Data Representação de um calendário 25/02/2021

Custo de vida nos EUA: guia completo sobre 3 cidades americanas

Conhecer o custo de vida nos EUA é um passo essencial para planejar o seu intercâmbio. Leia o artigo e veja os valores de 3 cidades!

Uma das decisões mais importantes de quem faz um intercâmbio é a escolha da cidade. Afinal, a cidade define, inclusive, o seu estilo de vida. Muitos quesitos influenciam nesta decisão: qualidade de vida, escolas, transporte, hospitais. Neste artigo, vamos falar de apenas um deles, o custo de vida nos EUA.

Acima de tudo, é preciso ter em mente que o custo de vida nos EUA pode variar muito, de acordo com a cidade. Para facilitar a sua escolha, fizemos a seleção de 3 cidades americanas: uma de pequeno, outra de médio, e por fim, uma de grande porte.

Neste artigo, entenda o perfil das 3 cidades escolhidas e descubra como o custo de vida nos EUA é calculado de acordo com diferentes fatores.

Continue a leitura e saiba como se planejar para viver na terra do Tio Sam!

Entendendo o custo de vida nos EUA

Em primeiro lugar, para descobrir quanto custa para morar nos Estados Unidos, você deve se fazer algumas perguntas.

Por exemplo: eu estou aberto(a) para morar em uma cidade pequena, que apresenta poucas opções de lazer, mas oferece uma maior imersão com os nativos? Ou eu prefiro uma cidade grande que tem uma característica mais multicultural?

Ou ainda: eu prefiro morar em uma cidade grande com um custo de vida mais alto ou uma cidade mediana com um bom custo benefício?

Também é preciso ter em mente que os gastos serão proporcionais ao tamanho da família. Os custos de uma família com 3 pessoas certamente serão maiores do que os de uma pessoa que vive sozinha, por exemplo.

Mas isso não significa que os valores serão triplicados, apenas é preciso ajustar o orçamento de acordo com a sua realidade.

Afinal, quanto custa para morar nos Estados Unidos?

O valor varia de acordo com cada um dos estados. Cidades como Nova York, Los Angeles e Boston têm custos bem elevados. Já cidades das regiões metropolitanas ou do interior têm um custo menor para viver.

Para te ajudar a entender as diferenças e descobrir como calcular o custo de vida nos EUA, separamos os principais gastos em três cidades de tamanhos diferentes.

As três localidades que vamos mostrar neste artigo são:

  1. Nova York (Nova York) – grande porte
  2. Charlotte (Carolina do Norte) – médio porte
  3. Gilbert (Arizona) – pequeno porte

Custo de vida em Nova York (NY)

Nova York é, disparado, a cidade mais populosa dos Estados Unidos. São aproximadamente 8,7 milhões de habitantes. Seguindo por Los Angeles, que conta com quase metade da população: aproximadamente 4 milhões de habitantes.

É uma cidade extremamente multicultural e não faltam ótimas opções de lazer, restaurantes, shopping centers e escolas para o seu curso de inglês. Mas, no fim do mês, a conta chega – e não é barato.

Como é de se esperar, Nova York é a cidade com o maior custo de vida nos EUA.

De acordo com os dados do MIT (Massachusetts Institute of Technology), renomado instituto de pesquisa dos Estados Unidos, a renda anual exigida para uma família de dois adultos (trabalhando) e uma criança é de $67.641. Assim, os gastos mensais giram em torno de $5.636,75.

A seguir, confira os valores de alguns itens que compõem o custo de vida em New York City:

  • Refeição em um restaurante barato: $20
  • 1 litro de leite: $1,21
  • 1 Kg de arroz: $5,34
  • Transporte coletivo: $2,75 ticket individual ou $129,50 passe mensal
  • 1 litro de gasolina: $0,81
  • Aluguel de 1 quarto no centro da cidade: $3.136,21
  • Aluguel de 1 quarto fora do centro da cidade: $2.216,05
  • Básicos (luz, água, aquecimento, lixo): $165,40
  • Mensalidade em uma academia de ginástica: $106,63

Custo de vida em Charlotte (Carolina do Norte)

Charlotte é a capital do estado da Carolina do Norte. Conta hoje com aproximadamente 750 mil habitantes e é a 17º cidade mais populosa dos Estados Unidos.

Charlotte é uma ótima opção de custo/benefício: importantes empresas possuem sede lá, como é o caso do Bank of America e Microsoft. Certamente, isso tem impacto direto na oferta de empregos qualificados.

Além disso, Charlotte possui um clima mais ameno, quando comparada a outras cidades: a temperatura varia de -1°C a 31°C ao longo do ano. Ela é uma cidade de médio porte e, como você pode conferir abaixo, isso reflete nos preços.

De acordo com os dados do MIT, uma família de três pessoas precisa de uma renda anual de $55.911 ou $4.659,25 mensais – valor um pouco mais acessível do que em NY, não é?

Como você pode conferir a seguir, os gastos com aluguel nos Estados Unidos costumam ser bastante altos, mesmo em cidades médias como Charlotte.

  • Refeição em um restaurante barato: $13
  • 1 litro de leite: $0,79
  • 1 Kg de arroz: $3,90
  • Transporte coletivo: $2,20 ticket individual e $80 passe mensal
  • 1 litro de gasolina: $0,67
  • Aluguel de 1 quarto no centro da cidade: $1.671,43
  • Aluguel de 1 quarto fora do centro da cidade: 1.169,62
  • Básicos (luz, água, aquecimento, lixo): $144,01
  • Mensalidade em uma academia de ginástica: $41,53

Custo de vida em Gilbert (Arizona)

Gilbert é uma cidade de pequeno porte, e por isso, está entre as cidades com custo de vida baixo nos Estados Unidos.

A cidade faz parte da região metropolitana de Phoenix – a capital do estado do Arizona – e tem uma população de aproximadamente 260 mil habitantes.

É conhecida principalmente por suas belezas naturais e pela tradição na produção de atividades culturais, especialmente no campo das artes cênicas.

Por estar a 30 minutos de Phoenix, muitas pessoas se deslocam para trabalhar, estudar, ou buscar tratamento médico na cidade vizinha.

Com relação ao custo de vida, a diferença mais significativa fica por conta do aluguel. O aluguel em Charlotte é, em média, 30% mais caro que em Gilbert.

Entre os principais custos, podemos citar:

  • Refeição em um restaurante barato: $12,50
  • 1 litro de leite: $0,68
  • 1 Kg de arroz: $3,30
  • Transporte coletivo: $3,50 ticket individual
  • 1 litro de gasolina: $0,73
  • Aluguel de 1 quarto no centro da cidade: $1.170
  • Aluguel de 1 quarto fora do centro da cidade: $955
  • Mensalidade em uma academia de ginástica: $26

Salário mínimo nos Estados Unidos

Depois de entender quais são os principais fatores que impactam no custo de vida nos EUA, você deve estar se perguntando a respeito dos ganhos mensais no país.

Assim, é preciso ter em mente que o salário mínimo nos Estados Unidos não é o mesmo em todo o território. Isso porque cada estado é uma unidade federativa autônoma – e possui suas próprias regras trabalhistas.

Em relação às cidades que estamos utilizando de exemplo, os valores são os seguintes:

  • Nova York, estado de Nova York: $11,80 por hora (considerando 2080 horas de trabalho por ano, tem-se o valor mínimo de $24.544)
  • Charlotte, estado de Carolina do Norte: $7,25 por hora ($15.080 por ano)
  • Gilbert, estado do Arizona: $12 por hora ($24.960 por ano).

Note que esses são os números mínimos de pagamento nas respectivas cidades.

De acordo com o MIT, os valores necessários para uma família de três pessoas viver de maneira confortável, sem luxos, são diferentes:

  • Nova York, estado de Nova York: $13,73
  • Charlotte, estado de Carolina do Norte: $11,66
  • Gilbert, estado do Arizona: $15,99

Com tantos dados, fica claro que determinar quanto custa para morar nos Estados Unidos não é uma tarefa fácil, né?

Por isso, se você pretende se mudar para a terra do Tio Sam, pesquise a fundo e comece a se planejar desde já.

A Intercultural te ajuda a desvendar o custo de vida nos EUA

Depois de desvendar tantos números, é hora de refletir e começar a planejar sua viagem!

Então, entenda quais são os aspectos que você não abre mão em seu intercâmbio. Você prefere contar com as diversas opções de entretenimento de uma cidade cosmopolita ou quer dar um mergulho na cultura local, em uma cidade menor?

Além disso, você deseja fazer um curso de idiomas ou quer cursar uma universidade nos Estados Unidos? Pretende estudar e trabalhar ou apenas se dedicar aos estudos?

Todos esses fatores certamente vão impactar o seu custo de vida nos EUA.

Por isso, para que a sua viagem de intercâmbio ou o seu processo de imigração aconteça de forma tranquila, é preciso se atentar aos detalhes. E contar com o auxílio de uma empresa especializada nesse momento faz toda a diferença!

Então, entre em contato com a equipe Intercultural e descubra o seu custo de vida nos EUA! Vamos adorar te ajudar a decolar seus planos!

Referências:
https://www.numbeo.com/cost-of-living/
https://livingwage.mit.edu/