Data Representação de um calendário 20/07/2017

Dia do amigo: dicas de como fazer amigos durante o intercâmbio

Parte importante do propósito de fazer um intercâmbio é conhecer a cultura local, os costumes do povo, além de aperfeiçoar o idioma ou o conhecimento específico que você vai estudar no país de destino. Mas para fazer isso tudo, o ideal é ter amigos. E, se você viaja sozinho, fica a dúvida: como fazer amigos em um intercâmbio?

Pode parecer complicado, mas fazer amigos num país que não é o seu é a melhor forma de realizar todos estes objetivos! É por meio dos amigos que você fizer no seu intercâmbio que você vai conseguir se divertir mais, conhecer mais, trocar experiências e criar memórias que ficarão pra sempre gravadas no seu coração.

Então, preparamos 7 dicas para você conquistar novas amizades:

1. Não tenha vergonha

Essa dica parece óbvia, mas é especialmente importante. Em um intercâmbio, é preciso ser “cara de pau”. Conversar com quem estiver ao seu redor, perguntar para as pessoas na rua sobre informações que você esteja precisando, pontos turísticos etc. E, para os amigos da classe, apresente-se desde o início, diga de onde você é, abra o canal de conversa.

Ainda que os colegas não sejam nativos e não falem o idioma tão bem, é importante você ir treinando para criar coragem para falar com todos.

Fique próximo de pessoas que tenham os mesmos gostos que o seu, para quem sabe marcar um programa legal juntos. Puxe assunto. Não seja tímido. O bom de se estar em um país novo, sem conhecer ninguém, é justamente não conhecer ninguém! Você não precisa se envergonhar, porque não tem um histórico com essas pessoas. Se você errar, ninguém o conhece mesmo. Você pode começar sua história com essas pessoas do zero. Essa é a beleza da coisa!

2. Não tenha medo de errar no idioma

O medo paralisa, e é um mal a ser combatido no seu intercâmbio. Se você deixar de falar com alguém porque tem medo de achar que sua pronúncia estará errada ou que você não fala o idioma suficientemente, estará perdendo uma chance de se comunicar, de trocar alguma coisa com esse estranho que pode vir a ser seu amigo.

Não esqueça que é só assim que você vai melhorar. Tentativa e erro. Errar faz parte do processo.

Pegue leve com você mesmo, não se abale com os erros, brinque e ria das suas derrapadas. Isso descontrai e pode até lhe trazer mais amigos.

3. Participe de projetos das escolas

Em regra, as escolas oferecem projetos extra-classe, como grupos de teatro, esportes, corais, trabalhos voluntários, ações solidárias, ou mesmo passeios com estudantes de outras turmas. Quanto mais você conseguir se envolver neles, mais chances terá de conhecer novas pessoas.

work-travel-banner

Sem falar que eles lhes dão a oportunidade de conhecer melhor a cultura local, a ter contato com nativos, com seu jeito de falar, de agir etc. Isso faz com que você aperfeiçoe seus conhecimentos no idioma também.

4. Aproveite as novas experiências

Quando você é um “estrangeiro” em uma comunidade nova, você automaticamente chama atenção, é alvo da curiosidade dos locais, que vão se interessar por você.

Aproveite esse interesse e aceite os convites que lhe fizerem. Se for para uma festa, para conhecer pontos turísticos, participar de algum evento musical, religioso etc., tudo é oportunidade para conhecer gente e para desvendar o local que você escolheu para o seu intercâmbio.

Abra-se para estes convites, mesmo que à primeira vista eles não pareçam tão interessantes ou divertidos. Você pode se surpreender! E não estará sozinho! Estará conhecendo gente, fazendo amigos.

5. Tome a iniciativa

E se os convites não chegarem até você, tome você a iniciativa. Chame os colegas da sala de aula para visitar algum ponto turístico, convide sua host family para um café local, chame as pessoas que já conhecer para que estas chamem outras também. Assim, a turma cresce, você conhece gente nova e vai acabar se identificando com alguém.

6. Pesquise sobre eventos locais

As redes sociais são uma excelente fonte de pesquisa para você descobrir o que está rolando de interessante e cool onde você estiver, enquanto você estiver por lá. Pesquise, anote na sua agenda e vá a esses eventos, mesmo que você esteja sozinho. É mais uma oportunidade de conhecer pessoas de fora do seu círculo comum. Fora da escola, da acomodação etc. São pessoas que estarão interessadas no evento, e se você também chegou lá por estar interessado, vocês já tem um ponto em comum para começar um bate-papo e, quem sabe, uma amizade?

7. Administre bem o tempo

Conciliar estudos com lazer e passeios é fundamental para o sucesso de um intercâmbio. Você quer aprender o idioma ou o conhecimento que você está estudando, mas você também quer um tempo para passear, saber mais sobre a cultura, visitar aquele museu ou exposição, aquele parque, monumento ou agito da moda. Divida bem o seu tempo para conseguir fazer tudo que você sempre sonhou.

E então? Criou coragem? Vamos lá! Um intercâmbio pode ser uma excelente forma de conhecer gente nova e fazer amigos que podem tanto ser inesquecíveis durante o tempo em que você estiver no país ou permanecer na sua vida para sempre! Depende só de você!

Conheça nossos programas de intercâmbio!

estudar-canada-banner