Conheça as cidades mais verdes do mundo - Intercultural
Data Representação de um calendário 05/06/2020

Conheça as cidades mais verdes do mundo

Um estudo realizado pelo MIT concluiu, através de complexos algoritmos, quais são as cidades mais verdes do mundo. Quer conhecê-las? Clique aqui e já comece a preparar seu roteiro em meio à natureza!

Com o uso da tecnologia já é possível identificar quais são as cidades mais verdes do mundo. E é exatamente isso que nós trouxemos para você no Dia Mundial do Meio Ambiente. Afinal, quem é que não gosta de admirar uma bela paisagem durante uma viagem?

Para entender quais são quais são as cidades mais verdes, contamos com um método desenvolvido pela arquiteta Newsha Ghaeli, pesquisadora do Senseable City Lab do Instituto de Tecnologia de Massaschusetts (MIT). Newsha Ghaeli desenvolveu um algoritmo para estimar a porcentagem de área verde nos mapas captados pelo Google Street View.

Então, prepara o papel e a caneta (ou o One Notes) para anotar o nome de todas as cidades, e já ir planejando seus roteiros turísticos e ecológicos, é claro!

As cidades mais verdes do mundo

O estudo intitulado Treepedia, gera mapas para apresentar a ocorrência de vegetação em cada cidade a partir da perspectiva dos pedestres. Após o mapeamento é gerado o Green View Index (GVI) , que determina a porcentagem de árvores e outros tipos de vegetação presentes na imagem. 

“É importante compreender a quantidade de árvores e copas que cobrem as ruas, pois é isso que percebemos nas cidades”, afirmou Ghaeli. Então. veja a lista das cidades mais verdes do mundo, segundo o estudo.

1. Singapura (GVI: 29.3%)

Singapura, considerada a cidade mais verde do mundo

Graças às ações do Governo da Malásia, Singapura é considerada a cidade mais verde do mundo e a metrópole mais limpa da Ásia. A cidade possui 17 reservas naturais e diversos jardins que ocupam quase que 50% do território.

Além da natureza abrangente, a cidade é limpa e organizada, com sistema de transporte eficiente, um jardim botânico futurista (onde estão as supertrees), passarelas suspensas em meio à natureza, árvores que possuem jardins verticais e que auxiliam na produção de energia elétrica.

Uma cidade incrível para quem ama a natureza e busca uma conexão maior com ela!

2. Sydney (GVI: 25.9%)

Sydney, na Austrália

Sydney é a maior cidade da Austrália e foi construída em volta de uma das baías mais bonitas do mundo. Possui uma área verde de aproximadamente 26 milhões de hectares e cerca de 90% da sua vegetação original foi conservada.

Um dos seus pontos turísticos principais é o Jardim Botânico Real, um local com 200 anos de história, que além de preservar a natureza local, recebe inúmeros incentivos à pesquisa científica, e abriga uma das instituições de ciência mais importantes do mundo. Além disso, é o lugar perfeito para você fazer um piquenique e admirar a bela vista da baía de Sydney.

3. Vancouver  (GVI: 25.9%)

Vancouver, no Canadá, também está na lista das cidades mais verdes do mundo

Eleita duas vezes como a melhor cidade para se viver, Vancouver alia a modernidade dos grandes centros urbanos com a sustentabilidade de uma população consciente que tem uma qualidade de vida inigualável. Os habitantes de Vancouver são sempre incentivados ao uso de transporte público elétrico e bicicletas. Além disso, todos os moradores adotaram hábitos de separação de lixo e reciclagem.

Telhados de prédios verdes são comuns, bem como hortas públicas. A cidade pretende, até 2040, parar de produzir resíduos sólidos. Vancouver ainda abriga o Stanley Park (que é maior que o Central Park de New York). O local, além de embelezar o centro da cidade, é um dos preferidos de quem busca praticar esportes ao ar livre.

Além de estar entre as cidades mais verdes do mundo, ainda incentiva a prática de atividade física. Como não amar?

4. Cambridge (US) (GVI: 25.3%)

Cambridge, na Inglaterra

Pertinho de Londres, Cambridge abriga inúmeros parques públicos que são amplamente utilizados por crianças, para descanso, para degustar um delicioso piquenique com os amigos e para a prática de atividades físicas.

Os parques são excelentes para um belo passeio, a pé ou de bicicleta, e contam com o auxílio das ciclovias da cidade. Entre os pontos altos da cidade, está o Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, ocupando 16 hectares de terra. O local, além de possuir uma rica e abundante flora, detém partes importantes da história da cidade, já que foi fundado em 1762.

5. Durban (GVI: 23.7%)

Duban. nos Estados Unidos, também está entre as cidades mais verdes do mundo

Durban é uma cidade sul-africana que já foi considerada a mais verde do mundo. E não foi à toa: 60% do espaço urbano da cidade é verde! Então, já dá pra ver que Durban não está de brincadeira, não é mesmo? A cidade já conquistou a primeira posição, porque além de ter sua natureza preservada, incentiva iniciativas sustentáveis e ecológicas que protegem os espaços naturais.

Os governantes da cidade apostam principalmente no plantio de árvores indígenas (80% do total) e no de árvores exóticas (20% do total), para deixar a cidade ainda mais verde. Tudo é feito de forma planejada e as novas árvores são plantadas principalmente em áreas que já foram devastadas.

6. Sacramento (GVI: 23.6%)

Sacramento, na Califórnia

Sacramento, na Califórnia, além de se destacar pelo verde, se destaca também pela boa qualidade de sua água, pelo sistema de compartilhamento de bicicletas implantado e pelo grande número de hortas comunitárias a cada 1000.000 habitantes.

Além de ser conhecida como a cidade das árvores é considerada a cidade mais verde dos Estados Unidos, sendo que quase 25% da cidade é coberta por verde!

7. Joanesburgo (GVI: 23.6%)

Joanesburgo, na África do Sul

Joanesburgo, uma das maiores cidades da África do Sul, também integra a nossa lista de cidades mais verdes! A cidade possui cerca de 10 milhões de árvores, 2000 parques e 231 m² de área verde por pessoa!

Apesar de bastante arborizada atualmente, grande parte de suas árvores não são nativas. Para ajudar na composição da paisagem da cidade, que originalmente possui vegetação de pradaria (capim baixo e poucas árvores) foram plantadas, tanto no ambiente urbano como em jardins privados, milhões de árvores que hoje compõem a bela paisagem conhecida na cidade.

8. Frankfurt (GVI: 21.5%)

Frankfurt também integra a lista das cidades mais verdes do mundo

Frankfurt é considerada uma das melhores cidades para se viver no mundo, pois possui rica vida cultural, parques e áreas verdes, transporte público de qualidade e excelentes universidades. Os habitantes de Frankfurt têm o benefício de viver próximos da maior floresta Alemã, que possui mais de 8 mil hectares de área verde (cerca de 1/3 da cidade).

Além da ampla cobertura verde, a cidade investe pesado na produção de energia renovável, tem metas de diminuição das emissões de CO2 na atmosfera e conscientiza bastante a população em relação a diminuição do consumo comercial e utilização dos recursos naturais.

9. Genebra (GVI: 21.4%)

Cidade de Genebra

Não é difícil descobrir porque Genebra integra a lista de cidades mais verdes do mundo. Os parques, jardins e as praças da cidade são ideais para quem busca contemplar a natureza, passear pela cidade ou praticar atividades físicas ao ar livre.

O Jardim Botânico de Genebra é um dos lugares onde é possível admirar mais de 12 mil espécies de plantas, espalhadas em quase 30 hectares de terra. Além de contemplar as plantas, você poderá ver aves que costumam sobrevoar o local.

10. Amsterdam (GVI: 20.6%)

Amsterdam, a cidade mais verde da Europa

Além de conquistar os ciclistas (a cidade possui 767 quilômetros de ciclovias), Amsterdam conquistou também os amantes da natureza, e a posição de capital mais verde da Europa.

A cidade possui uma grande variedade de parques e espaços verdes, além de manter firme a bandeira ecológica e sustentável, até mesmo na hora de receber novas empresas. Dessa maneira, as taxas de reciclagem são acima da média e estima-se que exista 70 m² de área verde para cada morador da cidade. Isso que eu chamo de cidade ecológica!

As cidades mais verdes do mundo

E a nossa lista das 10 cidades mais verdes do mundo chegou ao fim… Gostou? Você já conheceu alguma dessas cidades? Se sim, conte pra gente nos comentários: essas cidades são realmente tão verdes assim?

Aliás… Que tal aproveitar para conhecer esses destinos? Se quiser fazer uma viagem turística ou um intercâmbio para alguma dessas cidades, conte com a Intercultural! Temos uma equipe especializada com mais de 25 anos de experiência no mercado, que está pronta pra te auxiliar em todas as etapas do seu sonho!

Para solicitar seu atendimento clique aqui, ou consulte a loja mais próxima de você. Vamos planejar sua viagem?