Data Representação de um calendário 03/02/2021

Emissão de passaporte: saiba como emitir em 4 passos!

O passaporte é um documento essencial para viajar para qualquer país fora do Mercosul. Saiba como fazer a emissão de passaporte a seguir.

Viajar para o exterior é como a realização de um sonho, não é verdade? Mas saiba que o primeiro passo para realizar seu sonho é fazer a emissão de passaporte. 

Antes de tudo, para emissão de passaporte, é necessário separar toda a documentação necessária. Logo após, cumprir os prazos estabelecidos pela Polícia Federal.

Os prazos podem variar de acordo com a demanda do posto da Polícia Federal. Por isso, uma dica é não comprar as passagens aéreas até receber o passaporte. Mas fique tranquilo. Fazer a emissão de passaporte não é um bicho de sete cabeças. A gente explica passo a passo, no artigo abaixo.

Passo 1: Solicitar no site da Polícia Federal.

A lista de documentos necessários para emissão de passaporte depende da situação do solicitante. Idade, sexo, estado civil e nacionalidade estão entre fatores levados em consideração pela Polícia Federal para determinar qual a documentação necessária para iniciar o processo. Em caso de pendências com a Justiça Eleitoral ou com o Serviço Militar, o solicitante terá que apresentar os documentos que comprovem a regularização da situação.

O formulário tem quatro etapas: 

  1. Dados pessoais 
  2. Documentos
  3. Dados complementares (profissão, email, endereço)
  4. Revisão de dados

Para saber exatamente quais documentos aplicam ao seu caso, acesse o site da Polícia Federal, na página divisão de passaporte.

Passo 2: Pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU).

Após preencher o formulário de solicitação, será gerado um protocolo e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU).

Atualmente, a taxa é de R$ 257,25 e pode ser paga em qualquer banco, lotéricas ou na internet mesmo. 

work-travel-banner

Passo 3: Agendar o atendimento presencial

Depois de efetuar o pagamento, é só agendar o atendimento no site da Polícia Federal e aguardar a data. Você consegue agendar a data de atendimento depois que o boleto é compensado (de 1 a 3 dias). 

No dia agendado, compareça ao Posto da Polícia Federal com todos os documentos listados  originais. A PF não aceita cópias, mesmo que autenticadas, nem documentos rasurados. 

Em caso de perda de algum documento, será necessário apresentar boletim de ocorrência que registre o extravio.

Recomenda-se chegar na PF com 15 minutos de antecedência. 

Passo 4: Retirar o passaporte.

Para retirar o passaporte, compareça ao posto da PF com um documento de identidade original. Você consegue acompanhar a emissão de passaporte informando o número do protocolo neste link aqui

Tecnicamente, não existe “renovação de passaporte”. Quando um passaporte expira, ele se torna automaticamente inválidos. Ou seja, se não for seu primeiro passaporte, você deverá igualmente seguir o passo a passo acima.

Lembrando que a entrega é feita apenas ao titular do documento! E, se for menor de idade, não esqueça de ir acompanhado dos seus pais ou responsável legal. 

Prontinho! Agora que você já sabe quais os documentos para emissão de passaporte, só resta agendar sua viagem com um dos especialistas da Intercultural!

estudar-canada-banner