Data Representação de um calendário 30/06/2016

É preciso passaporte para viajar pelo Mercosul? Entenda!

É preciso passaporte para viajar pelo Mercosul? Entenda!

Você é uma pessoa jovem (de idade ou de espírito!) e sonha em viajar para conhecer novas culturas e expandir seus horizontes, não é? Sonha em aprender um idioma estrangeiro para enriquecer seu currículo e abrir mais portas no seu campo de atuação? Parabéns, você está no caminho certo.
Viagens internacionais e intercâmbios culturais são experiências que só trarão benefícios para a sua vida pessoal e profissional. Afinal, no cenário de hoje, em que as distâncias se encurtaram e a mobilidade é tão facilitada, não há motivos para fincar raízes num lugar só. Entre logo naquele avião e vá desbravar o mundo!
Mas e se bater a insegurança? E se a burocracia com vistos, documentos e emissão de passaporte acabar fazendo você desanimar ou adiar seus planos? Não se preocupe que estamos aqui para ajudar a simplificar sua vida.
Você pode começar devagar, escolhendo destinos mais próximos de casa e que não exijam procedimentos muito burocráticos para permitir sua entrada. Que tal começar viajando pela América do Sul? Sabia que você não precisa nem de passaporte para viajar pelo Mercosul?
Continue lendo o nosso post, pois vamos contar como isso funciona.

Os países do Mercosul

No dia 26 de março de 1991, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai assinaram o Tratado de Assunção, que criou o Mercosul, o Mercado Comum do Sul. Esse tratado tem como objetivo favorecer a livre circulação de bens e serviços, além de adotar políticas comuns, harmonizar regulamentações e estimular o intercâmbio entre os parceiros.
Atualmente, todos os países da América do Sul são participantes do Mercosul, alguns como Estados Partes e outros como Estados Associados. Os últimos a serem admitidos foram a Guiana e o Suriname, em 2013.

work-travel-banner

A documentação exigida para viajar pelo Mercosul

Então, quer dizer que os brasileiros não precisam de passaporte para dançar um tango em Buenos Aires, nem para se deslumbrar com as incríveis paisagens da Patagônia no Chile ou para visitar Machu Picchu, no Peru? E nem precisam de visto para fazer aquele curso de espanhol em Bogotá, Montevidéu ou outra cidade charmosa da América do Sul? Sim, é verdade!
No site brasileiro oficial do Mercosul, você encontra a informação:

“Os cidadãos dos Estados Partes e dos Estados Associados do MERCOSUL não precisam de passaporte ou visto para circular pela região, bastando a carteira de identidade nacional ou outro documento considerado válido, conforme a Decisão CMC Nº 14/1”.

E o que você precisará apresentar ao passar pelo controle de passaporte nos aeroportos sul-americanos? Apenas sua identidade nacional. Simples assim.

Os cuidados necessários para viajar sem passaporte

Porém, não é porque o passaporte não é exigido que você pode entrar “de qualquer jeito” no país. Mesmo sem burocracia, é preciso ficar de olho em alguns detalhes.
Antes de tudo, seu documento de identidade deve ter sido emitido por cada Unidade da Federação com validade nacional, não pode ter mais de 10 anos de emissão e precisa ter foto recente, que possibilite o seu reconhecimento. Ou seja: não vale aquela foto de 10 anos atrás, com sua carinha de criança. Além disso, documentos rasurados, danificados ou em mau estado de conservação podem ser recusados.
Ainda é importante mencionar que sua carteira de habilitação é válida como identidade no Brasil, mas não nos países do Mercosul. Só vale o documento de identidade original, mesmo que o número dele conste na CNH.
Esse é o caso, também, das identidades funcionais emitidas por entidades de classe como a OAB ou o CRM, por exemplo. Elas são válidas como identidade no Brasil, mas não nos nossos vizinhos do Mercosul.
Outra informação importante: ao passar pelo setor de imigração ao entrar nos países do Mercosul, você receberá um papel que registra sua entrada no país. Não jogue esse papel fora, pois ele será pedido na sua saída!
Agora que você já sabe que viajar pelo Mercosul é mais simples do que imaginava, pode ir fazer as malas. Mas antes de embarcar, deixe seus comentários no post. Queremos saber quais são seus planos e o que você tem para nos contar!
[captacao-banner conteudo_titulo=”Receba dicas e promoções de intercâmbio” formid=”cf7e3181-9dde-43e2-b3e2-72a9cb1dddf9″ conteudo_descricao=”Deixe seu email e receba dicas e promoções para estudar e trabalhar no exterior.”]

estudar-canada-banner