Data Representação de um calendário 16/07/2021

Idioma da Suíça: conheça mais sobre o país poliglota

Assim como o Canadá e a Bélgica, o idioma da Suíça não é apenas um. Que tal conhecer um pouco mais sobre isso e sobre alguns costumes do país?

Quem nunca teve vontade de provar um chocolate suíço, um dos seus famosos queijos ou visitar os famosos Alpes Suíços? Mas, além disso, quem nunca ficou curioso em saber qual o idioma da Suíça? 

A gente já pode te adiantar que o idioma da Suíça não é o “suíço” e nem é só um idioma. Na verdade, a Suíça tem cerca de quatro línguas como seu idioma oficial. 

No primeiro momento, pode parecer uma grande confusão, não é? Mas que tal entender um pouco mais sobre como a dinâmica do idioma da Suíça funciona e conhecer sobre os costumes do povo suíço? 

Idioma da Suíça – quais os 4 idiomas principais? 

A Suíça é um pequeno país, localizado bem no centro da Europa. Acredita-se que a grande variabilidade linguística do país se deve não só à sua colonização, mas à forte influência de seus países vizinhos. 

O alemão é o idioma mais falado no país. Cerca de 63% da população, principalmente na parte norte e leste do país, se comunicam usando a língua germânica. 

Logo depois do alemão, a segunda língua mais falada é o francês. A Suíça é um dos 41 países que têm o francês como idioma oficial e é uma ótima opção para quem quer fazer intercâmbio na Europa e aprimorar o idioma.

Em terceiro lugar, temos o italiano, que, de tão marcante na região por suas especificidades suíças, tem até uma outra maneira de ser chamado. O “italiano-suíço” é conhecido como Lombard. 

work-travel-banner

Por último, mas não menos importante, temos a língua romanche, uma língua de origem romana, assim como suas línguas-irmãs: o italiano, o francês e até o português. O idioma começou a ser formado no ano 15 a.C e sobrevive até os dias de hoje.

Por mais que não seja o foco de muitos estudantes, nem seja muito popular fora do seu país, a língua romanche é parte fundamental da história e da cultura desse povo e é ainda amplamente utilizada em áreas como educação e política. 

Intercâmbio na Europa: por que escolher a Suíça como destino? 

A primeira coisa que você precisa levar em consideração quando falamos em um intercâmbio estudantil na Europa é escolher um país que fale o idioma no qual você deseja se aprimorar, e sabemos que são muitas opções. 

E, na Suíça, além dos 4 idiomas oficiais do país, você também pode se comunicar muito bem se tiver conhecimento de inglês, já que boa parte da população é fluente ou tem um vasto conhecimento do idioma. 

Vantagens de estudar na Suíça

Viver em um país com um dos maiores IDH do mundo pode trazer muitos benefícios para sua carreira e ficará marcado na sua memória para toda a vida. 

A Suíça é um país que, além de ter um sistema de ensino renomado no mundo inteiro, é bem mais acessível em relação a outros países europeus. Outras vantagens que você pode desfrutar no país são:

  • Prove uma culinária apaixonante;
  • Visite paisagens de tirar o fôlego;
  • Aproveite a diversidade cultural;
  • Estude em instituições renomadas;
  • Desfrute de uma ótima qualidade de vida;
  • Se divirta em festivais de música

Viaje para a Europa com a Intercultural

A gente sabe como o investimento no seu futuro é importante e queremos te ajudar a alcançar seus objetivos.

Se você quer fazer intercâmbio na Europa e se aprimorar em algum idioma da Suíça fale com um de nossos especialistas e conquiste essa oportunidade. 

estudar-canada-banner