Data Representação de um calendário 10/03/2022

Custo de vida na Suíça: é tão caro assim morar no país?

O custo de vida na Suíça é tido como um dos maiores do mundo. Será mesmo? Leia o artigo e saiba como é calculado o custo de vida na Suíça!

Certamente, você já deve ter ouvido falar que o custo de vida na Suíça é um dos mais altos do mundo. Mas será mesmo que isso é verdade? Será que é tão caro assim morar no país?

Neste artigo, vamos desvendar o custo de vida na Suíça e mostrar como é a experiência de fazer intercâmbio em um dos países com melhor qualidade de vida do mundo. Continue a leitura e confira!

Como é morar na Suíça?

Considerado um dos melhores lugares do mundo para se morar, não é à toa que o custo de vida na Suíça é bastante elevado.

Em comparação com outros países da Europa, a Suíça realmente tem os maiores custos da região. Mas há uma contrapartida importante a se considerar: a moeda local (o franco suíço – CHF/Fr.) é uma das mais sólidas, estáveis e valorizadas do mundo.

Os custos com moradia, transporte e alimentação (especialmente a carne) são altos. Por outro lado, a população conta com um excelente sistema educacional, alta empregabilidade e altos índices de segurança.

Outro ponto importante sobre como é morar na Suíça diz respeito ao sistema de saúde do país. O governo não oferece serviços gratuitos à população, que deve obrigatoriamente pagar o seguro-saúde mensalmente. A qualidade do atendimento não decepciona, mas pode pesar no bolso.

Mas não se assuste: apesar dos altos custos, o salário acaba compensando. Na Suíça, a média da renda líquida ajustada disponível por família per capita é de US$ 39.697,00 por ano, maior que a média da OCDE de US$ 30.490,00.

banner-diplomas-exterior

Custo de vida em Zurique

Se você pretende fazer um intercâmbio na Suíça, deve estar curioso para descobrir os valores que impactam no orçamento de quem decide morar no país.

A seguir, confira os principais gastos na cidade mais populosa e com o maior número de estrangeiros da Suíça: Zurique.

Os dados foram retirados da plataforma colaborativa Numbeo e os valores estão dispostos em francos suíços.

  • Apartamento de um quarto no centro da cidade: 1.969,62 Fr.
  • Apartamento de um quarto fora do centro: 1.463,19 Fr.
  • Básicos (eletricidade, água, aquecimento, lixo): 216,01 Fr.
  • Supermercado: cerca de 400 Fr.
  • Transporte: 85,00 Fr.
  • Saúde: cerca de 200 Fr.
  • Educação (mensalidade da universidade de Zurique): cerca de 200 Fr.

Não se esqueça que também é preciso considerar outras despesas, tais como lazer e vestuário.

Desvende outros aspectos do custo de vida na Suíça

A Suíça é conhecida por oferecer uma excelente qualidade de vida para os seus moradores, sejam nativos ou estrangeiros. Além disso, o alto nível de ensino (com uma taxa de alfabetização fixa em 99%), também não deixa a desejar.

Por isso, para analisar o custo de vida na Suíça, mais do que olhar os números isolados, é preciso considerar outros quesitos, tais como o nível de satisfação pessoal, a sensação de segurança e a qualidade geral de vida.

Para saber mais sobre como fazer um intercâmbio em um dos melhores países do mundo para se viver, entre em contato com a Intercultural. Vamos adorar te ajudar a decolar seus planos!