Como melhorar sua experiência de intercâmbio nos EUA

Como melhorar sua experiência de intercâmbio nos EUA

A experiência de intercâmbio nos Estados Unidos, para ser rica, precisa agregar as mais variadas atividades. Um bom aprendizado não diz respeito apenas ao conteúdo que está sendo estudado. É preciso imergir culturalmente no país estrangeiro. Isso porque é na convivência com outras pessoas e com o local que o estudante desenvolve seu conhecimento.

Se é necessário participar socialmente para evoluir no aprendizado, maior ainda é a importância dessa participação em um intercâmbio. Afinal, saímos de um ambiente em que estamos acostumados e vamos para outra cultura, com outra língua. Para melhorar a qualidade da experiência de intercâmbio nos EUA, confira nossas dicas.

1. Planeje seu roteiro de viagem, quando fizer seu intercâmbio nos Estados Unidos

Nem todos gostam de planejar, é verdade. No entanto, um plano te ajuda a criar um roteiro para aproveitar melhor o tempo. Parte do seu dia será dedicada ao estudo, evidentemente. Por isso, é importante você saber como aproveitar o que lhe resta. Estabelecer horários é muito importante para que você consiga cumprir prazos e atingir objetivos. Afinal, todo mundo quer viajar e aproveitar ao máximo a experiência.

2. Envolva-se em atividades

Pense em tudo o que você gosta, no que poderá enriquecer sua experiência. Além do estudo que irá fazer, você poderá aprender algo novo ou inscrever-se em atividades. Existem muitas maneiras de aproveitar um país estrangeiro, e no caso dos EUA você tem as mais variadas possibilidades. Se você estudar em um campus de universidade, terá contato com inúmeras possibilidades de crescimento. Ao chegar aos Estados Unidos, procure por novas atividades e veja como poderá aproveitar seus dias.

3. Faça imersão cultural

Uma maneira de enriquecer seu desenvolvimento é fazer imersão cultural. Viva como um americano. Converse apenas em inglês, consuma sua cultura, frequente seus ambientes. Pense que toda a diversão não será uma maneira de se “desligar” dos estudos. Pelo contrário, a imersão funciona justamente para aprender com tudo o que o país tem a oferecer.

4. Conecte-se com pessoas

Você só tem a ganhar se criar relações de amizades com outras pessoas. Converse, faça amizades, combine programas. Você vai aprender mais e criar relações que ficarão na memória. Se for tímido, esqueça por um momento a timidez. Vale muito mais a pena conversar e esquecer a timidez do que perder grandes oportunidades de conhecer pessoas.

5. Crie listas

Uma excelente maneira de se programar e aproveitar a experiência de intercâmbio nos Estados Unidos é criar listas simples de coisas que pretende fazer. Você pode pensar, por exemplo, em experimentar um restaurante diferente por semana ou um programa cultural todo sábado. O critério é seu. Pense em tudo o que você gosta e libere a mente na escrita.

6. Não tenha medo de errar

Você estará em contato com outros intercambistas que possivelmente, assim como você, podem estar aprendendo um novo idioma e ter dificuldade na comunicação. Com a interação diária é possível desenvolver o idioma em conjunto e o contato com as diferentes nacionalidades te dará a oportunidade de treinar o listening para outras regiões do mundo. Isso porque, cada país tem a sua forma de falar o inglês e esse contato direto te ajudará a desenvolver a percepção sobre o idioma.

Por isso, não tenha medo de se arriscar. Aproveite o tempo livre para ir a um bom bar, conversar, experimentar um programa novo e estar em contato com novas pessoas. Você aproveita mais o intercâmbio e enriquece a experiência!

Conheça todos os programas de intercâmbio e saiba como podemos te ajudar a realizar essa experiência.

Fale com nossos especialistas

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.