Dia Primeiro de Abril: descubra como e em qual país surgiu a tradição - Intercambio

Dia Primeiro de Abril: descubra como e em qual país surgiu a tradiçãoCursos no Exterior onde Estamos
CATÁLOGO DE PRODUTOS

Planeta Intercultural

Abril

01

Dia Primeiro de Abril: descubra como e em qual país surgiu a tradição

Hoje é o Dia da Mentira, comemorado mundialmente no dia primeiro de abril, mas você sabe como tudo começou?

A história iniciou no século XVI, quando o Ano Novo era comemorado de 25 de março ao dia 1 de abril. Até que em 1562, o papa Gregório 13 (1502-1585) instituiu o novo calendário cristão, chamado de calendário gregoriano, que passou o Ano Novo para o dia 1 de janeiro. O novo calendário foi adotado imediatamente pelos países Espanha, Itália, Portugal, Polónia e, posteriormente, por todos os ocidentais.

Na França ele só foi instituído em 1564, quando o rei Carlos IX percorreu seu reino e descobriu que as celebrações variavam de acordo com cada local. Foi assinado o Édit de Roussillon, um decreto que deixava claro a data correta para a comemoração, mas mesmo assim alguns franceses resistiram à mudança e mantiveram a antiga. Para aqueles que sabiam que o calendário havia mudado, isso virou motivo de piada. E os que não seguiam a data correta, 1 de janeiro, eram chamados de Poisson d’Avril (peixe de abril).

Até hoje a data é tradição no país, para brincar é colado um peixe de papel nas costas de uma pessoa e quando é descoberto eles gritam “poisson d’Avril”.

E por que o peixe? Nessa época era costume trocar pequenos presentes e o peixe era um presente muito popular. E acredita-se também que pode ter sido porque o peixe é o último signo do zodíaco e um símbolo para esta época do ano.

No Brasil, o primeiro caso mais famoso de pegadinha do primeiro de abril aconteceu em 1848, quando um jornal chamado de A Mentira noticiou o falecimento do então imperador Dom Pedro II. Eles precisaram desmentir o fato dois dias depois da publicação, alegando que era uma brincadeira do dia 1º de abril, já que ele não havia morrido.

Agora que você já conhece a tradição, que tal se divertir com ela?

Conte para gente depois como foi!