Data Representação de um calendário 05/05/2021

Dólar comercial x Dólar Turismo: qual a diferença?

Qual dólar usar quando for viajar? Dólar Comercial ou Dólar Turismo? E porque existem esses dois tipos de dólar? Quer descobrir? Leia o artigo!

Primeiramente, você precisa sempre ter em mente que, para saber quanto está valendo o dólar em reais, não vai depender só do dia, e sim, de qual tipo de dólar você está falando. 

Então, se você for pesquisar quanto está o dólar para viajar, por exemplo, você vai cotar o Dólar Turismo. E qual a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo?

O Dólar Comercial e o Dólar Turismo são usados para diferentes finalidades. E é sobre isso que vamos falar hoje. Confira abaixo!

Diferença entre o Dólar Comercial e Dólar Turismo?

  • Dólar Comercial: só pode ser negociado por empresas ou instituições financeiras. Esse tipo de dólar geralmente é mais barato. Isso porque o volume das transações é bem maior. Ou seja, as empresas movimentam grandes quantias, portanto, o preço do dólar fica menor.
  • Dólar Turismo: esse tipo de dólar só pode ser comprado por pessoas físicas. Ou seja, na hora de comprar dinheiro para viajar. Ele costuma ser mais caro porque o volume negociado em cada transação costuma ser menor. Ao contrário do comercial.

Confira mais detalhes entre o Dólar Comercial e Dólar Turismo.

Dólar Comercial

O dólar comercial é usado em transações comerciais, por exemplo: do governo e de bancos. Ele é basicamente usado para compra e venda de mercadorias, investimentos, importação e exportação.

Essa moeda é definida diariamente pelo mercado e vai oscilando ao longo do dia, dependendo muito do cenário brasileiro e do exterior. O que faz o preço do dólar variar é a sua procura, a famosa oferta e demanda.

Dólar Turismo

Já o dólar turismo é vendido para pessoas físicas que viajarão para o exterior e precisam adquirir a moeda. Além de ser a cotação aplicada na compra de passagens aéreas e em cartões pré-pagos para viagem.

Segundo as normas do Banco Central, pessoas físicas não podem comprar dólar comercial.

work-travel-banner

Gastos com cartão de crédito

As operadoras de cartão de crédito podem usar a cotação que quiserem para compras realizadas no exterior, mas a maioria usa o dólar Ptax, que é uma média diária do valor do dólar comercial, somada a uma taxa de custos.

É importante destacar que a cotação utilizada deve ser a do dia de processamento da compra. Nesse sentido, o cliente está menos exposto às flutuações do dólar ao longo do mês e pode ter uma ideia de quanto está gastando em dólar sem ter surpresas quando chegar a fatura do cartão.

Entenda melhor o preço do Dólar Turismo

As cotações dos dois tipos de dólar podem variar dependendo dos volumes negociados em cada transação. Como mencionamos acima, os dólares comprados por pessoas físicas normalmente são menores que os das empresas. Portanto, o dólar turismo tende a ser mais caro.

Além disso, existem outros motivos para essa diferença de preço em todas as moedas estrangeiras na cotação turismo.

Isso porque as casas de câmbio que vendem dólares para pessoa física já tiveram que comprar a moeda em outras transações. E, quando a revendem, elas precisam ganhar o suficiente para cobrir seus custos e obter uma margem de lucro para sustentar o seu negócio.

Agora que você já entendeu as diferenças entre Dólar Comercial e Dólar Turismo, que tal programar sua viagem para o exterior agora mesmo? Entre em contato com os nossos especialistas e realize o seu sonho. 

estudar-canada-banner