Data Representação de um calendário 06/01/2016

Como o intercâmbio valoriza o seu currículo?

Como o intercâmbio valoriza o seu currículo?

Além de uma experiência cultural, o intercâmbio tem se tornado cada vez mais um investimento profissional. Tanto jovens quanto profissionais já experientes no mercado de trabalho recorrem à experiência em outros países como uma forma de potencializar o currículo e garantir uma vaga no emprego dos seus sonhos.
Além do domínio da comunicação em outras línguas, pessoas que têm uma experiência em outro país a trabalho ou até mesmo para um intercâmbio social são vistas como mais seguras, flexíveis e com capacidade para exercer uma liderança global. Você sabe como um intercâmbio pode valorizar o seu currículo? Confira o post a seguir e comece a preparar as malas!

Idioma: o fator mais conhecido

O intercâmbio para estudo de idiomas é um dos mais comuns e respeitados pelo mercado de trabalho. Muitos recrutadores já consideram a fluência em inglês, que antes era vista como um diferencial, uma habilidade básica para o currículo. Quem já consegue se comunicar bem nesse idioma, ou no espanhol, tem muito mais chances do que os outros candidatos. Mas é importante não parar por aí: agora que esses idiomas são pré-requisitos, é importante aprender outras línguas para se diferenciar, se baseando em seu interesse cultural ou oportunidades profissionais.
O mandarim, por exemplo, é atualmente o idioma mais falado no mundo e a língua oficial da China, uma das maiores potências econômicas mundiais. Ou seja, o seu mercado é uma influência internacional, o que aumenta a demanda de profissionais nos mais variados setores. Há ainda outras opções, como o árabe ou hindi, que são destaques para áreas de comércio e indústria. Já o francês é uma excelente oportunidade cultural em países como a Bélgica, por exemplo, em que a população prefere se comunicar com turistas na língua tradicional do que em idiomas mais universais como o inglês.
[captacao-banner conteudo_titulo=”Receba dicas e promoções de intercâmbio” formid=”e0062e1e-0f3f-4a1e-adff-6bf9cef3c081″ conteudo_descricao=”Deixe seu email e receba dicas e promoções para estudar e trabalhar no exterior.”]

Poder de adaptação e inovação

Intercambistas acabam vivenciando culturas e experiências bem distintas de quem nunca saiu do seu país. Quem viaja desenvolve habilidades sobre as quais nunca tinham pensado antes, consegue se adaptar a situações diversas e superar desafios mais facilmente — características importantes para entrar e se destacar no mercado de trabalho. E é exatamente esse diferencial que as empresas estão buscando, com profissionais que consigam ir além das habilidades técnicas exigidas e possam trazer criatividade e ideias inovadoras.

Expansão do networking

De maneira geral, um intercâmbio é capaz de “abrir a cabeça” e trazer uma nova visão de mundo para quem o realiza, o que possibilita a construção de relacionamentos com pessoas de todas as partes do mundo. Esse networking é valorizado principalmente por multinacionais, que precisam de pessoas que possam se conectar em sedes em outras cidades ou países e, futuramente, tornarem-se líderes globais.

Oportunidades para uma carreira no exterior

Para quem sonha em construir uma carreira profissional fora do Brasil, o intercâmbio é uma excelente oportunidade de conhecer os países do seu interesse. Além disso, é essencial para aprender o idioma como um nativo, se adaptar à sua cultura e construir relacionamentos que podem se transformar em futuros empregos lá fora.

Vantagens para recém-formados

Candidatos que acabaram de se formar ou não têm experiência profissional encontram algumas dificuldades em se inserir no mercado de trabalho, pelo currículo ainda vazio ou muitas vezes por um certo preconceito das empresas em dar uma chance para quem está começando. Um intercâmbio, seja ele de idiomas ou social, pode ajudar a passar por essa etapa inicial da carreira, pois, aos olhos dos recrutadores, esse candidato pode enfrentar o desconhecido e se adaptar a situações mais difíceis do mercado de trabalho.
A quantidade de programas e destinos para quem deseja valorizar o seu currículo com um intercâmbio é muito variada. O importante é focar no que pode ajudar na sua área, impulsionar as suas habilidades profissionais e te ajudar a crescer também como pessoa. Destino escolhido? Então não deixe de conferir 6 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas!
Acesse www.maisintercambio.com.br e escolha o seu destino para intercâmbio. Porque o mundo te espera!

work-travel-banner
estudar-canada-banner