Data Representação de um calendário 16/08/2016

Como fazer amigos durante o intercâmbio?

Como fazer amigos durante o intercâmbio?

Viajar em um intercâmbio é muito mais do que simplesmente aprofundar seus conhecimentos em outros idiomas. A interação social, a diversidade cultural e a troca de experiências contribuem para formar um elo de muitos benefícios. Mas, como fazer amigos em um intercâmbio?
O que à primeira vista soa como algo muito complicado pode ser a porta de entrada para novos aprendizados. Por isso, neste post preparamos 5 dicas para você conquistar não só novas amizades, como também ampliar seus horizontes. Embarque nessa conosco!

Não tenha vergonha

Quebrar a vergonha é um requisito valioso para você conquistar novos amigos. Em um intercâmbio, é preciso ser “cara de pau”. Interaja com todos ao seu redor, questione pessoas na rua sobre localizações e pontos turísticos e não hesite em se apresentar para colegas do seu curso.
Manter contato com os colegas que também não são nativos é importante para a coragem aumentar na hora de abordar alguém que tenha nascido na cidade onde você esteja.
Aproxime-se de pessoas que dividem gostos parecidos com os seus e se envolva. Puxe assuntos e afaste não só a vergonha, como a timidez.

Participe de projetos estudantis

Na maior parte das escolas, há grupos de teatro, corais, prática esportiva, trabalhos voluntários e ações solidárias. Quanto mais você estiver dentro desses momentos extracurriculares, maiores serão as suas chances de fazer novos amigos, ampliando também a conversação.
Além disso, o seu conhecimento da cultura local será ampliado, sem falar no maior contato com expressões dos nativos que poderão te auxiliar no fortalecimento da língua estudada.

work-travel-banner

Não tenha medo de errar a pronúncia

O medo pode ser um grande vilão em muitas situações em um intercâmbio. Uma delas é quando você deixa de falar com alguém achando que sua pronúncia será motivo de piadinhas.
Lembre-se de que um dos principais motivos de sua viagem é o aprendizado, que acontece após várias tentativas. Portanto, errar faz parte do processo.
Aprenda a pegar mais leve com você mesmo(a) e até brinque com seus próprios deslizes na pronúncia. Certamente, isso tornará o ambiente mais agradável e poderá influenciar até mesmo na conquista de mais amigos.
No mais, existem vários aplicativos que podem te ajudar e até mesmo os nativos são solidários ao colaborar com sua evolução na nova língua.

Aproveite as novas experiências

Pessoas de outros países frequentemente são visitantes ilustres em determinadas comunidades. Com isso, convites certamente chegarão até você!
Seja para participar de uma festa, de um culto religioso ou para conhecer pontos turísticos da cidade. Aproveite todas as oportunidades e faça de tudo para desvendar o local e até mesmo a região adjacente.
Com isso, haverá bons momentos, novas amizades e uma abertura no seu leque cultural. Ou seja, evite dizer “não” quando um convite chegar aos seus ouvidos.

Administre bem o seu tempo

Independentemente do tempo em que você ficar no intercâmbio, é preciso administrar bem o tempo para conciliar os estudos com o lazer e organização pessoal.
Para fazer novos amigos, nunca se esqueça de estabelecer metas diárias. Tenha tempo para os estudos, mas também para diversão. Dessa maneira, você não se perderá, podendo transformar o intercâmbio em uma experiência inesquecível, além de muito proveitosa.
Gostou das nossas dicas de como fazer amigos durante o intercâmbio? Que tal compartilhar este post com seus amigos nas suas redes sociais? Dissemine nossas ideias!
Já se sente preparado para viajar? Veja AQUI algumas das opções que a Intercultural oferece pra você!

estudar-canada-banner