Data Representação de um calendário 26/03/2022

Homestay: como funciona o intercâmbio em casa de família

Fazer um intercâmbio em homestay é uma oportunidade única e cheia de vantagens. Leia o artigo e saiba mais sobre a acomodação homestay!

Está se preparando para o seu intercâmbio, mas ainda não sabe qual tipo de acomodação escolher? A residência estudantil e a homestay são as opções mais comuns – e é sobre esta última que vamos falar neste artigo.

Morar em uma casa de família pode tornar a experiência do intercâmbio ainda mais incrível: a homestay permite um contato maior com o idioma e a cultura local, além de ser mais seguro e econômico.

Neste artigo, vamos falar sobre como a homestay é o tipo de acomodação ideal para quem busca uma vivência internacional completa. Então, continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Como funciona o homestay?

Antes de tudo, é preciso definir o que é host family e o que é homestay.

Esse tipo de acomodação no intercâmbio nada mais é do que quando uma família abre as portas da sua casa para estudantes internacionais. Assim, você vai morar com uma família típica local, podendo ser nascida no país ou imigrante (mas sempre falante nativa do idioma).

Acima de tudo, morar em uma casa de família é uma oportunidade e tanto para você viver uma imersão cultural.

O convívio diário com os moradores locais vai te ajudar a treinar e aperfeiçoar o seu conhecimento no idioma, já que a única forma de se comunicar com a host family será em inglês (ou outra língua local).

Ainda, a maior parte das homestays incluem duas ou três refeições no pacote de intercâmbio. Além de não ter que se preocupar em preparar as refeições, você tem a oportunidade de provar a culinária local e todas as suas delícias.

Outro ponto importante sobre a acomodação em casas de família é que existe um processo de seleção prévio, para descobrir se o estudante e a família “dão match”.

banner-diplomas-exterior

Assim, você preenche uma ficha, informando suas preferências: número de refeições, hábitos alimentares (se você é vegetariano ou vegano, por exemplo), se tem alergia a animais, se gosta de conviver com crianças…

Geralmente, os estudantes que optam por esse tipo de acomodação contam que, depois de um tempo, começam a se sentir em casa, como parte de uma nova família. Incrível, não é?!

Vantagens do homestay

Se você preferir morar com uma host family ao invés de uma residência estudantil, precisa estar ciente de todas as vantagens e desvantagens desse tipo de acomodação.

A seguir, confira uma lista com os principais pontos positivos sobre morar em uma casa de família:

  • Não ter que se preocupar com limpeza da casa, apenas com a organização do próprio quarto;
  • Não precisar fazer comida;
  • Praticar o inglês de forma ainda mais intensa;
  • Viver a cultura de maneira completa;
  • Ter com quem contar quando precisar de ajuda;
  • Se sentir mais seguro e acolhido.

Por outro lado, é importante ter em mente que você deve respeitar as regras da casa: horários para dormir e acordar, horários para voltar para casa, não poder receber visitas.

Resumindo: é preciso lembrar que você estará morando em uma casa que não é, de fato, sua – e é preciso respeitar os costumes da família.

A Intercultural te ajuda a encontrar a melhor acomodação!

E aí, está ansioso para embarcar para uma das melhores experiências da sua vida?

A Intercultural te ajuda a escolher a melhor acomodação para o seu intercâmbio, seja em residências estudantis ou em homestay.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como o mundo quer conhecer você!