Já se foi o tempo em que fazer intercâmbio no exterior era coisa de jovem solteiro.
É cada vez maior o número de casais que optam por estudar no exterior, juntos. Unir turismo ao aprendizado de um novo idioma e dividir as despesas são algumas das vantagens.
No depoimento que eles mandaram pra gente, podemos perceber que compartilhar essa experiência fortaleceu ainda mais o relacionamento do casal, Rogério e Carlise.
Estamos juntos há quase 10 anos, e há tempos vínhamos planejando um intercâmbio. A Irlanda sempre foi à primeira opção, devido a sua magia de conto de fadas, suas paisagens lindíssimas e a receptividade com os estudantes. Quando decidimos concretizar o sonho, sabíamos que a agência de intercâmbio Intercultural de Jaraguá do Sul seria a melhor opção para ajudar na realização do intercâmbio.
Ficamos três semanas estudando em Dublin e mais uma semana passeando em Paris e Amsterdam.
Em Dublin ficamos em uma “host family”. Nossos “pais” eram o John e a Mary (ambos com 70 anos e uma vitalidade de dar inveja) e era ela que preparava o nosso jantar, todos os dias. Ficar em uma “host family” foi uma ótima opção, pois permitiu que conhecêssemos os costumes e dia a dia das pessoas locais.
Estudamos na escola Alpha College, no período da manhã, os professores eram muito bons e tivemos contato com alunos de diversas nacionalidades, o que fez com que além de aprender inglês, também tivéssemos uma troca de experiência incrível.
No período da tarde, aproveitamos ao máximo para conhecer os pontos turísticos e pubs da cidade, que por sinal são encantadores. Os pubs abrem às 11h da manhã e em qualquer horário os mesmos estão lotados, muitos com música ao vivo. O que mais encanta é que há pessoas de todas as faixas etárias, e em seus pedidos, muitas vezes é a tão famosa Guinness (acho que é o segredo da vitalidade do irlandês: um pint de Guinness por dia, rsrs).
Experimentamos o famoso Irish Breakfast, e realmente é uma delícia. Ele é servido em diversos restaurantes ao longo do dia.
Conhecemos o “The Brazen Had”, que é o bar mais antigo da Irlanda, datado de 1198, local com muita história e diversos ambientes com itens desde a época de fundação.
Fomos conhecer os Cliffs Of Moher, que devido ao filme “Casa Comigo”, fazem parte da nossa história e era o nosso grande sonho. Foi o lugar que mais marcou a viagem.
Em um dos finais de semana, fomos a Inglaterra, visitar um amigo em Woking, cidade a 50 km de Londres, o que nos proporcionou uma visita rápida a cidade da Rainha.
Após 03 semanas de intercâmbio, fomos para Paris que realmente é muito linda, com seus cafés maravilhosos. Fomos ao Museu do Louvre, e as 04 horas que ficamos lá dentro, nos deram uma noção de sua grandiosidade.
Para ir a Amsterdam pegamos um trem bala, e em 03 horas desembarcamos na cidade das bicicletas, das tulipas e dos intermináveis canais. É impressionante a quantidade de pessoas se locomovendo de bicicleta. Desde pessoas engravatadas, até pais levando seus filhos para a escola.
Após 28 dias, foi hora de retornar para a nossa terrinha, com a sensação de dever cumprido . Com certeza a experiência serviu para fortalecer a nossa união. Ficou um gostinho de quero mais e na mente os planos para a próxima viagem.
Rogério e Carlise – Jaraguá do Sul/SC
Se você está pensando em estudar no exterior e levar a sua cara metade, saiba que essa pode ser uma boa opção para quem quer pagar menos, além de ter com quem compartilhar essa experiência.
A Intercultural oferece opções de cursos de idioma em diversos destinos. Entre em contato e venha conhecer!