Data Representação de um calendário 16/07/2021

Permissão Internacional para Dirigir: você já tem a sua?

Saiba quais países aceitam e qual a importância de emitir a sua Permissão Internacional para Dirigir antes de fazer intercâmbio.

A Permissão Internacional para Dirigir é uma documentação importante para quem tem carteira de habilitação no Brasil e quer fazer intercâmbio e poder desfrutar das vantagens de dirigir fora do país. Ela torna sua habilitação equivalente em outras 9 línguas: inglês, espanhol, português, chinês, japonês, árabe, russo, francês e alemão.

E, ao contrário do que muitos pensam, é muito fácil solicitar e emitir a Permissão Internacional para Dirigir fora do Brasil, enquanto aproveita para trabalhar, aprimorar um segundo idioma, ou simplesmente tirar férias no exterior e conhecer mais do país em que você está hospedado. 

Confira tudo o que você precisa para fazer intercâmbio e aproveitar sua Permissão Internacional para Dirigir sem preocupações.

Qual a importância de emitir a Permissão Internacional para Dirigir?

Muitos países no exterior são reconhecidos por terem um ótimo sistema de transporte público, entre ônibus, trens, barcas e metrôs. Mas não podemos negar que há muito mais praticidade em dirigir seu próprio veículo no exterior. 

Além de muito prático, é uma ótima opção para quem quer mais independência. Ter a permissão em mãos é mostrar às autoridades locais que você está habilitado e capacitado para exercer uma direção responsável e segura no trânsito local. 

Para alguns programas de intercâmbio para trabalhar no exterior, como é o caso do intercâmbio para Au Pair, a carteira válida no exterior é um pré-requisito. 

Sem contar que é um sonho poder fazer intercâmbio e dirigir pelas lindas praias da Califórnia ou pelas modernas ruas de Sydney. 

Mas é preciso ressaltar que a maioria dos países, principalmente europeus, não alugam carros para menores de 21 anos. 

A PID só é obrigatória depois de 180 dias? 

Isso depende muito. 

Há muitos países que só exigem a PID como documento obrigatório depois da estadia de 180 dias no país em questão e há países que exigem que o documento seja apresentado sempre que estiver dirigindo um veículo em solo internacional desde o primeiro dia. 

Mas, na dúvida, é bom sempre ter o documento em mãos, não é? 

work-travel-banner

Quais países aceitam a PID?

O PID é um documento que é aceito em mais de 100 países, todos signatários da Convenção sobre o Trânsito Viário, desde 1968. 

Mas  é essencial lembrar que a PID não substitui a CNH em outros países. Ela funciona mais como um “tradutor” e um “validador” do seu documento original e você apresenta sua carteira de habilitação original no exterior junto com a permissão.

Alguns dos países que aceitam a PID são:

  • Alemanha;
  • Argentina;
  • Canadá;
  • Coréia do Sul;
  • Costa do Marfim;
  • Espanha;
  • Estados Unidos;
  • Grécia;
  • México;
  • Nova Zelândia;
  • Paraguai;
  • Peru;
  • Venezuela.

Você pode acessar a lista completa dos países que solicitam a PID, antes e depois dos 180 dias, diretamente no site do DETRAN do seu estado, para aproveitar suas férias no exterior sem complicações.

Como emitir a Permissão Internacional para Dirigir?

Para brasileiros que querem dirigir fora do país, é bem fácil garantir o documento. 

Você pode fazer a solicitação pela internet, através do site do DETRAN do estado emissor da sua CNH. Basta acessar o site, fazer o login e preencher as informações solicitadas. Depois, efetue o pagamento e é só aguardar a entrega. 

Normalmente, você receberá o documento em sua casa ou no endereço preenchido no formulário em até 10 dias úteis. 

Você também pode optar por fazer a sua solicitação presencialmente na sua autoescola, ou em um órgão do DETRAN – nesse caso, o ideal é que você agende previamente a sua visita. 

Quais os documentos necessários? 

Seja online ou presencialmente, é importante não esquecer nenhum documento para sua solicitação. 

  • Carteira de Identidade original e cópia;
  • Cópia de um comprovante de endereço no Brasil;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) original e cópia simples, dentro do prazo de validade. Ela não pode estar suspensa, nem estar sendo cassada;
  • Comprovante de pagamento da taxa – original ou cópia simples, apenas nos casos em que o pagamento da taxa não constar no sistema do DETRAN. 

Qual o prazo de validade? 

Existem dois meios para a PID ficar vencida e, então, precisar de renovação.

  1. Até 3 anos a partir da emissão da PID;
  2. Até o vencimento da sua CNH original.

O que acontecer primeiro, é o que conta. Mas o ideal, principalmente em viagens internacionais, é manter todos os documentos sempre atualizados.


Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre a emissão da sua Permissão Internacional para Dirigir, você pode falar com um dos nossos especialistas em intercâmbio e obter as informações que precisar. 

estudar-canada-banner