Data Representação de um calendário 21/07/2016

Conheça um pouco mais sobre a histórica Boston

Conheça um pouco mais sobre a histórica Boston

Boston é uma cidade rica em cultura e história, com intensa vida universitária, charme europeu e muita modernidade. Pode acreditar, a capital do estado norte-americano de Massachusetts é realmente tudo isso! Berço da independência dos Estados Unidos e abrigando mais de 100 faculdades, entre elas as conceituadíssimas Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), é uma cidade incrível. E uma coisa é certa: você ainda vai querer conhecê-la e com certeza vai se apaixonar. Conheça um pouco mais sobre a histórica Boston!

Boston: palco de um importante capítulo da história americana

A cidade tem raízes europeias: foi fundada em 1630 pelos ingleses. Com diversas construções de arquitetura semelhante à de cidades britânicas, com seus prédios baixos de tijolinhos marrons, caminhar por suas ruas pode dar a impressão de se estar passeando por Londres, devido à influência marcante.
A cidade é uma das mais influentes no processo de independência dos Estados Unidos. Em 4 de Julho de 1776, a declaração informando que o país tornou-se independente foi lida na Old State House, local onde aconteciam diversas negociações políticas. Atualmente, nesse prédio funciona um museu aberto ao público.
Entre os séculos XIX e XX, Boston tornou-se um importante centro industrial do país, o que atraiu muitos imigrantes de diversas partes do mundo para a cidade, tornando-a verdadeiramente multicultural. Em Boston, também nasceram personagens famosos da história americana e mundial. Entre os filhos ilustres da cidade estão o cientista e um dos redatores da declaração de independência Benjamin Franklin, o presidente norte-americano John F. Kennedy, o inventor do telefone, Alexander Graham Bell, e o escritor Edgar Allan Poe.

A intensa vida universitária

Na área da educação, Boston merece todo o destaque. Com intensa presença universitária, devido à grande quantidade de instituições de ensino localizadas na região, a vida é agitada, animada, com festas nas repúblicas e grande multiculturalismo, já que estudantes do mundo todo frequentam suas muitas faculdades.
A Universidade de Harvard é a que mais se destaca. Reconhecida mundialmente por sua excelente qualidade de ensino, é um complexo com 400 prédios espalhados pela cidade, chegando até a vizinha Cambridge. Mesmo que você não vá estudar nela, pode usufruir um pouco da sua grande estrutura: é possível visitar os extensos gramados e os campi, descansar e curtir um pouco o clima universitário. Acredite, você irá se sentir dentro de um filme! Para quem gosta de ler, conhecer a Biblioteca de Harvard será um verdadeiro deleite. Reserve algumas horas para conhecer o espaço.
O MIT, que é o mais importante instituto de tecnologia do mundo, também está localizado em Boston e, por isso, importantes empresas de tecnologia têm suas matrizes instaladas na cidade.

work-travel-banner

O lazer em Boston

Sendo uma cidade com intensa população estudantil, é de se esperar que agito não falte. Além das festas universitárias, a cidade também tem alguns redutos boêmios, como o Theatre District e a Lansdowne Street. Há diversos bares nessa região, mas para quem gosta de ficar até o amanhecer é importante saber que eles fecham entre 1h e 2h da madrugada.
Já para quem gosta de música ao vivo, o ideal é frequentar os bares do Quincy Market. Para dançar, as casas noturnas estão no Alley. Lembra-se de que a cidade foi colonizada pelos ingleses? Isso faz com que muitos bares sejam parecidos com os tradicionais pubs britânicos.

A vida cultural fervilhante

Por ser uma cidade histórica, não há como não incluir os museus no roteiro, e existem alguns maravilhosos por lá! Com um dos maiores acervos do mundo, o Museum of Fine Arts é parada obrigatória para apreciar algumas das suas mais de 450 mil obras. Peças de artistas como Renoir, Cézanne, Monet e Van Gogh estão em exposição permanente.
A exemplo de Nova York e Londres, Boston também tem o seu Museu de História Natural, que pertence à Universidade de Harvard. Com mais de 12 mil espécies em exposição, é um passeio muito interessante para os interessados em ciências.
Já o Museu do MIT é dedicado aos geeks de plantão. Bem interativo, permite que os visitantes testem diversas invenções tecnológicas. Robô que conversa, holograma do Bob Marley, história da inteligência artificial e muitas invenções são alguns itens curiosos que o visitante vai encontrar.
Outro destaque é o Institute of Contemporary Art, um prédio futurista, com acervo ainda em construção. Por enquanto, são cerca de 2000 peças, mas sempre há exposições temporárias que valem a visita.

The Freedom Trail, um passeio para seguir os passos da independência americana

Esse é um passeio bem curioso em Boston, pois é guiado sem guia. Parece estranho, não? Mas é uma solução muito simples para ajudar aos visitantes. O Freedom Trail é uma trilha que passa pelos principais pontos ligados à independência americana. Basta seguir o percurso sinalizado e parar em cada ponto marcado para conhecer sua história.
E realmente existe uma linha vermelha no chão indicando qual caminho seguir. Em alguns pontos, são tijolinhos vermelhos, em outros, apenas a faixa de tinta. São cerca de 4,5 km e 16 pontos importantes da história americana. Quando o visitante chega a uma parada, há uma placa de metal no chão indicando o que ocorreu ali. É só conhecê-lo e depois pegar o rumo novamente.
O ponto inicial do Freedom Trail é o Boston Common, que é o primeiro parque público americano e também onde as tropas britânicas montaram seus acampamentos nas batalhas contra a revolução americana.
Para quem quiser mais informações, há guias vestidos como personagens da época durante o percurso, que podem contar histórias e tornar o mais passeio ainda mais completo. Se você se interessou por essa experiência, prepare-se: para fazer o roteiro completo é necessário um dia inteiro.
Boston oferece cultura, diversão e muita história. Passear por suas ruas é ver de perto a arquitetura moderna e a clássica convivendo com muita harmonia. É estar no presente, mas mergulhar no passado. Uma viagem muito enriquecedora para quem deseja fazer intercâmbio!
E você, já conhece ou pretende viajar para Boston? Conte para a gente nos comentários!
[captacao-banner conteudo_titulo=”Receba dicas e promoções de intercâmbio” formid=”28499153-72a0-4ce0-ac6a-f8f87fc17b8a” conteudo_descricao=”Deixe seu email e receba dicas e promoções para estudar e trabalhar no exterior.”]

estudar-canada-banner