Data Representação de um calendário 29/06/2015

Canadá X Austrália

Canadá X Austrália

Conheça Rafael Sartin, nosso correspondente do Canadá e que já fez Intercâmbio na Austrália
Austrália ou Canadá?

Nos últimos anos conheci muitos intercambistas  que se depararam com essa escolha difícil, principalmente entre estas duas cidades. O meu primeiro intercâmbio foi para a Austrália, morei seis meses em Sydney, e hoje moro no Canada, na região metropolitana de Vancouver. Existem inúmeras diferenças entre eles, porem, devido à colonização britânica em ambos os países, ha muitas semelhanças culturais também. Com base na experiência que tive nestes dois destinos, vou listar alguns pontos principais que devem ser levados em consideração antes de fazer a sua escolha.

can1

  1. ORÇAMENTO & CUSTO DE VIDA:

Geralmente este é um dos fatores mais importantes para muitos intercambistas.  A Austrália foi eleita recentemente um dos países com o custo de vida mais elevado do mundo. Sendo assim, se seu sonho é morar na Austrália você deverá se preparar para investir um pouco mais no seu intercâmbio. Começando pelos procedimentos pré-embarque como visto e passagem aérea para Austrália, que são consideravelmente mais caros do que para o Canada.

aus3

Com relação ao custo de vida nas duas metrópoles, desde aluguel e despesas mensais a gastos do dia-a-dia como compras de mercado, Sydney apresenta um custo mais elevado.  Para dividir um apartamento com outros estudantes no centro de Sydney, você irá gastar entre 600 e 800 dólares por mês, enquanto no centro de Vancouver você gastaria entre 400 e 600 dólares mensais pela mesma qualidade de moradia. Claro que existem exceções, esta é apenas uma média geral.

Outro fator que pode ser considerado neste tópico é o valor da moeda de ambos os países com relação ao real. O valor do dólar australiano é um pouco mais alto do que o valor do dólar canadense com relação a nossa moeda, nesse caso o Canada acaba sendo um destino bem mais acessível aos brasileiros.

can2

  1. CLIMA & LAZER

 Estes geralmente também são fatores decisivos para os intercambistas na hora de escolher seu destino. As condições climáticas da cidade inevitavelmente influenciam nas opções de lazer do local. Para aqueles que sonham em conhecer a neve, certamente a Austrália não será a escolha certa. Mas se você não curte muito o inverno, a Austrália pode ser o destino perfeito para você. Em Sydney é sempre verão, o inverno australiano muito similar ao brasileiro e raramente apresenta temperaturas drásticas. Sendo assim, as opções de lazer mais populares em Sydney o ano todo, são suas praias maravilhosas.  A cidade oferece cerca de 20 opções de praias onde o vôlei de areia e esportes aquáticos como Surf, Windsurfe e Kitesurf são as atividades mais comuns entre os australianos. Não se assuste se você encontrar rodas de capoeira nas praias de Sydney sazonalmente, a capoeira se tornou muito popular na cidade, devido a grande comunidade brasileira já estabelecida por lá. Futebol e Rugby também são esportes bem populares na Austrália.

Os animais exóticos australianos também acabam sendo uma atração turística a parte, os cangurus e os koalas são sem duvida os preferidos dos turistas, mas você também pode encontrar outros animais únicos por lá, como o ornitorrinco e o demônio da Tasmânia.

work-travel-banner

Já para aqueles que não se importam com o frio, o Canada pode ser o destino ideal.  Vancouver fica na região mais quente do país, onde dificilmente neva, mas ainda assim você pode ter acesso a neve em lugares próximos da cidade.  Sendo assim, a pratica do snowboard e ski acabam sendo as opções de lazer mais populares durante o inverno canadense. Já no verão, as atividades mais comuns  são canoagem e escaladas. Vancouver oferece muitas opções de trilhas e campings para os amantes da natureza.  O Yoga tambéé muito popular na cidade, onde e comum encontrar aulas a céu aberto acontecendo nos parques e nas praias com frequência.

can4

Vancouver também tem varias praias, no entanto, raramente as pessoas entram no mar devido à baixa temperatura da água.  Diferente da Austrália, a maioria das praias canadenses são formadas por lagos, o que inviabiliza a pratica do surf pela falta de ondas.

aus2

Assim como o futebol é uma religião para os brasileiros, o hockey é para os canadenses. Acredite, depois de alguns meses morando no Canada, você vai acabar torcendo por algum time de hockey.

De um modo geral, Sydney, por ser uma cidade maior que Vancouver, acaba oferecendo muito mais opções de lazer e atrações, tem sempre um lugar novo para se conhecer não importa ha quanto tempo você esteja morando lá. Já Vancouver apos certo tempo, para novas experiências você precisa começar a explorar as regiões fora da cidade.

aus4

  1. AUSTRALIANOS  x CANADENSES

Eu morei com uma família australiana durante o meu primeiro mês na Austrália e com uma família canadense durante meu primeiro mês no Canada. A primeira diferença que se nota entre eles e sem duvida o sotaque. Se você ainda se sente um pouco inseguro com o seu inglês, o Canada é o lugar ideal para você. Os canadenses falam devagar e pronunciam cada palavra claramente, digamos que seja um inglês mais “limpo”, sem gírias e/ou abreviações. Já os australianos falam mais “pra dentro”, geralmente falam mais rápido e usam gírias e abreviações, o que deixa um pouco mais difícil de entender. Confesso que levei algumas semanas pra pegar o jeito.

can3

Os Canadenses são extremamente educados e gentis. Se você pedir direções para um canadense na rua e capaz dele se oferecer para te levar ate onde você precisa ir. Eles são muito prestativos e respeitosos, no entanto são mais frios e fechados.  Em contrapartida, os australianos são bem mais calorosos, como nos brasileiros, fazem amizade fácil e já partem do aperto de mão para o abraço.

É sempre muito complicado dizer que um destino e melhor do que o outro, pois são muito diferentes e isso varia muito de viajante para viajante. Alguns intercambistas serão extremante felizes em Sydney, e outros em Vancouver.  Ambas as cidades são maravilhosas, e com certeza irão lhe proporcionar momentos inesquecíveis.

Para aqueles que estão na duvida, o primeiro passo é analisar os pontos principais de cada destino e descobrir qual se aproxima mais do seu perfil, estilo de vida, e proposito da viagem.

estudar-canada-banner