Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Certificado internacional de vacinação: como funciona?

Certificado internacional de vacinação: como funciona?

Quando decidimos viajar, sem dúvida, precisamos organizar um monte de coisas: dinheiro, bagagem, passagens, reservas, remédios e documentos. Nesse sentido, para intercâmbios no exterior, um dos documentos mais importantes é o certificado internacional de vacinação.

Ele é um documento exigido por diversos destinos, para garantir que visitantes estrangeiros não tragam doenças de seus países. Por exemplo, ao visitar a África do Sul, é necessário apresentar um certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.

Dessa forma, o certificado internacional de vacinação é um documento exigido por alguns países para permitir que estrangeiros ingressem em seu território. Ele existe para comprovar que os visitantes foram imunizados e não correm o risco de trazer doenças para o país.

Assim como o passaporte, é um documento extremamente importante e obrigatório, pois, sem ele, a entrada no país de destino não é permitida de jeito nenhum. Não adianta insistir e tenha sempre com você a carteira internacional de vacinação.  

E, no caso da febre amarela, que é a exigência mais comum, é preciso tomar a vacina até 10 dias antes de viajar, pois este é o período mínimo necessário para que ela tenha efeito. Não adianta tomar a vacina hoje para viajar amanhã… Então, fique atento e não dê bobeira!

Agora, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre o certificado internacional de vacinação, onde, como e quando consegui-lo.

Certificado Internacional de Vacinação – CIV

  • Quem pode solicitar – viajantes brasileiros ou estrangeiros vacinados no Brasil
  • Idade – a partir de 9 meses
  • Quando tirar – pelo menos até 10 dias antes da viagem 
  • Como tirar – após ser vacinado, o viajante deve solicitar o documento online
  • Documentos necessários – CPF e cartão comprovante de vacinação
  • Onde tirar – através do site do Governo Federal: www.gov.br
  • Onde receber – o CIV é enviado por e-mail e deve ser impresso pelo viajante
  • Valor – gratuito
  • Validade – ilimitada, você só precisa tirar um vez
  • Prazo – até 10 dias para receber o CIV

Entretanto, países podem, ainda, exigir vacinação contra outras doenças além da febre amarela, como sarampo, malária, tifo, tuberculose, dentre outras enfermidades. 

Por isso, antes de viajar para fazer seu intercâmbio de idiomas, consulte e confirme essas informações com seu agente de viagens ou no consulado do país destino. 

Para uma fonte atualizada, consulte o site da OMT – Organização Mundial da Saúde, que mantém uma lista com os países que exigem a vacinação da febre amarela. Atualmente, são 95 países.

Dicas

Uma dica bem útil é criar e manter uma carteira internacional de vacinação onde você pode guardar e controlar todos os certificados e comprovantes de imunização, de forma organizada e acessível. Como a tradicional carteira de vacinação infantil, já conhecida por todos nós…

Ah, e outra informação muito importante é que o certificado internacional de vacinação é necessário também para as conexões de voos, mesmo que o país da parada da aeronave não seja o seu destino final. 

Em conclusão, se você está pensando em fazer um intercâmbio para estudar no exterior, comece a organizar a sua bagagem e toda a documentação necessária, como o passaporte e o CIV.

Nesse sentido, verifique a necessidade do certificado internacional de vacinação no destino e organize a sua carteira internacional de vacinação. Mas olha, pode contar com a Intercultural que vamos te dar a maior moral na perfeita organização da sua viagem! Entre em contato.

RELACIONADOS
Woman traveling in Barcelona
Curiosidades sobre Barcelona: veja 6 fatos interessantes
As curiosidades de Barcelona são bem inusitadas. Tem até um boneco “cagão” entre elas. Confira alguns costumes e tradições da cidade espanhola!
Portrait of a girl in London smiling in a telephone box
Curiosidades sobre Londres: confira as mais interessantes
Keep Calm, você vai para Londres! Sabia que essa frase icônica foi criada lá? Veja essa e outras curiosidades sobre Londres!
Australia flag with heart shaped papers on clothesline over blue background with copy space. independence day, love and patriotism.
Australia Day: descubra como é esse feriado australiano
O Australia Day é quase como o nosso carnaval no Brasil e os australianos levam muito a sério esse feriado! Saiba mais sobre essa data!
Closeup touristic map and toy airplane on Colosseum background. Italian european vacation in Rome. Concept of imagination.
5 curiosidades sobre Roma que vão te surpreender
Já pensou ter a mão decepada por uma escultura quando você falar alguma mentira? Essa é uma das curiosidades sobre Roma! Leia o artigo e confira!
onde-fica-hollywood
Onde fica Hollywood e o que fazer na cidade do cinema
Você sabe onde fica Hollywood e o que fazer na capital mundial do cinema? Leia o artigo e confira nossas dicas para aproveitar tudo o que o destino oferece!
Panoramic aerial view of Munich with Old Town Hall (Altes Rathau
O que fazer em Munique: confira 5 principais atrações
Se você é fã de cervejas, vai adorar tudo o que fazer em Munique. Se não gosta, também vai! Confira nossas dicas de Munique, na Alemanha.
Carregando

Faça seu orçamento

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.