Data Representação de um calendário 24/05/2021

Custos de intercâmbio: com o que o estudante vai gastar?

Descubra quais são os custos de um intercâmbio e faça um planejamento. Separamos todos os gastos que você terá antes e durante sua viagem.

Se o seu sonho é estudar ou trabalhar no exterior, está na hora de fazer um planejamento com os custos de intercâmbio. Ou seja, você precisa colocar no papel, ou na planilha, tudo o que terá de gastos nessa viagem internacional.

Por isso, para facilitar sua vida, fizemos uma lista com todos os custos de um intercâmbio para você. Separamos todas as despesas que você terá nesse tipo de projeto.

Os principais custos de intercâmbio são geralmente fixos, mas é sempre bom lembrar que você poderá encontrar variações de acordo com o destino, alteração cambial, duração do intercâmbio e o perfil do estudante. 

Custos de intercâmbio

  • Passaporte e visto
  • Escola e acomodação 
  • Passagem aérea 
  • Seguro viagem
  • Alimentação
  • Transporte
  • Passeios e lazer
  • Dinheiro para os primeiros meses

Passaporte e visto

O documento mais importante para quem vai viajar para o exterior e o primeiro custo que você deve colocar na sua lista de valores de intercâmbio. 

Emitido pela Polícia Federal, o processo pode levar até 90 dias desde o cadastramento no site da PF até a retirada do documento. O passaporte tem validade de dez anos e custa em torno de R$ 257,25. 

De acordo com o destino do seu intercâmbio, também será necessário reservar um dinheiro para a emissão do visto, cujo valor varia de país para país. 

É sempre bom lembrar que os valores relacionados à emissão dos vistos podem sofrer alterações a qualquer momento. 

Para conhecer os valores exatos de cada destino e as regras e procedimentos, fale com um dos especialistas da Intercultural.

Escola e acomodação

Os gastos com moradia no intercâmbio podem variar dependendo da cidade e do tipo de acomodação que o estudante escolher. 

Quem opta pela casa de família vai pagar um valor, se for se hospedar em residências estudantis, os preços são outros. Portanto, pesquise antes com os nossos especialistas qual a acomodação ideal para você.

Passagem Aérea

Após incluir os gastos com documentação no seu planejamento, o próximo passo é a compra das passagens aéreas de ida e volta.

work-travel-banner

Nesse sentido, é preciso estar ciente que quanto mais próximo da data de embarque, maiores ficam os preços das passagens. A dica, então, é começar a pesquisar com antecedência!

Seguro–viagem

O seguro-viagem cobre despesas médicas e de viagem. Por isso, é importante fazer um seguro de viagem para qualquer emergência na hora de viajar. 

Alimentação

Nós recomendamos que o estudante reserve pelo menos 35 dinheiros da moeda local por dia para gastos com as refeições. 

Mas esse valor pode diminuir caso a estadia escolhida já tenha refeições inclusas.

Transporte

Para ter uma ideia de valores, você precisa saber a distância entre a escola e a acomodação, e também sobre os tipos de transportes públicos da cidade. 

Na dúvida, nós indicamos reservar pelo menos 70 dinheiros da moeda local por mês para o transporte durante o intercâmbio.

Passeios e lazer

Também é importante colocar no seu planejamento despesas como passeios, compras e eventuais viagens. Isso porque, provavelmente, você vai querer explorar cada cantinho do destino.

Inclusive, as próprias escolas costumam organizar viagens em grupo para conhecer cidades ou países vizinhos aos finais de semana. 

Dinheiro para os primeiros meses

Embora muitos países concedem permissão para trabalhar, como é o caso do programa de trabalho e estudo, é natural que as primeiras semanas sejam dedicadas a conseguir o emprego. Portanto, essa reserva financeira é bem importante!

Esses são os principais custos de intercâmbio que você vai ter. Para saber mais detalhes, entre em contato com os nossos especialistas para saber todos os valores que irá gastar nessa experiência.

estudar-canada-banner