Pontos turísticos pelo mundo: Metrô de Londres - Intercultural
Data Representação de um calendário 07/03/2016

Pontos turísticos pelo mundo: Metrô de Londres

Pontos turísticos pelo mundo: Metrô de Londres

Quando pensamos em Londres como destino turístico, logo vem à nossa cabeça lugares como o Big Ben, Palácio de Buckingham, London Eye ou algum de seus fabulosos parques. Entretanto, um outro velho conhecido da capital da Inglaterra desponta como inusitado ponto turístico: o metrô de Londres! Mais do que uma eficiente maneira de se locomover, o Underground, como é conhecido, reserva ao visitante valiosas experiências e descobertas. Confira algumas delas no post de hoje!

Um pouco de história

O metrô de Londres começou a ser construído em meados do século XIX, tendo sido inaugurado no longínquo ano de 1863. Hoje o sistema é o segundo maior do mundo em extensão, com 402 km, 11 linhas e 270 estações.

Funcionamento

Utilizar o metrô em Londres é simples. Com estações bem sinalizadas e mapas gratuitos disponíveis em todas elas, fica difícil se perder.
As linhas são identificadas por nomes e cores da seguinte maneira: Bakerloo (marrom), Central (vermelho), Circle (amarelo), District (verde), East London (laranja), Hammersmith & City (rosa), Jubilee (cinza), Metropolitan (vinho), Northern (preto), Piccadilly (azul escuro), Victoria (azul claro) e Waterloo & City (azul piscina).
O horário de funcionamento varia entre as estações, mas em geral se inicia por volta das 5 da manhã e se encerra à meia-noite.
O valor da passagem de metrô é calculado de acordo com as zonas da cidade pelas quais você vai transitar. Todo o sistema está dividido em 6 zonas, sendo a 1 a mais central e a 6, a mais afastada. Transitar entre 1 e 2 é mais barato do que entre 1 e 6, e assim por diante.
São 3 as opções para adquirir suas passagens:

  1. Single Fare: Bilhete simples que permite uma única viagem;
  2. Oyster Pass: Cartão recarregável que tem limite diário de gastos. Ou seja, passado o limite, todas as demais viagens em um mesmo dia serão gratuitas;
  3. Travel Ticket: Com duração de até 7 dias, permite viagens ilimitadas durante o período.

Vale ressaltar que em horário de pico a passagem custa mais do que em outros, não importando se o trajeto é o mesmo. Esse horário vigora entre 6h30 e 9h30 da manhã, de segunda a sexta-feira.
Importante também dizer que o sistema de transportes de Londres integra de maneira eficiente os serviços de ônibus e metrô, sendo necessário um único cartão para pagar os dois tipos de bilhetes.

Curiosidades do metrô de Londres

Para além da fama de ser mal assombrado, o metrô londrino reúne uma série de pontos interessantíssimos, distribuídos entre suas 270 estações. Vamos destacar alguns:

Westminster

Com visual futurista que reúne toneladas de aço e concreto, o visitante da estação Westminster se sente em alguma estação espacial do cinema.

Southgate, East Finchley e Cockfosters

Com arquitetura em estilo art deco projetada por Charles Holden, as três estações fazem com que tenhamos a sensação de voltar no tempo.

Aldwych

A estação, que chegou a ser fechada em 1994 por conta do pequeno fluxo de passageiros, ganhou vida nova ao servir de cenário para o filme V de Vingança e para a série Sherlock.

Baker Street

Com sua antiga plataforma, piso coberto por tijolos e referências a Sherlock Holmes, a Baker Street leva o visitante a se sentir na Londres do início do século passado.

Tottenham Court Road

Essa estação é o lar do belíssimo mosaico em estilo pop art formado por milhares de pequenas pastilhas coloridas de autoria do artista Eduardo Paolozzi.

Leytonstone

Uma série de 17 mosaicos criados em homenagem aos 100 anos do nascimento de Alfred Hitchcock pode ser encontrada aqui. As imagens fazem referência a importantes filmes do cineasta, como Psicose, Janela Indiscreta e Os Pássaros.

King’s Cross

Esta dica é dedicada aos fãs de Harry Potter, que na série de livros embarca na plataforma 9 ¾ da estação, rumo à escola de Hogwarts. Pois a plataforma existe, com direito a placa e carrinho de bagagens que atravessa a parede!
Agora você já sabe: quando estiver na cidade, reserve um pouco de seu tempo para conhecer algumas das estações do metrô de Londres. Repletas de artistas, história e curiosidades, são um passeio simples e divertido. Conhece alguma das estações citadas? Visitou alguma que não mencionamos? Deixe seu comentário!