Data Representação de um calendário 14/12/2022

Conheça as diferenças entre diploma e certificado

Saber a diferença entre diploma e certificado vai te ajudar a alcançar mais facilmente os seus objetivos profissionais. Descubra para que serve cada um!

Saber quais as diferenças entre diploma e certificado pode ser fundamental para te ajudar com os seus objetivos profissionais.

Na verdade, ambos têm validade para o mercado de trabalho, porém existem várias diferenças entre diploma e certificado, especialmente quando falamos em cursos no exterior.

As principais diferenças entre diploma e certificado são a duração do curso e as especialidades que cada um engloba.

Veja a seguir outras importantes diferenças entre esses dois títulos e descubra qual pode ser mais vantajoso para a sua carreira.

Quais as principais diferenças entre diploma e certificado?

Primeiramente, vale ressaltar que os dois documentos têm uma importância bem significativa para qualquer profissional.

Enquanto o diploma é um título que possibilita ir mais além, tanto na carreira profissional como na vida acadêmica, o certificado permite que você se especialize em uma determinada área e agregue valor ao seu currículo.

No Brasil, o diploma deve ser regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC) e é um documento emitido por uma universidade ou faculdade, comprovando a sua formação no ensino superior.

Por outro lado, o certificado é o documento que comprova a sua participação em algum evento ou curso de curta duração.

Ou seja, é um título mais fácil de ser obtido, diferente do diploma, que exige uma formação mais ampla e um percurso acadêmico maior.

No entanto, no exterior, a resposta sobre “para que serve um diploma ou um certificado” é diferente.

Quer saber mais? Então, confira a seguir!

O que é um diploma no exterior?

Em países como o Canadá e a Austrália, a nomenclatura para as certificações obtidas em cursos (de curta e longa duração) é diferente.

De forma geral, o diploma é o documento obtido por pessoas que concluem cursos e treinamentos, geralmente de cunho vocacional. São formações completas, voltadas para áreas técnicas, mas com uma duração menor do que uma graduação.

Normalmente, os cursos de diploma levam até dois anos para serem concluídos, enquanto as graduações duram pelo menos três anos.

Ao final dos cursos, os alunos recebem um diploma na área estudada (daí o nome). É o caso de um Diploma of Business Administration, por exemplo.

O que é um certificado ou certificate no exterior?

Mas, afinal, para que serve um certificado – ou certificate?

O certificado também é um documento importante para a sua carreira no exterior.

Os cursos de certificate (ou certificate programs) são aqueles voltados para o aprimoramento de habilidades profissionais, em áreas técnicas e vocacionais. É o caso de profissões como encanador, esteticista ou até mesmo no setor de negócios.

Em resumo, o certificado indica que o estudante concluiu um curso profissionalizante e tem as competências necessárias para atuar em determinadas funções.

Assim como no Brasil, o certificate pode servir também como porta de entrada para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho e agregar valor ao seu currículo.

Obtenha um diploma ou certificado no exterior com a Intercultural!

Agora que você já entendeu para que serve cada um desses títulos, é hora de conhecer os pré-requisitos para participar de cursos de diploma e certificate no exterior.

A boa notícia é que os requisitos gerais são relativamente simples:

  • Possuir ensino médio completo;
  • Ter mais de 18 anos de idade;
  • Comprovar nível avançado ou fluente do idioma (geralmente inglês).

E aí, você se encaixa nesse perfil?

Então, entre em contato com a nossa equipe, descubra outras diferenças entre diploma e certificado e entenda qual desses cursos é o melhor para a sua carreira.

O mundo quer conhecer você e a gente te mostra o caminho!