Data Representação de um calendário 16/09/2016

6 coisas que você deve saber antes de fazer intercâmbio no EUA

6 coisas que você deve saber antes de fazer intercâmbio no EUA

Os Estados Unidos são um dos destinos mais populares do mundo para fazer intercâmbio. Seja para trabalhar ou estudar, passar uma temporada no país é o sonho de muitos brasileiros!

Mas, para que tudo dê certo e você possa viver essa experiência sem surpresas negativas, é muito importante saber de algumas coisas antes do seu intercâmbio nos EUA. Confira, neste post, algumas informações valiosas para que a sua viagem seja sensacional!

1. Tipo de visto

O tipo de visto necessário depende do tipo de intercâmbio que você escolher. Os Estados Unidos oferecem um visto específico para estudantes e outro para quem vai trabalhar no país. Sendo assim, para passar pela imigração, você deve ter o visto correto.

2. Tipo de programa de intercâmbio no EUA

Existem diversas opções para quem quer passar uma temporada nos Estados Unidos. Você pode fazer cursos de inglês, cursos profissionalizantes, trabalhar etc. Os programas de intercâmbio variam muito, e você deve pesquisar bastante até encontrar o que se encaixe melhor nos seus interesses e no seu orçamento.

3. Hospedagem

As opções de hospedagem também variam muito, e cada uma tem suas vantagens. Escolhendo host family, você ficará na casa de uma família americana. Essa é uma ótima opção para quem quer mergulhar fundo na cultura do país e viver como um nativo. Além disso, é uma ótima maneira de treinar o inglês e aprender as expressões e gírias locais.

Também é possível optar pelas residências estudantis, onde você vai morar com gente do mundo inteiro. É ótimo para quem quer conviver com pessoas de diversas culturas, ter uma liberdade maior e até tentar aprender outros idiomas, além do inglês.

work-travel-banner

4. Choque cultural

O choque cultural é muito comum para qualquer pessoa que faz intercâmbio, especialmente na primeira experiência. Conviver com pessoas de diferentes partes do mundo, apesar de muito enriquecedor, não é uma tarefa fácil, no início. É preciso saber que as pessoas de culturas diferentes terão pensamentos e manias muito diferentes das suas, mas isso não significa que elas estão erradas. Veja isso como um dos maiores aprendizados que você terá na vida. Você voltará para casa muito mais flexível e com a cabeça aberta!

5. Fases do intercâmbio

A maioria dos intercambistas passa por algumas fases que são muito comuns em uma experiência como essa. A primeira fase é de total euforia, quando tudo é novidade e tão incrível que a vontade é viver ali para sempre. Depois vem a fase da frustração, quando a novidade acaba e a pessoa cai na rotina. A terceira fase é quando o intercambista começa a se acostumar com o local e a se sentir em casa ali.

E por fim, chegamos a fase em que o intercambista já está totalmente acostumado com a nova rotina, com os novos costumes, com a comida, quando não se perde mais na cidade e já possui muitos amigos. Essas fases são comuns, então tente não se desesperar quando chegar na fase da frustração, ok?

6. Melhores cidades

Essa é uma questão muito relativa, principalmente porque os Estados Unidos possuem muitas cidades que são destinos populares para intercâmbio. Assim como o Brasil, os EUA são um país enorme e com culturas muito diferentes em cada estado ou região.

Por isso, antes de escolher a cidade do seu intercâmbio, você precisa avaliar os costumes locais, o que tem para fazer na cidade, o custo de vida, o clima, a segurança do local e escolher a que mais combina com você! Lembre-se que a escolha da cidade é muito importante e deve ser uma decisão tomada com calma, já que isso fará toda a diferença na sua experiência de intercâmbio.

Gostou das dicas? Agora que você já está preparado para fazer um intercâmbio no EUA, veja qual é a documentação necessária pré embarque para não esquecer nada importante!

estudar-canada-banner