Julia Nacif passou 1 ano estudando na Alemanha! - Intercultural
Data Representação de um calendário 23/02/2015

Julia Nacif passou 1 ano estudando na Alemanha!

Julia Nacif estudo Alemão em Freiburg por um ano.

Nossa cliente Julia Nacif, de Curitiba, passou um ano estudando o idioma local na ESL Freiburg e ela conta um pouco da sua experiência abaixo:

“O MEU ANO NA ALEMANHA

Começou em janeiro de 2014, em Freiburg, uma cidadezinha na floresta negra, bem no sul da Alemanha. A cidade é um charme! Tudo funciona, é de fácil acesso e as pessoas são muito simpáticas.

O fato de ela ficar na divisa com outros países também é muito bom, porque me permitiu fazer mini viagens muito legais (e baratas), pra França ou pra Suíça, ou até mesmo ali no sul da Alemanha, que é lindíssimo. E no inverno tem duas estações de esqui super próximas.

Conseguir alugar um apartamento na Alemanha é um drama! Os preços são altos, os quartos pequenos, e, além disso, você tem que fazer uma entrevista com o dono do apartamento antes de alugar, porque sempre tem muita gente interessado no mesmo lugar.
Eu tive sorte e consegui morar em uma casa de família por seis meses, e nos outros seis, eu dividi um apartamento com um alemão de Köln. Achei que essa foi uma escolha muito boa, pois me permitiu criar um vinculo muito bom com a família e também ter o gostinho de morar sozinha. Mesmo depois que eu me mudei, eu mantive uma relação muito próxima com a família e ia tomar café com eles todos os domingos.

Os alemães são pessoas incríveis e com um coração enorme, mas você tem que persistir e ter um pouco de paciência, porque eles são muito fechados no começo. Mas dando tempo e espaço, eles se abrem e se tornam amigos muito fiéis!

É muito fácil de se locomover na Alemanha e tudo chega na hora. Tem o Strassenbahn, o trem, o ônibus, e como todo bom europeu: a bicicleta. É fácil comprar uma bicicleta usada lá, e eu acho que é a melhor opção. Em todo lugar tem ciclovias, e os motoristas respeitam muito os ciclistas. Mas NUNCA deixe sua bicicleta destrancada, porque o índice de roubo é muito alto. Acho que a criminalidade na Alemanha é basicamente essa… É tudo muito seguro. Você pode andar de madrugada sozinha sem nenhum problema.

A minha principal dificuldade nesse ano foi a língua. Eu cheguei lá sem saber falar quase nada de alemão e voltei com um alemão bem razoável (nível B2). Tomo mundo lá fala inglês, o que é muito tentador! O meu conselho pra quem está indo para aprender alemão é: falar para as pessoas que você não sabe falar inglês. Sério! Você vai desenvolver muito mais rápido.

Também tive um “pequeno” incidente no começo. Eu não sabia que era proibido fazer download lá, e eu baixei algumas coisas da internet e duas semanas depois, chegou uma multa de 500 euros na minha casa. Fazer qualquer tipo de download na Europa é proibido! Eles são bem rigorosos com isso e as multas podem chegar a 2000 euros. Então, cuidado e não faça NENHUM tipo de download.

Bom, acho que esses são os pontos principais… A comida é excelente, a cerveja é sensacional, as mudanças de estação  são incríveis e a água é sempre com gás! E não se esqueça de levar uma pantufa. Os alemães adoooram pantufas 🙂

Ainda viajei muito, fui a  Londres, Paris, Barcelona, Zurique, Berlin, Munique, Heidelberg, Veneza, Verona, Roma, Atenas, Santorini fora outros locais menores.”

E aí? Tá afim de aprender outro idioma? Nada melhor que um curso de idiomas em uma das escolas parceiras da Intercultural. Entre em contato com uma de nossas unidades e faça o seu orçamento. Uma experiência internacional é um dos melhores investimentos que você pode fazer.

Veja abaixo as fotos da Julia na Alemanha e em várias viagens que ela fez.