Data Representação de um calendário 07/12/2016

O que esperar de um intercâmbio de estudos?

O que esperar de um intercâmbio de estudos?

Quem decide fazer um intercâmbio de estudos muitas vezes sofre de ansiedade diante das expectativas dessa experiência. Ficar longe da família, morar com desconhecidos, ter as dificuldades de falar uma língua estranha… Será que vale a pena?

É claro que sim! Apesar de mudanças desafiadoras, o intercâmbio pode garantir o domínio em um novo idioma, novas amizades, além de ajudar você a trabalhar seu autoconhecimento.

Quer saber mais? A seguir, vamos explicar em detalhes o que se pode esperar das experiências de um intercâmbio de estudos. Confira!

1. Fluência no idioma

Sem dúvidas, obter fluência no idioma é uma das expectativas mais promissoras durante o intercâmbio de estudos. É quase impossível não aprender o idioma ao participar das aulas, estar incluso em um ambiente de nativos daquela língua e poder interagir com eles.

Mas para conquistar essa fluência, é preciso ficar atento a outros brasileiros que também estão fazendo intercâmbio. Existem muitos lugares no exterior que possuem comunidades de brasileiros. O conselho é não ficar muito tempo com eles para não atrapalhar a criação de laços no país em que você está morando.

2. Vivência de diferentes culturas

Morar no exterior e estar inserido em tradições e comportamentos diferentes daqueles do seu país é um aprendizado cultural surpreendente.

Durante seu intercâmbio de estudos você vai conviver com hábitos locais e, dependendo do lugar, encontrar pessoas de outros países que trazem seus costumes na bagagem.

Uma dica para aumentar sua vivência cultural é procurar se interessar pela culinária local. Isso porque, por meio dos modos de preparos da comida, podem surgir, por exemplo, histórias sobre o país em questão e os modos de se comportar daquele povo.

São aprendizados que vão muito além do estudo de uma língua!

3. Aquisição de contatos profissionais no intercâmbio de estudos

Durante o dia a dia do seu intercâmbio vai ser muito comum fazer contatos, inclusive profissionais. Australianos, neozelandeses e irlandeses são conhecidos pela empolgante receptividade, e então, você poderá aproveitar para criar algum vínculo.

Fazer amizades com pessoas de diferentes lugares do mundo pode ajudar você a impulsionar sua carreira. Ter contatos profissionais no exterior pode ser um diferencial para receber uma recomendação ou até mesmo para arranjar um bom emprego em um país estrangeiro.

4. Melhoria do autoconhecimento

Quem embarca em um intercâmbio de estudos pode ter a certeza que não vai voltar o mesmo.

Por exemplo: no novo país você vai precisar dar conta de muitas tarefas com as quais nem sempre você precisava lidar aqui no Brasil. A nova rotina durante o intercâmbio vai trazer valores e bons hábitos para o seu amadurecimento.

Com isso, é possível fortalecer o seu autoconhecimento. Muitas pessoas começam a testar seus limites e a dar valor a coisas que realmente importam para elas. O intercâmbio pode fazer com que você repense sua vida, se abrindo para novas oportunidades.

Dessa forma, podemos esperar muitas coisas boas durante o intercâmbio de estudos. Além do crescimento pessoal, ter fluência no idioma, aumentar o valor do seu currículo e a oportunidade de fazer novos contatos são experiências que você vai levar para o resto da vida.

E aí, deu uma animada para fazer o intercâmbio de estudos? Então curta a nosso Instagram (@inteculturalbr) e fique por dentro de outras dicas como essas!

Sobre a Intercultural

Idealizada por uma equipe com mais de 25 anos de experiência no mercado, a Intercultural é um portal com a missão de descomplicar a vida de quem sonha em estudar no exterior.

Representamos diversas instituições tradicionais, oferecendo mais de 4.000 cursos e programas de intercâmbio em todo o mundo! São cursos em vários idiomas, com diferentes conteúdos e durações, além de muitos tipos de hospedagem.

A Intercultural ainda te apoia durante toda a preparação da sua viagem, com assessoria de vistos, seguro de saúde e viagem e suporte integral ao longo de toda sua experiência internacional.

Nossos serviços funcionam 100% on-line por meio do nosso portal, que traz informações completas e ferramentas incríveis para pesquisar e comparar as melhores alternativas para a sua viagem, tudo com preços competitivos e formas de pagamento diferenciadas.

Conheça a gente mais de perto! O mundo te espera!