Data Representação de um calendário 10/12/2015

Intercâmbio para o Canadá: 9 curiosidades sobre esse país

Intercâmbio para o Canadá: 9 curiosidades sobre esse país

Se você tem planos de fazer um intercâmbio no Canadá, você fez uma ótima escolha! O Canadá é o segundo maior país em dimensão territorial do planeta e é referência mundial em saúde, segurança e educação. Já percebeu que raramente ouvimos falar do Canadá nos noticiários? Isto é um ótimo sinal — se o Canadá não aparece muito nos noticiários internacionais, isso quer dizer que o povo canadense vive a sua vida em paz, sem grandes tragédias dignas de nota nos jornais. A vida é boa no Canadá.
Ir em intercâmbio para o Canadá será uma experiência para nunca esquecer. E que tal saber algumas curiosidades sobre esse belo país da América do Norte? Continue lendo o nosso post, queremos contar algumas coisas que você vai gostar de saber.

1. Eles são famosos pela cordialidade

Talvez você já saiba que eles são muito cultos e que o sistema educacional de lá é de alta qualidade, não é? Pois saiba que também são famosos pela cordialidade, gentileza e boas maneiras. Canadenses costumam pedir desculpas até quando alguém esbarra neles na rua, como se quisessem dizer: “Desculpe-me, você me esbarrou por minha culpa, pois eu fiquei no seu caminho”.

2. É um país de grande diversidade linguística

Os idiomas oficiais são dois, inglês e francês, mas as estatísticas mostram que mais de 200 idiomas são falados fluentemente no cotidiano da população de 35 milhões de habitantes. Quase 6 milhões de canadenses falam inglês e francês, e mais de 6 milhões deles falam outro idioma em casa. Nas universidades, os professores aceitam os trabalhos escritos tanto em inglês quanto em francês.

3. Maior número de lagos do planeta

O maior número de lagos de água doce do planeta está no Canadá. São tantos que não é possível contar, então só são considerados os que têm mais de 3 km2 — que são 31.752, de acordo com o Atlas do Canadá. Só na província de Ontário são cerca de 25.000 lagos.

4. Maple syrup

A folha símbolo que enfeita a bandeira canadense é a folha da maple tree, chamada de bordo em português. Da seiva bruta da maple tree se fabrica o maple syrup, um xarope parecido com o mel, muito apreciado pelos canadenses para acompanhar torradas e panquecas. A seiva da árvore só pode ser extraída no final do inverno e início da primavera, caso contrário será amarga e imprestável para consumo.

work-travel-banner

5. “Canadá” surgiu de um mal entendido linguístico

O nome do segundo maior país do mundo em extensão territorial significa simplesmente “pequena aldeia”, ou kanata, em língua indígena. Visitando o novo mundo, o explorador francês Jacques Cartier foi convidado pelos indígenas a visitar “kanata” e entendeu que o nome se referia ao país inteiro. Então, o nome do imenso Canadá, na verdade, significa pequena aldeia.

6. País de um só vizinho

Enquanto o Brasil tem 10 vizinhos de fronteira, o Canadá só tem um: os Estados Unidos da América. A fronteira entre os dois países tem 8891 quilômetros de extensão e é a mais longa fronteira terrestre do mundo.

7. Alguns canadenses famosos

Jim Carrey, Pamela Anderson, Céline Dion, Avril Lavigne, Alanis Morissette, Michael J. Fox, o guitarrista Neil Young: são todos canadenses. Keanu Reaves nasceu no Líbano, mas é canadense naturalizado. E um pouco na contramão da cordialidade canadense, o bad boy Justin Bieber também é.

8. O Canadá valoriza as mulheres

As mulheres são mais da metade da população e o país promove a igualdade de gênero. Entre as maiores economias do mundo, o Canadá é considerado o país onde a mulher é mais valorizada. O jovem primeiro ministro Justin Trudeau, que tomou posse em outubro de 2015, fez questão de compor seu gabinete com metade de homens e metade de mulheres. O motivo? “Porque estamos em 2015!”, disse ele. Simples assim.

9. Eles têm rainha!

Essa foi surpresa, não foi? Pois é verdade: o país é uma monarquia constitucional, um estado federal e uma democracia parlamentarista. A Rainha Elizabeth II da Inglaterra é também a Rainha do Canadá. Ela delega poderes a um Governador Geral — ou seja, a rainha só rege, não governa de fato; Elizabeth II é chefe de estado e o Primeiro Ministro é chefe de governo.
Você conhece outros fatos curiosos e inusitados sobre o Canadá? Deixe sua contribuição para a nossa lista, comente no blog!
A Intercultural é o seu portal para estudar no exterior.  O mundo te espera! Acesse: https://www.maisintercambio.com.br/

estudar-canada-banner