Data Representação de um calendário 27/12/2021

Cultura da África do Sul: um universo para explorar

Que tal aproveitar seu intercâmbio para conhecer e explorar os melhores aspectos da cultura da África do Sul? Gastronomia, música e muito mais.

A cultura da África do Sul é, sem dúvidas, muito rica e encantadora. E há muito para explorar e se apaixonar pela música, a culinária, os costumes e os hábitos da população.

Alguns dizem até que partes da cultura da África do Sul lembram bastante aspectos da cultura do Brasil. Mas será mesmo?

Bom, o povo sul africano é realmente muito caloroso e carismático, assim como os brasileiros. Mas há muito mais da cultura da África do Sul para você conhecer. Vem com a gente conhecer.

Cultura da África do Sul: semelhanças com o Brasil.

Se engana quem pensa que só os brasileiros têm a fama de ser uma população alegre e calorosa entre si e com estrangeiros.

Com uma população de quase 60 milhões de habitantes, os costumes da África do Sul são muito vívidos entre seus habitantes e bastante característicos, do qual eles se orgulham bastante.

Uma parte da cultura da África do Sul foi formada e transformada devido a sua colonização por países como Inglaterra e Bélgica, mas ainda há traços muito fortes de suas raízes.

Além de ser um ótimo destino para quem quer aprender inglês, muitos brasileiros optam por um intercâmbio na África do Sul por conta das semelhanças que podem existir entre ambas as culturas, mesmo que em um cenário completamente novo.

Entre essas semelhanças, podemos destacar, por exemplo:

  • O fato de ambos serem povos muito alegres e calorosos
  • Alguns pratos da culinária que tem certas semelhanças
  • O amor nacional pelos esportes, principalmente pelo futebol

Principais costumes da África do Sul.

Entre os milhões de habitantes da África do Sul, existem muitos grupos étnicos e costumes diferentes entre cada um deles que variam de acordo com a região ou até mesmo crenças.

Mas vamos tentar listar, aqui, traços que são manifestados em todo o país, ou na maior parte dele.

  • Idioma
  • Gastronomia
  • Festivais e datas comemorativas

Idioma

Oficialmente, o principal idioma da África do Sul é o inglês.

Mas, na realidade, o país tem outros 11 idiomas oficiais, falados por grupos étnicos específicos, em diferentes regiões do país.

Outro idioma amplamente falado é o “africaner”, um idioma derivado do neerlandês, o idioma belga.

Gastronomia

Se há uma maneira melhor de aproveitar para conhecer uma cultura que não seja pelo estômago… a gente acha difícil.

Isso porque a gastronomia de uma região não está só no ato de comer, mas ela tem muito a ver com as características de um lugar, com seus hábitos, cultura e você pode aproveitar para conhecer a gastronomia em diversos estabelecimentos.

Alguns dos pratos que você não pode deixar de conhecer são:

  • Papa: essa é uma espécie de polenta que é servida e muito apreciada com diferentes molhos feitos à base de vegetais e, muitas vezes, podem incluir pimenta.
  • Braai: que tal aproveitar um churrasquinho sul-africano? Mas, calma lá! Não estamos falando exatamente de carne bovina. Mas, no país, é muito comum carnes de animais como antílopes e crocodilos.
  • Boerewors: essa é uma conhecida salsicha tradicional da África do Sul, muito suculenta.
  • Vinhos: se você é um amante de vinhos, saiba que o país africano vai ser perfeito para você. A população em geral aprecia muito a bebida e a região é uma grande produtora de vinhos.

Festivais e datas comemorativas

E, claro, que tal juntar alguns dos melhores pontos dos costumes da África do Sul em festivais e datas comemorativas da região?

Além de ser uma ótima maneira de conhecer mais da cultura e da história de um povo, participar de festivais e comemorações é uma ótima forma de conhecer e socializar com bastante gente.

  • Dia da Liberdade
  • Festival Internacional de Música Africana
  • Festival Klein Karoo Nasionale Kunstefees
  • Festival de Artes Nacionais

Intercâmbio na África do Sul é com a Intercultural

Pronto para decolar com a gente e investir no seu intercâmbio para aprender inglês em um destino rico e repleto de cultura?

Converse com um de nossos especialistas e venha com a gente explorar a cultura da África do Sul bem de pertinho.