Além do famoso Dia de los muertos, da música animada e das belas praias paradisíacas que atraem muitos turistas para as férias dos sonhos, o México também é o lar de uma das culinárias mais famosas e apreciadas do mundo. O reconhecimento é tanto, que a UNESCO declarou a comida mexicana um patrimônio mundial.
E seria fácil respondermos que a comida mexicana tem seu reconhecimento, simplesmente, porque é muito saborosa e encanta o coração de muita, muita gente – afinal o México está entre um dos 10 países mais populosos do mundo – mas vai além disso! Ficou curioso? Confira!
Comida mexicana é mais do que sabor, é história!
Sem dúvidas, um dos principais motivos para o sucesso incrível da comida mexicana pelo mundo é a história e cultura que ela carrega. Para os mexicanos, a comida é uma forma de unir as pessoas e tocar o coração.
Muitas receitas são passadas de geração em geração e levam consigo parte da história dessa família. Faz parte da sua herança cultural e pessoal.
Os principais artifícios e sabores da culinária mexicana vieram das práticas de antigos povos pré-colombianos, como os astecas, e se misturaram a alguns elementos trazidos pelos colonizadores espanhóis séculos depois, como as especiarias.
E, até hoje, os fortes temperos são marco inconfundível da comida mexicana. A pimenta é um grande exemplo disso, não é?
Por muito tempo, as bebidas e comida mexicana serviam como fonte de ligação, não só com outras pessoas, mas com o mundo espiritual.
Cacau e milho eram como deuses. E, até hoje, no Dia de Los Muertos, cozinhar o prato favorito dos entes queridos que já se foram e oferecer a eles é uma forma de homenagem e respeito.
Os pratos mais tradicionais do México
Hoje, a comida mexicana não é exatamente igual à dos seus antepassados, mas ainda carrega muitas semelhanças.
Entre os alimentos mais consumidos hoje, e que também eram consumidos em grande escala desde a antiguidade, podemos citar:
- Milho;
- Cacau;
- Feijão;
- Tomate;
- Abacate;
- Pimenta.
E não é por acaso que esses são alguns dos ingredientes mais utilizados na produção de pratos tipicamente mexicanos.
- Guacamole: prato feito com uma mistura de abacate, tomate, pimenta e outros condimentos, geralmente utilizado como acompanhamento.
- Chili ou Chili con Carne: prato feito com feijão, pimenta e molho de tomate. Pode ser o prato principal ou um acompanhamento em forma de molho.
- Tortillas: dessas existem vários tipos, como as quesadillas ou os famosos tacos e burritos. Mas, no geral, as Tortillas são discos feitos com milho ou trigo. O que varia é o recheio.
- Mole Poblano: é muito popular em festas, principalmente casamentos e aniversários. É como um molho de chocolate e pimenta, mas que também pode ser feito e servido com frango.
Bebidas Mexicanas
Além da comida e dos temperos, o México também é conhecido por suas fortes bebidas, como a Tequila.
Mas, apesar do alto teor alcóolico que a Tequila apresenta, ela tem uma ótima concorrente quando se trata de “coragem”. A bebida se chama Mescal e é consumida com uma lagarta dentro da jarra.
Você teria coragem?
Intercâmbio para o México
Se você quer poder desfrutar de todas as deliciosas comidas mexicanas e aproveitar ao máximo a imersão cultural em um país tão rico, por que não fazer um intercâmbio no México? O país, além da bela comida e paisagens caribenhas, conta com excelentes escolas de espanhol, uma ótima oportunidade de adquirir fluência no idioma enquanto se diverte!
Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas.