Data Representação de um calendário 04/03/2024

Como colocar intercâmbio no currículo: veja exemplos

Teve uma experiência internacional e quer alavancar sua vida profissional? Leia o artigo completo e veja como colocar intercâmbio no currículo!

As pessoas responsáveis por recrutamento e seleção costumam ver com bons olhos candidatos que já estudaram ou trabalharam no exterior. Mas você sabe como colocar intercâmbio no currículo?

Afinal, uma experiência internacional oferece uma grande oportunidade de adquirir características pessoais e profissionais que podem ser muito úteis para uma empresa.

Por isso, é muito importante saber como colocar intercâmbio no currículo.

Isso porque a expectativa em relação aos candidatos que já tiveram essa experiência é que eles tenham desenvolvido várias habilidades comportamentais, como saber “se virar” fora da sua zona de conforto.

Então, veja agora como colocar intercâmbio no currículo!

Como colocar intercâmbio no currículo: confira diferentes maneiras

O intercâmbio, por si só, já vem acompanhado do desenvolvimento de competências técnicas e pode melhorar o currículo de qualquer pessoa.

Por exemplo: uma faculdade em outro país, um curso de idiomas ou um emprego em uma multinacional vão certamente te entregar novos conhecimentos e qualificações.

Nesse sentido, colocar essas experiências no currículo é fundamental para que você se destaque ainda mais entre os outros candidatos.

Mas, se você não tem ideia de como colocar intercâmbio no currículo, nós vamos te ajudar!

Veja a seguir algumas opções para você escolher onde sua experiência pode se encaixar melhor.

Coloque sua experiência internacional no resumo do currículo

Você já pode colocar seu intercâmbio no currículo logo de cara.

Na seção de Resumo, além de colocar o seu histórico e objetivos, dá para aproveitar e relatar brevemente a sua experiência.

Mas não esqueça de se aprofundar sobre o intercâmbio em outras sessões. No resumo, não dá para colocar tantos detalhes, mas nas sessões que separamos a seguir, sim!

Então, escolha uma delas para falar mais sobre o seu intercâmbio.

Mencione o intercâmbio na seção Experiência Profissional

Se você teve a experiência de trabalhar no exterior, é mais interessante colocar na sessão de experiências profissionais.

Aproveite para detalhar toda a sua vivência e rotina operacional na organização internacional em detalhes, principalmente se a experiência está relacionada com a vaga que você está pleiteando aqui no Brasil.

Cite os estudos fora do país na seção de Formação

Se você fez algum intercâmbio estudantil em uma universidade no exterior, ou algum curso de idioma, ensino médio, curso técnico, ou qualquer outro, adicione a experiência na sessão de formação.

Já que sua viagem internacional teve esse objetivo, nada mais justo que encaixar todos os cursos nessa parte e melhorar o currículo ainda mais!

Coloque sua vivência internacional nas Informações Complementares

Essa opção é ideal para quem teve uma experiência internacional, mas não foi necessariamente para estudar ou trabalhar na sua área de atuação.

Mesmo assim, coloque no currículo! Afinal, sua vivência no exterior pode ter valor para o departamento de recursos humanos, sim.

As empresas valorizam as atividades extracurriculares, e nesta parte do currículo você pode colocar os detalhes do seu intercâmbio.

Vamos supor que você fez um intercâmbio voluntário ou simplesmente morou em outro país. Essas experiências, com certeza, influenciaram no seu crescimento pessoal e fizeram você adquirir novas habilidades e competências.

Afinal, alguém que faz um intercâmbio voluntário, certamente pode se mostrar um profissional com melhor adaptabilidade, flexibilidade, dedicação e muitas outras competências.

Destaque-se com a Intercultural!

Agora que você aprendeu como colocar intercâmbio no currículo e descobriu a importância que essa experiência oferece, que tal estudar ou trabalhar de novo no exterior e se destacar ainda mais?

Fale agora mesmo com a equipe Intercultural e descubra como o mundo quer conhecer você!