebem estudantes de vários países que, apesar da cultura e hábitos diferentes, têm características em comum: todos estão sozinhos, longe de casa e em busca de um sonho.

Isso faz com que laços afetivos sejam formados, e que a proximidade aconteça mais rapidamente.

É comum ouvir pessoas que estudaram no exterior falando que construíram uma família do coração enquanto estavam fora.

3. Descobrir potenciais

Estudar fora é, antes de tudo, um exercício de autoconhecimento, principalmente se você nunca morou sozinho ou longe da família.

Desde o primeiro dia de viagem, a quebra da rotina provoca sentimentos novos, que muitas vezes nunca foram sentidos.

Com eles, surgem também as situações inesperadas e os desafios, que forçam uma adaptação, exercitam a criatividade e o trabalho em equipe.

Essas habilidades são potenciais bastante valorizados no meio profissional, e uma vez que você tenha trabalhado para adquiri-las estudando fora, elas vão lhe ajudar na sua carreira.

4. Exercitar o lado empreendedor

Se você almeja dar passos largos na sua carreira profissional, precisa exercitar o seu perfil empreendedor.

Isso porque as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais que tenham essa característica e que trabalhem e tomem decisões como se fossem verdadeiros donos do negócio.

O empreendedorismo é uma das habilidades desenvolvidas quando você estuda fora, já que diariamente você é exposto a situações que exigem dedicação, inovação e responsabilidade.

5. Fluência em outro idioma

Não tem jeito: o mundo dos negócios está globalizado, e por isso ser fluente em uma língua universal não é mais um diferencial, mas sim um requisito para aqueles que querem crescer e conquistar novos patamares profissionais.

Dentre as línguas mais importantes está o Inglês, falado por aproximadamente 2 bilhões de pessoas e presente no dia a dia das grandes empresas, principalmente as multinacionais.

Por mais que você estude a língua no Brasil, a fluência que é conquistada quando a língua é vivida 24 horas por dia só é possível com uma imersão total no contexto social e cultural.

Decidir estudar fora é muito mais do que uma simples viagem, é um investimento no seu futuro profissional e pessoal, e as experiências vividas e adquiridas durante o intercâmbio vão lhe dar o suporte para conquistas a médio e longo prazo.

E você, tem vontade de estudar fora e dar um up na sua carreira? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Intercultural e descubra como a gente pode te ajudar a conhecer o mundo!