A preocupação com a manutenção da saúde de seus habitantes é uma constante em todo lugar, sobretudo naqueles países que exigem vacina de febre amarela.
Atualmente, segundo a Anvisa, os países que exigem vacina de febre amarela são 125, em todo o mundo e, incluem a África do Sul, a Austrália, a China, os Emirados Árabes Unidos, Índia, Malta, Panamá, dentre outros.
Nesse sentido, os países que exigem vacina de febre amarela são destinos onde ainda há a possibilidade de contaminação pela doença e, por isso, o Certificado Internacional de Vacinação – CIV deve ser apresentado no aeroporto do destino.
O CIV é o documento que comprova a imunização contra febre amarela e possibilita a entrada nos países onde ainda há casos da enfermidade e, por esta razão, exigem o documento.
No Brasil, por exemplo, ainda temos ocorrências da doença, principalmente em áreas mais remotas e próximas da natureza, como na região amazônica. Por isso, o turista estrangeiro deve se vacinar antes de vir.
E, é importante ressaltar que a vacina tem que ser aplicada em até 10 dias antes da viagem, pois é o prazo que o imunizante precisa para começar a fazer efeito.
Lista dos países que exigem vacina de febre amarela (atualizado em agosto de 2020)
- África do Sul
- Albânia
- Angola
- Antígua e Barbuda
- Arábia Saudita
- Argélia
- Aruba
- Austrália
- Bahamas
- Bahrein
- Bangladesh
- Barbados
- Belize
- Benin
- Bolívia
- Bonaire
- Botsuana
- Brunei
- Burkina Faso
- Burundi
- Cabo Verde
- Camarões
- Camboja
- Cazaquistão
- Chade
- China
- Colômbia
- Congo
- Coreia do Norte
- Costa do Marfim
- Costa Rica
- Cuba
- Curaçao
- Dominica
- Egito
- El Salvador
- Emirados Árabes Unidos
- Equador
- Eritreia
- Etiópia
- Filipinas
- Gabão
- Gâmbia
- Gana
- Granada
- Guadalupe
- Guatemala
- Guiana
- Guiana Francesa
- Guiné
- Guiné Equatorial
- Guiné-Bissau
- Haiti
- Honduras
- Ilha Christmas (Ilha do Natal)
- Ilha de São Martinho
- Ilhas Fiji
- Ilhas Pitcairn
- Ilhas Salomão
- Índia
- Indonésia
- Irã
- Iraque
- Jamaica
- Jordânia
- Libéria
- Líbia Seychelles
- Madagascar Singapura
- Malásia
- Malawi
- Maldivas
- Mali
- Malta
- Martinica Suriname
- Mauritânia
- Mayotte
- Mianmar
- Moçambique
- Montserrat
- Namíbia
- Nepal
- Nicarágua
- Níger
- Nigéria
- Niue
- Nova Caledônia
- Omã
- Panamá
- Papua Nova Guiné
- Paquistão
- Paraguai
- Polinésia Francesa
- Quênia
- República Central Africana
- República Democrática do Congo
- República Dominicana
- Ruanda
- Samoa
- Santa Helena
- Santa Lúcia
- Santo Eustáquio*
- São Bartolomeu
- São Cristóvão e Néris
- São Martinho
- São Tomé e Príncipe
- São Vicente e Granadinas
- Senegal
- Serra Leoa
- Somália
- Sri Lanka
- Suazilândia (eSwatini)
- Sudão
- Sudão do Sul
- Tailândia
- Tanzânia
- Togo
- Trindade e Tobago
- Uganda
- Venezuela
- Wallis e Futuna
- Zâmbia
- Zimbábue
*A lista atualizada pode ser encontrada no site da Anvisa.
Quem deve tomar a vacina para febre amarela e quem não pode
De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, as pessoas entre 9 meses e 60 anos de idade, que habitam em regiões consideradas de risco, em certas áreas urbanas e/ou que vão viajar para regiões afetadas pelo surto devem ser imunizadas.
Por outro lado, a vacina contra febre amarela é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses e pessoas com mais de 60 anos.
Igualmente, pessoas imunodepressivas, como pacientes oncológicos e portadores de doenças crônicas também não devem tomá-la.
Certificado Internacional de Vacinação
Assim, se você vai viajar pelo Brasil, pode apresentar a sua carteira de vacinação para comprovar a imunização contra a febre amarela.
Porém, se for viajar para o exterior, em um intercâmbio de idiomas, por exemplo, em algum dos países que exigem vacina febre amarela, vai precisar apresentar o Certificado Internacional de Vacinação.
Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação
- Em primeiro lugar, você precisa ser vacinado, gratuitamente na rede pública ou em alguma clínica particular.
- Em seguida, com a carteira (ou o comprovante) de vacinação em mãos, vai acessar o site do Governo Federal e efetuar o seu cadastro.
- Vai clicar no link para solicitar o Certificado Internacional de Vacinação anexando os seguintes documentos digitalizados: CPF e comprovante de vacinação, com nome e data de nascimento, data da vacinação, lote da vacina, assinatura de quem realizou a vacinação, identificação e carimbo da unidade de saúde onde você tomou a vacina.
- Após esta etapa final, é só aguardar o recebimento do Certificado Internacional de vacinação pelo e-mail cadastrado e boa viagem!
Por fim, se mesmo após esta completa explicação você ainda não está seguro se precisa vacinar, para a sua viagem de intercâmbio no exterior, pode contar com a gente!
Fale com nossos consultores de intercâmbio e tire todas as suas dúvidas sobre os países que exigem vacina febre amarela no mundo e pode ir tranquilo! Entre em contato! Temos condições incríveis para você realizar o sonho de estudar fora do Brasil!