Data Representação de um calendário 24/06/2021

Cursos Profissionalizantes no Exterior – Conheça Opções!

Os cursos profissionalizantes no exterior são focados em áreas específicas. Conheça alguns cursos vocacionais disponíveis!

Se você já tem conhecimento em algum idioma e deseja dar uma alavancada na sua carreira, fique por aqui, pois vamos falar sobre cursos profissionalizantes no exterior.

Viver uma experiência fora do país já é grandioso, por que não optar por cursos profissionalizantes no exterior? Afinal, ter a oportunidade de aprender uma área do seu interesse em outro país é realização em dobro. Os cursos específicos podem ser mais aproveitados por serem áreas de interesse do aluno.

Os cursos profissionalizantes no exterior são cursos técnicos, também chamados de VET (Vocational Education and Training). De modo geral, eles são divididos entre o Certificates e o Diploma:

  • Certificates: de 6 meses a 1 ano de duração
  • Diploma: de 1 ano a 2 anos de duração.

Eles não são um bacharelado, mas, ainda assim, te preparam para o mercado de trabalho.

Quais as vantagens de fazer cursos profissionalizantes no exterior?

Nesse sentido, optar por fazer esse tipo de curso fora do Brasil pode te render diversos benefícios. Além do que falamos acima, você vai ter contato com pessoas de todo o mundo, com uma nova cultura e, dependendo do país, vai ter a chance de trabalhar também por meio período, aumentando ainda mais o seu contato com a língua estrangeira.

Um conhecimento a mais na sua área de atuação proveniente de estudar no exterior te deixará capacitado para encarar novos desafios durante sua jornada educacional e profissional.

É a chance de adquirir uma perspectiva mais ampla e, ao mesmo tempo, mais focada em negócios.

Em países como a Austrália ou a Nova Zelândia e Canadá, é muito comum que os estudantes iniciem sua carreira no exterior com cursos profissionalizantes antes de começar a faculdade, por exemplo. 

Isso mesmo! Muitos jovens desses países começam pelo curso profissionalizante, adquirem experiência de trabalho, para então decidir seguir carreira e matricular-se em um Bachelor Degree.

Muita gente não sabe disso, mas se a grade curricular for parecida, é possível solicitar uma equivalência de matérias junto à universidade. Assim, você pode diminuir a carga horária do seu Bachelor e também o tuition fee (valor da mensalidade).

As aulas profissionalizantes são práticas e os estudantes têm a oportunidade de realizar as atividades aprendidas em menos tempo, o que é extremamente necessário para quem precisa trabalhar.

Para nós, brasileiros, a ideia de fazer esse tipo de curso fora do Brasil pode parecer um pouco estranha, porque aqui temos outra impressão sobre curso profissionalizante, correto?

Porém, em diversos países esses cursos são oferecidos pelo governo e são de excelente qualidade. Imagina chegar no Brasil com uma formação dessa em seu currículo? Sem dúvidas, faz uma grande diferença! 

Outra vantagem de fazer um curso fora do Brasil é a experiência em um país diferente. Sem dúvidas, morar no exterior é uma sequência de aprendizados e você terá a oportunidade de viver uma cultura diferente da sua. Para que a sua experiência de estudar no exterior seja totalmente positiva, sugerimos que você escolha o país de destino com consciência. 

Os cursos profissionalizantes no exterior também possibilitam que você ganhe conhecimento em uma área de trabalho específica, além de fazer networking e conhecer profissionais de todos os cantos do mundo, que podem compartilhar com você visão e experiências bastantes enriquecedoras. 

Além disso, você também pode estudar em uma escola conceituada e traçar sua carreira no exterior.

Por fim, fazer um curso profissionalizante no exterior tem um ótimo custo-benefício. Isso porque os cursos fora do Brasil podem ser mais baratos do que os daqui, além de renderem um diploma internacional, claro. 

Você pode voltar para o Brasil com uma baita experiência profissional e com fluência em um novo idioma, inclusive com os termos técnicos específicos usados em sua área de atuação.

E tem mais, alguns países como Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia possibilitam que você trabalhe enquanto faz o seu curso profissionalizante no exterior, o que ajuda a arcar com as despesas do curso fora do Brasil.

Dependendo da sua área profissional, você pode até fazer estágios remunerados que vão dar um “upgrade” em seu nicho de atuação ou na sua carreira no exterior. É o caso dos co-ops no Canadá.

Sintetizamos as vantagens dos cursos profissionalizantes no exterior a seguir:

  • Evolução no inglês
  • Adquirir um diploma internacional
  • Possibilidade de iniciar uma carreira no exterior
  • Prepará-lo para sua carreira no Brasil
  • Fazer network internacional
  • Experiência internacional
  • Explorar novas culturas
  • Educação internacional de qualidade
  • Possibilidade de trabalhar enquanto estuda
  • Carga horária menor que uma graduação 
  • Mais barato que uma graduação
  • Não é necessário ter inglês fluente para ingressar.

Onde fazer cursos profissionalizantes no exterior?

Confira abaixo algumas opções de destinos onde você pode fazer cursos profissionalizantes no exterior. 

  • Austrália
  • Canadá
  • Irlanda
  • Estados Unidos
  • Malta
  • Reino Unido
  • Nova Zelândia

Quais são as opções de cursos no exterior?

Há inúmeras opções de cursos e a cada ano surgem mais! Selecionamos as mais populares:

work-travel-banner
  1. Certificate in Business
  2. Formação de professores de inglês: CELTA e TESOL
  3. Diploma in Marketing
  4. Diploma in Customer Service
  5. Curso Profissionalizante de Eventos
  6. Curso Profissionalizante de Gastronomia 
  7. Curso Profissionalizante de Moda
  8. Curso Profissionalizante de Cinema 

Certificate in Business

O curso profissionalizante oferece uma grade de conteúdo voltada para gestão de negócios e oferece ferramentas focadas em desenvolvimento de documentos, negociações, rede e liderança. 

É o curso mais popular, por isso você pode encontrá-lo em diferentes carga-horárias, durações e destinos.

Formação de professores de inglês: CELTA e TESOL

Os cursos CELTA e TESOL formam professores de ESL (English as a Second Language). Ou seja, mesmo não sendo o seu idioma nativo, se você tem proficiência, você pode ser um professor de inglês.

Os cursos de treinamento são bem flexíveis, ou seja, se adequam ao perfil, objetivo e preferência de cada profissional. As atividades práticas predominam no curso, que também tem como objetivo facilitar o desenvolvimento no idioma inglês.

Diploma in Marketing

Marketing Light GIF - Marketing Light Online Marketing GIFs

O curso profissional em Marketing oferece em seu conteúdo programático conceitos e práticas sobre marketing, voltados para alavancar as vendas e o sucesso no negócio.

Os estudos envolvem planejamento, pesquisa, análise, tendências de mercado, comportamento do consumidor, branding e comunicações integradas. Além disso, o curso também aborda a grande tendência do momento: o marketing digital.

Diploma in Customer Service

O diploma de serviço ao consumidor é outro curso muito procurado fora do Brasil. Ele faz parte da área de Turismo e Hospitalidade. 

Esse curso profissionalizante no exterior ensina as melhores práticas de atendimento ao cliente, uma habilidade tão necessária nos dias de hoje.

O aluno vai desenvolver habilidades de relacionamento, que o fará possuir conhecimento em uma variedade de mercados, como bares, restaurantes, hotéis, clubes, pubs, cafés, lojas de varejo, entre outros.

Curso Profissionalizante de Eventos

Quer trabalhar organizando festas e eventos? Como casamentos, eventos corporativos? Então você pode se interessar pelo curso de cerimonial de festas. As aulas são profissionalizantes, de curta duração, e você ainda recebe certificado internacional ao final do curso.

Curso Profissionalizante de Gastronomia

Se você deseja trabalhar na área de gastronomia ou quer se aperfeiçoar, pode estudar no exterior em uma das mais famosas escolas de culinária do mundo. O Le Cordon Bleu tem filiais espalhadas por diversos países, inclusive no Canadá e na Austrália.

Curso Profissionalizante de Moda

Os cursos profissionalizantes no exterior da área de moda são muito procurados pelos brasileiros. As disciplinas geralmente abordam diversos trabalhos relacionados à moda, como por exemplo: jornalismo, relações públicas, publicidade e direção de arte.

A Europa é destaque quando o assunto é moda. Algumas cidades de destaque são: Paris, Madrid, Londres e Milão.

Curso Profissionalizante de Cinema

Cinema Movies GIF - Cinema Movies Movie Projector GIFs

Existem muitos cursos profissionalizantes no exterior de cinema que são conceituados. Os estudantes ainda podem escolher por uma especialização em uma área específica, como por exemplo: produção ou direção. 

As cidades que possuem mais tradição nesta modalidade são Vancouver, Los Angeles e New York.

Quanto custa um curso profissionalizante no exterior?

Como mencionamos anteriormente, esses cursos são mais acessíveis que uma graduação. Além disso, a carga horária e grau de dificuldade também são menores. Assim, muitos alunos conseguem conciliar a vida de estudos com trabalho.

Por fim, depois do curso de idioma, este são os cursos fora do Brasil mais populares. A tuition fee pode variar de acordo com a cidade, o país, a carga horária e a instituição. 

Qual os pré-requisitos e a documentação?

De modo geral, os pré-requisitos são:

  • Ter concluído o Ensino Médio
  • Algumas instituições podem solicitar o histórico escolar
  • Inglês intermediário

Quase todos os países que oferecem cursos profissionalizantes para estudantes de fora exigem um visto de estudos. Nesse sentido, informe-se previamente sobre os destinos mais interessantes para você fazer e que ofereçam cursos na área desejada, e providencie toda a documentação para dar entrada no visto com tranquilidade e antecedência. 

A melhor opção é que você faça o seu curso fora do Brasil com o suporte da Intercultural. Isso porque nossa agência pode te indicar os melhores destinos para a realização do seu curso e, ainda, te auxiliar com toda a documentação necessária. 


Os cursos profissionalizantes no exterior, sem dúvidas, são ótimos para você se preparar para trabalhar na área que deseja. É como se fosse uma especialização. Ficou com vontade de fazer? Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais.

estudar-canada-banner