Data Representação de um calendário 26/08/2021

Carreira no exterior: 5 dicas para você construir a sua!

Você sempre sonhou em construir uma carreira no exterior, mas não sabe por onde começar? Confira algumas dicas e as melhores opções de carreira.

Construir uma carreira no exterior é uma ótima maneira de crescer profissionalmente e ter uma experiência transformadora para você e para a sociedade.

É claro que construir uma carreira no exterior não é algo que acontece da noite para o dia e é preciso sempre um bom planejamento para garantir uma evolução de sucesso.

Acima de tudo, para construir uma carreira no exterior é preciso investir em capacitação profissional, dominar o idioma do país e estar sempre aberto para as novas oportunidades.

Por isso, para te ajudar nesse caminho, preparamos 5 dicas para você começar a dar os primeiros passos e alcançar os seus objetivos profissionais. Continue a leitura e confira!

Como construir uma boa carreira no exterior?

Sem dúvidas, existem muitos benefícios para quem escolhe trabalhar e estudar fora do país.

E, para garantir que você possa aproveitar ao máximo essas vantagens, separamos 5 dicas essenciais para construir uma boa jornada profissional:

  1. Entenda por que buscar uma carreira internacional;
  2. Tenha em mãos o seu diploma internacional e a fluência no idioma;
  3. Estude muito sobre o país de destino;
  4. Mantenha uma boa rede de contatos, onde quer que você vá;
  5. Nunca pare de estudar, se atualizar e se aprimorar (dentro e fora da sua área).

A seguir, confira mais detalhes sobre cada um desses tópicos!

1. Entenda por que buscar uma carreira internacional

Ter uma carreira vai muito além do que só exercer uma profissão.

E, quando estamos falando de trabalhar no exterior, a conversa pode ir ainda mais longe.

Afinal, as oportunidades vão além do âmbito profissional: você estará inserido em uma cultura completamente diferente, conhecerá pessoas do mundo todo e poderá colocar em prática os conhecimentos no idioma.

Mas também é preciso ter em mente todos os desafios que envolvem essa decisão. Você está preparado para ficar longe de casa, da família e dos amigos? Está pronto para se comunicar em um novo idioma?

Faça uma lista com os prós e contras desta decisão. Parece simples, mas isso certamente vai te ajudar a enfrentar as dificuldades que possam surgir no caminho.

2. Tenha em mãos o seu diploma internacional e a fluência no idioma

Para conquistar uma carreira, até mesmo dentro do Brasil, ter conhecimento de um segundo idioma se torna cada dia mais indispensável.

É por isso que estudar inglês, espanhol, francês (ou qualquer outro idioma) é um passo fundamental para quem deseja investir em sua vida profissional.

Por outro lado, para quem quer conquistar as melhores oportunidades e construir uma carreira no exterior, falar um segundo idioma é um ponto positivo, mas nem sempre é o bastante.

Além da fluência, ter um certificado ou diploma internacional faz toda a diferença para as empresas. Portanto, investir em uma formação acadêmica e/ou técnica é uma das melhores formas de se destacar no mercado.

Algumas opções de intercâmbio que podem te ajudar a começar uma carreira internacional são:

  • Cursos de idiomas técnicos, com foco em áreas específicas (Business English, por exemplo);
  • Cursos de aprimoramento profissional;
  • Graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado;
  • Work and study, para trabalhar enquanto faz um curso de idiomas, técnico ou de graduação.

3. Estude muito sobre o país de destino

Antes de fazer as malas, é preciso entender como é a vida no país para onde você pretende se mudar.

Pesquise muito sobre a cultura local, a alimentação, o clima, o custo de vida e a receptividade do povo nativo. Esses são fatores que vão impactar bastante na sua experiência durante o período de intercâmbio.

Também é fundamental entender um pouco sobre como funciona a burocracia e o mercado de trabalho no país de destino.

Isso porque, como dissemos, trabalhar no exterior vai muito além de apenas receber em dólares ou euros. Você vai estar inserido em uma nova cultura e deverá seguir regras diferentes daquelas a que estamos acostumados no Brasil.

Então, vale questionar os seguintes pontos: como é o índice de empregabilidade no país em questão? Os direitos dos trabalhadores estrangeiros são os mesmos dos nativos? Quais são as regras para a aplicação para o visto? Quais documentos são necessários?

banner_workexperienceusa

Além disso, é importante entender quais são as profissões valorizadas no exterior e como funciona o mercado de trabalho na sua área no país. Existem boas oportunidades? Há escassez ou excesso de mão de obra no setor?

Se o seu plano é trabalhar em um país da União Europeia, por exemplo, existem plataformas como Skills Intelligence e Skills Forecast, que destacam as ocupações, setores e habilidades que mais estão em alta no bloco econômico.

Essas são uma ajuda e tanto na hora de investigar se existem boas chances de sua carreira internacional decolar!

4. Mantenha uma boa rede de contatos, onde quer que você vá

Nada é mais poderoso do que uma boa comunicação e bons relacionamentos.

Então, independentemente do país, do cargo ou do momento em que você estiver (educacional, profissional ou até pessoal), mantenha sempre bons relacionamentos com todos à sua volta. Você nunca sabe quem pode te ajudar a abrir portas.

Acima de tudo, quem deseja construir uma carreira no exterior deve estar sempre aberto a novas possibilidades e oportunidades.

Afinal, esse é um dos pontos principais quando falamos em fazer intercâmbio e se aprimorar no exterior: viver novas experiências, conhecer novas pessoas e desvendar novas habilidades.

5. Nunca pare de estudar, se atualizar e se aprimorar (dentro e fora da sua área)

Não há nada tão bom que não possa melhorar, não é?

E essa afirmação é ainda mais poderosa quando o assunto é conhecimento. Então, estar sempre empenhado em aprender e melhorar é essencial.

Em um mundo tão globalizado, pensar em uma carreira internacional é sinônimo de estar em constante evolução, buscando formas cada vez mais inovadoras de solucionar os problemas que se apresentam.

Seja por meio de cursos rápidos, um MBA, pós-graduação ou até mesmo um intercâmbio, o importante é nunca parar de investir em conhecimento.

Profissões valorizadas no exterior

Como dissemos anteriormente, o mercado de trabalho está em constante mudança – e é preciso estar atento às tendências para conseguir uma posição de destaque.

Porém, nem sempre as previsões sobre as “profissões do futuro” são exatas. Afinal, as mudanças na economia e nos modelos de trabalho têm acontecido em um ritmo cada vez mais acelerado.

Mas o fato é que o progresso tecnológico (robótica, inteligência artificial, impressão 3D, genética e biotecnologia) somado às mudanças nos gostos dos consumidores, têm impulsionado o mercado de trabalho global.

Assim, essas são as principais profissões que crescem cada vez mais no exterior:

  • Tecnologia da informação;
  • Desenvolvimento de sistemas;
  • Engenharias;
  • Arquitetura;
  • Administração;
  • Marketing e Comunicação;
  • Direito Digital;
  • Relações Internacionais, Comércio Exterior e Diplomacia;
  • Letras (tradução, intérprete, professor de idiomas);
  • Enfermagem, Medicina e Fisioterapia (especialmente na área geriátrica).

Não encontrou a sua profissão nessa lista? Fique tranquilo!

Como dissemos, essas são apenas previsões, feitas com base em uma visão ampla das profissões valorizadas no exterior atualmente. Isso não significa que você não possa se destacar em sua área de atuação e construir uma carreira brilhante no exterior.

Tendo em mente as dicas que trouxemos para você ao longo deste artigo, as chances de você decolar sua carreira internacional são bem grandes!

A Intercultural te ajuda a construir uma carreira no exterior!

A gente sabe que nem sempre o caminho é fácil e que as coisas não acontecem da noite para o dia. Especialmente quando falamos em trabalhar no exterior.

Mas, quanto mais preparado você estiver, melhores podem ser os seus resultados.

Foi por esse motivo que decidimos trazer essas 5 dicas para você começar a planejar o seu futuro agora e dar os primeiros passos para conquistar sua carreira no exterior.

Então, depois de se inspirar com essa leitura, entre em contato com a equipe Intercultural e descubra como o mundo quer conhecer você!