Data Representação de um calendário 06/04/2020

Como se planejar financeiramente para o intercâmbio dos sonhos?

Que realizar o intercâmbio dos sonhos mas não saber por onde começar? Planejamento é tudo! Montamos algumas dicas que ajudarão você nesta etapa. Leia mais!

Cresce o número de pessoas que saem do Brasil para realizar o intercâmbio dos sonhos. Pelo menos é isso que diz o resultado da pesquisa feita pela Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio). De acordo com os dados divulgados, em 2018, houve um aumento de 20,5% de pessoas que deixaram o país para estudar fora, quando comparado aos dados de 2017. 

Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Canadá estão entre os destinos mais procurados pelos brasileiros. Então, quem quer fazer parte desta estatística precisa se planejar financeiramente para isso. Confira nossas dicas e programe-se! 

Verifique sua situação financeira para realizar o intercâmbio dos sonhos 

Em primeiro lugar, você precisa avaliar sua situação financeira atual. Veja quanto você ganha, se há alguma dívida ou parcelamento para pagar e quanto gasta com aluguel, celular, luz, água e outras contas básicas. Olhe o seu extrato bancário e faça uma média de quanto você costuma gastar mensalmente em compras de alimentos. 

Depois de ter anotado tudo, veja quanto sobra de dinheiro para que você possa guardar. Aproveite para avaliar se não há algum gasto que possa ser cortado, desta maneira, você economiza e consegue guardar um dinheiro a mais para realizar o intercâmbio dos sonhos

Você pode, por exemplo, diminuir seus gatos com cartão de créditos, lanches realizados fora de casa ou até gastar menos na balada. Cada real vale para que a sua viagem se torne realidade! Todos esses dados poderão ser organizados em planilhas ou aplicativos. Se preferir, anote em um caderninho. O importante é conhecer bem os seus gastos para poder se planejar. 

Para realizar o intercâmbio dos sonhos você deve ter planejamento e organização financeira

Prepare tudo com antecedência 

Lembre-se de que, mesmo se você for parcelar a sua viagem com a agência de intercâmbio, será preciso levar algum valor para se manter por lá, pelos menos na fase inicial da viagem. Depois disso, você pode trabalhar no país de destino, caso tenha optado por realizar o intercâmbio dos sonhos em um país que permita estudar e trabalhar. Há alguns desses pacotes que são oferecidos pela Intercultural e são ótimas oportunidades. 

work-travel-banner

Para ter o dinheiro para custear boa parte da viagem ou, de preferência, tudo, você deverá se preparar com alguns meses de antecedência. Isso será essencial para conseguir guardar o valor necessário. 

Quanto maior o valor que você tiver em mãos, mais você conseguirá aproveitar a cidade e menor será a preocupação com as dívidas posteriores ao intercâmbio. 

Escolha do destino para realizar o intercâmbio dos sonhos 

Agora que você já está com as suas contas mais organizadas, é hora de escolher o destino. O que você quer aprender? A maioria das pessoas pretende viajar para estudar inglês e voltar fluente nesse idioma. É o seu caso? 

Se for, é importante procurar uma empresa especializada em levar estudantes para países que tenham esse idioma como a língua-mãe. A agência Intercultural, por exemplo, conta com pacotes para Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e diversos outros locais. 

Procure uma agência especializada na hora de fechar o seu intercâmbio

Há desde os pacotes de férias, já feitos especialmente para estudantes, até os intercâmbios com duração maior, para quem quer ganhar experiência internacional no currículo. 

Analise com qual das opções você se identifica mais e faça uma cotação de preços para ver as formas de pagamento. Feito isso, é só começar a juntar dinheiro, deixar na poupança ou em outro investimento e se preparar para realizar o intercâmbio dos sonhos

O que acha de realizar um intercâmbio de tempo curto, focados no aprimoramento da língua, que vai deixar o seu currículo ainda mais forte? A Intercultural tem ótimas alternativas. Converse com a nossa equipe de especialistas e encontre o intercâmbio ideal pra você! 

estudar-canada-banner