Data Representação de um calendário 14/04/2021

Carteira de motorista internacional: veja as informações

A carteira de motorista internacional ou PID – permissão internacional para dirigir é bem simples para ser solicitada e vale em mais de 100 países.

Se você está pensando em viajar para o exterior para estudar e deseja dirigir enquanto estiver viajando, pode ser que precise da carteira de motorista internacional de habilitação.

A carteira de motorista internacional ou Permissão Internacional para Dirigir – PID, é o documento que permite dirigir nos países que assinaram a Convenção de Viena sobre trânsito viário e demais acordos internacionais.

Nesse sentido, a carteira de motorista internacional é aceita atualmente em 144 países do mundo, entre eles, os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Reino Unido e a maioria dos países da América do Sul, além de muitos destinos na Europa.

Assim, você vai poder usar a PID em praticamente todos os destinos que a Intercultural oferece programas de intercâmbio para aprender idiomas no exterior.

O que é a carteira de motorista internacional

A PID traduz a carteira nacional de habilitação – CNH em até 7 idiomas 

(Alemão, Árabe, Espanhol, Francês, Inglês, Português e Russo), entretanto, somente tem valor se for acompanhada com a carteira nacional original.

Assim, antes de viajar e solicitar a PID, é necessário verificar no site do Detran os países que fazem parte da Convenção, conforme citado acima. Contudo, nos países signatários, a CNH brasileira comum é aceita por até 180 dias (6 meses).

Dessa forma, não há a exigência da PID, que é como uma carteira de habilitação internacional, porém, recomenda-se ter esse documento à mão, pois ele é internacionalmente reconhecido, traduzido e pode facilitar a checagem das informações do motorista.

Sua validade (da PID) é de no máximo 3 (três) anos da data de sua emissão ou até a data de expiração da validade da CNH original, o que ocorrer primeiro.

work-travel-banner

Quem pode solicitar

Somente quem já possuir a CNH nacional válida pode requerer a PID. 

Entretanto, o solicitante não pode estar cumprindo período de suspensão ou cassação do direito de dirigir. Bem como, não pode ter outras restrições administrativas ou judiciais que impeçam a expedição do documento. 

E atenção: a PID não substitui a CNH dentro do Brasil.

Onde e como solicitar

A PID pode ser solicitada pela internet, no aplicativo do Detran do seu estado. Além disso, também pode ser requerida presencialmente, nas autoescolas e no próprio órgão físico do Detran.

Documentação necessária

  • Original e cópia do documento de identificação contendo o registro da naturalidade (preferencialmente carteira de identidade)
  • Original e cópia da Carteira Nacional de Habilitação 
  • Original e cópia do comprovante de pagamento da taxa de serviço
  • Original e cópia do passaporte (somente se for um requisito do país de destino)

Na internet

  • Solicite a emissão da PID na página da internet do Detran do seu estado na opção: solicitar PID.
  • Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados.
  • O valor da taxa pode variar de acordo com cada estado. Pode ser de R$65,00 até R$350,00! Há também a taxa de envio do correio.

No aplicativo do Detran do seu estado

  • Baixe o aplicativo Detran/PR, disponível para Android ou iOS
  • Solicite a emissão da PID
  • Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados

Nas unidade de atendimento do Detran ou nas autoescolas credenciadas

  • Selecione a autoescola ou a unidade de atendimento
  • Agende um horário para atendimento
  • Apresente documento oficial com foto e CPF
  • Solicite a emissão da PID
  • Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados

Prazo de entrega

Após a conclusão da solicitação, você deverá receber a PID em casa, no endereço cadastrado, 

em até 10 dias úteis. Contudo, vale a pena acompanhar o processo pelo site ou aplicativo.

Agora que você já sabe o que é, como tirar e onde utilizar a carteira de motorista internacional, que tal fazer aquela super viagem de carro, pela famosa Rota 66 dos Estados Unidos ou pelas impressionantes e super rápidas rodovias alemãs!

Assim, tire um tempo de folga durante o seu intercâmbio de idiomas no exterior e aproveite para viajar e conhecer o destino de uma forma prática e barata, com toda a segurança e conforto.

Contudo, não esqueça de conhecer e respeitar as leis de trânsito locais. Alguns países são extremamente rigorosos em relação à habilitação internacional e às infrações na condução de veículos. 

Para isso, conte com a orientação da nossa experiente equipe especializada em intercâmbio no exterior. Eles vão te orientar em todos os detalhes da viagem, inclusive sobre como tirar a sua carteira de motorista internacional! Converse com nosso pessoal!

estudar-canada-banner