Está em quarentena? Faça visitas virtuais em 11 museus
Data Representação de um calendário 24/03/2020

Está em quarentena? Faça visitas virtuais a 11 museus

O que você está fazendo na sua quarentena? Bora viajar com a Intercultural? Selecionamos 11 museus que você pode visitar, sem sair da sua casa. Quer sabe como? Confira este Blog Post e venha aprofundar seus conhecimentos culturais!

Grande parte das cidades do Brasil estão atualmente em quarentena (ou isolamento). O motivo? Os recentes casos de coronavírus! Permanecer em isolamento é uma medida de prevenção que faz com que as chances de transmissão do coronavírus fiquem menores. Estamos em um momento delicado em que todo cuidado é pouco, afinal, pequenos descuidos podem nos deixar expostos ao vírus COVID-19. Em outras palavras: fique em casa e faça visitas a 11 museus virtuais.

Como assim? Calma, vamos explicar… Se você já fez tudo o que tinha pra fazer em casa, e já não sabe mais o que inventar, nós trazemos a saída: viaje para vários lugares do mundo e visite 11 grandes museus e seus incríveis acervos.

Como é possível fazer visitas virtuais a 11 museus?

A maior parte dos tours virtuais são possíveis graças ao Google Arts & Culture, uma iniciativa mantida pelo Google, em parceria com museus de diversos países. A ferramenta oferece a realização de visitas virtuais pelas galerias dos museus, com visibilidade de 360º, e imagens de alta resolução. Vamos conferir? Aproveite para aprofundar seus conhecimentos em arte e cultura, sem sair da sua cadeira, cama ou sofá. Certamente você irá gostar!

1 – British Museum (Londres)

British Museum

Tradicionalmente conhecido por possuir as maiores e mais famosas obras da antiguidade , o Museu Britânico completa 267 anos neste ano, o que o torna um dos museus mais antigos do mundo.

O museu é dividido em alas, de acordo com áreas geográficas mundiais. Para o seu tour virtual, estão disponíveis 45 exposições diferentes e um acervo de mais de 7.000 itens!

Confira algumas exposições e coleções do local, clicando aqui!

2 – Galleria degli Uffizi (Florença)

Galleria degli Uffizi

Venha fazer uma viagem pelo museu mais famoso de Florença. Projetado no ano de 1560, grande parte da coleção do museu veio através da dinastia Medici, que governou a cidade de Florença por 3 séculos.

A Galleria degli Uffizi guarda o principal acervo de pinturas renascentistas do mundo e é uma parada obrigatória durante a sua quarentena!

Clique aqui e veja de pertinho as 4 exposições virtuais e as mais de 150 obras que estão disponíveis.

3 – Museu do Louvre (Paris)

Museu do Louvre, um dos mais visitados do mundo e também um dos selecionados para as visitas virtuais a 11 museus

Você não precisa mais sair de casa para conhecer um dos museus mais visitados do mundo!

A coleção do Louvre possui mais de 35.000 obras expostas, o que faz com que os turistas reservem um dia inteiro apenas para visitá-lo (presencialmente, né?).

Para conhecer a grandiosidade e a riqueza do museu, clique aqui e faça um tour virtual 360º . A melhor parte é não ter que desviar de nenhum turista curioso, querendo tirar a melhor foto pro seu Instagram!

4 – Museu de Arte de São Paulo – MASP (São Paulo)

MASP

Fundado em 1947, o MASP foi o primeiro museu de arte moderna do Brasil.

Parada obrigatória de quem conhece a cidade de São Paulo e os inúmeros pontos turísticos da Avenida Paulista, através de um tour virtual você pode conhecer 6 exposições e mais de 1.000 itens! Clique aqui e confira parte do acervo do MASP.

Além disso, o museu oferece um aplicativo gratuito para smartphones, com áudios e comentários exclusivos sobre as obras expostas no local. Ficou curioso? Confira aqui como baixar o aplicativo.

5 – Metropolitan Museum of Art – MET (New York)

Visitas virtuais a 11 museus: Conheça o Metropolitan Museum of Art

Localizado no Central Park, o MET possui uma rica coleção de 2 milhões de obras, que estão dividas por 17 alas. Aqui você encontra desde obras clássicas da antiguidade, até grandes coleções de arte americana moderna.

O Metropolitan Museum of Art é o 5º museu mais visitado do mundo, recebendo mais de 7 milhões de visitantes por ano.

Sabe o melhor? Agora você também terá a chance de visitar este museu, conhecendo suas principais obras. E se quiser se aprofundar mais, aproveite para fazer o tour guiado. A visitação começa aqui!

6 – Museu de Van Gogh (Amsterdã)

Museu de Van Gogh

Você é fã de Vincent Van Gogh? Fazendo jus ao seu nome, é no Museu de Van Gogh que está a maior coleção de obras do artista!

Além de mais de 200 pinturas de Van Gogh, o museu também possui centenas de cartas e desenhos feitos por ele.

No seu tour virtual, você poderá conhecer 2 exposições, com 164 itens. Inicie seu passeio aqui!

7 – Museu do Vaticano (Vaticano)

Visitas virtuais a 11 museus: hora de visitar o Museu do Vaticano

Se um dia for visitar Roma, não se esqueça de conhecer o Museu do Vaticano. Lá você encontra as coleções que foram acumuladas pelos papas durante os anos, bem como outras obras de artes importantíssimas.

O local abriga um acervo com mais de 20 séculos de história, como A Capela Sistina, as salas de Rafaello e a sua pinacoteca.

Seis coleções estão disponíveis para visitas virtuais e você encontra todas elas aqui!

8 – Museu Nacional de História Natural (Washington D.C.)

Museu de História Natural

Quem curte ciência e história natural, não pode deixar de conhecer este museu! O Museu Nacional de História Natural Smithsonian possui uma coleção com mais de 125 milhões de itens de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos e objetos culturais humanos. Dá pra imaginar?

Entre os principais itens, estão as amostras de grandes mamíferos dessecados. Sabe o melhor disso? Você pode ver essa coleção da sua casa!

Aqui estão disponíveis 5 tours diferentes para você conhecer o museu e aprofundar seus conhecimentos em ciências naturais.

9 – Museu Nacional do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Museu Nacional do Rio de Janeiro

Local que inicialmente serviu como residência pra família real portuguesa, o Museu Nacional do Rio de janeiro é a instituição científica mais antiga do Brasil.

O tour virtual permite que o internauta navegue pelo Museu antes do incêndio de 2018, que infelizmente destruiu boa parte do seu acervo.

O tour ainda inclui uma “visita guiada”, acompanhada por áudios com breve explicações. Confira tudo aqui!

10 – Museum of Modern Art – MoMA (New York)

Museum of Modern Art (New York)

Você quer saber mais sobre arte moderna? Então chegou no lugar certo!

O MoMA é um dos museus mais importantes de arte moderna no mundo, e abriga um acervo com mais de 150 mil itens (incluindo fotografias, desenhos, esculturas e pinturas).

Artistas como Picasso, Rodin e Van Gogh, entre outros, você encontra aqui!

11 – Palácio de Versalhes (França)

Visitas virtuais a 11 museus: conheça o Palácio de Versalhes

Transformado em museu em 1837, o Palácio de Versalhes era anteriormente utilizado como centro de poder da França, e foi casa dos reis franceses de 1682 e 1789.

Gigantesco e luxuoso, o Palácio possui 700 quartos, 2 mil janelas e mais de 1000 lareiras. Dá pra imaginar?

O tour virtual permite que você veja de pertinho alguns dos muitos ambientes do Palácio, bem como famosas obras de arte. Acesse aqui!

E aí? Curtiu fazer visitas virtuais a 11 museus? Qual você mais gostou de conhecer? Conta pra gente nos comentários!

Esperamos que tenha aproveitado suas visitas e adquirido novos conhecimentos!