Data Representação de um calendário 25/07/2016

Para onde eu vou?

Para onde eu vou?

5 dicas para escolher o país certo para o seu intercâmbio

Já diziam os sábios: o mundo é grande. Tão grande que escolher o destino para fazer o seu intercâmbio pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora. São muitas as opções de países que convidam a vivenciar sua cultura, explorar os seus contrastes e vivenciar experiências únicas.

Mensagens-para-Intercambistas-16

Para ajudar nessa decisão, listamos alguns fatores que são essenciais para escolher a opção que mais combina com você. Confira.

1 – O idioma que deseja aprender.

Seja qual for a sua escolha, ela com certeza vai passar pelo fator idioma. Isso porque passar um tempo em um país significa aprender ou ganhar fluência na língua estrangeira para poder se comunicar, estudar ou trabalhar.
A maior procura é por países da língua inglesa, como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia, seguida por aqueles de língua francesa e espanhola. Definido o idioma, estreitam-se as opções de destino, e assim é possível passar para outro fator importante nessa decisão.

learn-685x317

2 – O objetivo da sua viagem.

Se você quer fazer um intercâmbio para estudar, é preciso considerar as escolas e universidades nos possíveis países de destino. Faça um levantamento dos cursos que você gostaria de fazer, e avalie o histórico de cada instituição, bem como a opinião de ex-alunos.
Se o seu objetivo é trabalho, então pesquisar os países que oferecem as melhores oportunidades para a sua área é essencial para fazer a melhor escolha.
Depois de ter essas informações em mãos, passamos para o próximo ponto, crucial para a sua tomada de decisão.

work-travel-banner

3 – Qual o orçamento para o intercâmbio?

O orçamento é um dos mais importantes fatores, se não o mais, na escolha de um destino para o seu intercâmbio. Isso porque são muitas as opções, e mesmo que você tenha definido a língua que gostaria de se aprofundar e o objetivo da viagem, o custo pode ter grandes variações.
Os grandes responsáveis pelas diferenças de valor entre um país e outro são o tempo de permanência, o câmbio da moeda estrangeira em relação ao real, o objetivo da sua viagem, o tipo de hospedagem e o custo de vida do país, que inclui alimentação, transporte, lazer, etc.

dinheiro-exterior-1419021937083_615x470

4 – Possibilidade de viagens.

Fazer um intercâmbio é ter a oportunidade de conhecer outros países e cidades, além do que aquele que você escolheu como destino. Por isso, se você quer viajar, é preciso levar em consideração a facilidade de deslocamento, as ofertas de voos e o tempo que você poderá dispor para explorar outros lugares.
Com planejamento e organização, essa é sempre uma opção válida, que rende lembranças inesquecíveis.

5 – Opinião de outros intercambistas.

Com certeza você conhece alguém que já tenha feito intercâmbio, seja na família ou no seu círculo de amigos. Use isso a seu favor e peça para que essa pessoa lhe conte as experiências que teve morando fora, dicas de passeios, como economizar, qual local ele mais gostou de conhecer, ou seja, tudo aquilo que envolve o intercâmbio.

shutterstock_191744507

Depois de ter considerado todos esses fatores que apresentamos e reunindo o máximo de informações possíveis sobre as suas opções, você com certeza vai ganhar mais confiança para fazer a escolha do destino ideal para o seu intercâmbio.

E você, ficou com alguma dúvida? Conte com a Intercultural para planejar a sua viagem.

estudar-canada-banner