Data Representação de um calendário 27/07/2015

Nunca é tarde para realizar sonhos

Nunca é tarde para realizar sonhos

Intercâmbio fora do país com 42 anos, uma bela experiência e exemplo a ser seguido

O ano de 2015 foi muito marcante na minha vida pois consegui realizar um antigo sonho de fazer um intercâmbio fora do país, mesmo já contando com 42 anos de idade, uma esposa linda e maravilhosa e 2 filhos jovens (16 e 18 anos).

IMG_2003

A equipe da Intercultural e principalmente minha querida amiga Cristiane Freiberger do escritório de Jaraguá do Sul, cuidaram de toda a documentação, visto, host family, passagens aéreas, translado, escola, etc. Tudo muito primoroso e profissional, o que me permitiu ficar mergulhado intensamente na cultura canadense durante as 4 semanas na linda e charmosa cidade de Victoria, BC.

IMG_2012

IMG_2009

Falar da cidade é muito difícil, pois faltariam linhas para descrevê-la, contudo posso resumir como fantástica!
Desde as paisagens de cartão postal, um sistema urbano super eficiente, um povo hospitaleiro, mar, montanha, baleias, vida selvagem, clima super amigável para o inverno canadense, flores e mais flores, ou seja, uma ótima expressão do paraíso na Terra. Com certeza moraria com minha família naquele lugar.

IMG_2014

A escola que estudei foi a Global Village. Está no centro da cidade e conta com ótimas instalações e um corpo docente de primeira qualidade. O método de estudo é super dinâmico e éramos desafiados todos os dias… na formatura obtive o meu certificado de conclusão bem como fui presenteado com o prêmio de melhor aluno da turma \(^_^)/.

work-travel-banner

IMG_2015

Sobre brasileiros? Sim, eles existem em Victoria, mas muito poucos na minha opinião. Com um foco no inglês, você tem bem pouco tempo e vontade de falar em português. Na escola haviam apenas 6 estudantes do Brasil, uma quantidade bem inexpressiva dado o volume e contato diário com Japoneses, Koreanos, Suiços, Mexicanos, Árabes entre outras nacionalidades.

IMG_2016

Fiquei hospedado numa casa de família muito legal. Meus “pais” cozinhavam super bem, antes da viagem pensei que iria emagrecer no Canadá mas isso não foi possível :-). Além dos 2 filhos do casal (12 e 6 anos), na casa também moravam 2 outros estudantes (um da Colômbia e outro Japão), o que me ajudou ainda mais na prática do inglês, uma vez que era o único idioma possível para nos comunicarmos durante nossa estada tanto na casa quanto no trajeto para a escola e momentos de lazer.

IMG_2011

IMG_2017

Ao fim do programa de intercâmbio ficou um misto de sentimentos. O desejo imenso de voltar para casa dado à saudade dos meus, bem como um apego muito grande por estar num lugar que acolhe de maneira tão especial seus imigrantes, estudantes etc.

Obrigado Intercultural por ter me propiciado tal experiência, com certeza voltarei!!! See u soon!!!

Ricardo Santana – Jaraguá do Sul

estudar-canada-banner