Certamente, você já deve ter ouvido falar que o custo de vida na Suíça é um dos mais altos do mundo. Mas será mesmo que isso é verdade? Será que é tão caro assim morar no país?
Neste artigo, vamos desvendar o custo de vida na Suíça e mostrar como é a experiência de fazer intercâmbio em um dos países com melhor qualidade de vida do mundo. Continue a leitura e confira!
Como é morar na Suíça?
Considerado um dos melhores lugares do mundo para se morar, não é à toa que o custo de vida na Suíça é bastante elevado.
Em comparação com outros países da Europa, a Suíça realmente tem os maiores custos da região. Mas há uma contrapartida importante a se considerar: a moeda local (o franco suíço – CHF/Fr.) é uma das mais sólidas, estáveis e valorizadas do mundo.
Os custos com moradia, transporte e alimentação (especialmente a carne) são altos. Por outro lado, a população conta com um excelente sistema educacional, alta empregabilidade e altos índices de segurança.
Outro ponto importante sobre como é morar na Suíça diz respeito ao sistema de saúde do país. O governo não oferece serviços gratuitos à população, que deve obrigatoriamente pagar o seguro-saúde mensalmente. A qualidade do atendimento não decepciona, mas pode pesar no bolso.
Mas não se assuste: apesar dos altos custos, o salário acaba compensando. Na Suíça, a média da renda líquida ajustada disponível por família per capita é de US$ 39.697,00 por ano, maior que a média da OCDE de US$ 30.490,00.
Custo de vida em Zurique
Se você pretende fazer um intercâmbio na Suíça, deve estar curioso para descobrir os valores que impactam no orçamento de quem decide morar no país.
A seguir, confira os principais gastos na cidade mais populosa e com o maior número de estrangeiros da Suíça: Zurique.
Os dados foram retirados da plataforma colaborativa Numbeo e os valores estão dispostos em francos suíços.
- Apartamento de um quarto no centro da cidade: 1.969,62 Fr.
- Apartamento de um quarto fora do centro: 1.463,19 Fr.
- Básicos (eletricidade, água, aquecimento, lixo): 216,01 Fr.
- Supermercado: cerca de 400 Fr.
- Transporte: 85,00 Fr.
- Saúde: cerca de 200 Fr.
- Educação (mensalidade da universidade de Zurique): cerca de 200 Fr.
Não se esqueça que também é preciso considerar outras despesas, tais como lazer e vestuário.
Desvende outros aspectos do custo de vida na Suíça
A Suíça é conhecida por oferecer uma excelente qualidade de vida para os seus moradores, sejam nativos ou estrangeiros. Além disso, o alto nível de ensino (com uma taxa de alfabetização fixa em 99%), também não deixa a desejar.
Por isso, para analisar o custo de vida na Suíça, mais do que olhar os números isolados, é preciso considerar outros quesitos, tais como o nível de satisfação pessoal, a sensação de segurança e a qualidade geral de vida.
Para saber mais sobre como fazer um intercâmbio em um dos melhores países do mundo para se viver, entre em contato com a Intercultural. Vamos adorar te ajudar a decolar seus planos!