Data Representação de um calendário 13/03/2024

O que fazer em Montreal: 5 lugares incríveis para visitar

O pedacinho da França no Canadá reserva diversas atrações. Descubra o que fazer em Montreal e prepare-se para se apaixonar pela cidade!

Se você está buscando o que fazer em Montreal, não vai se decepcionar com o que temos para você.

A segunda maior cidade do Canadá conta com atrações incríveis para todos os tipos de turistas. Há tanto o que fazer em Montreal, que fica até difícil escolher o que visitar.

Por isso, separamos alguns dos principais pontos para você colocar em sua lista com o que fazer em Montreal.

Continue a leitura e confira!

O que fazer em Montreal

Essa cidade é totalmente turística. E não é para menos, com tanta beleza.

São muitos os motivos que tornam o destino tão requisitado pelos turistas, mas podemos destacar alguns deles:

  • Os edifícios que são um misto de história com modernidade;
  • Os diversos festivais;
  • As inúmeras exposições de arte;
  • A famosa “cidade subterrânea”, construída para amenizar o frio.

Veja abaixo as melhores sugestões do que fazer durante a sua viagem ou intercâmbio em Montreal.

Old Montreal

Essa é uma das mais antigas construções de Montreal.

A construção da Prefeitura de Montreal, por exemplo, foi inspirada na prefeitura da cidade francesa de Tours.

O Marché Bonsecours, que é um dos mercados públicos mais famosos de Montreal, foi inaugurado em 1847 e hoje tem 15 lojas e vários bares e restaurantes.

Por lá, também se destaca a rua Saint-Paul, por sua grande influência histórica. Isso porque foi a primeira rua construída na cidade, em 1672.

Ela conta com edifícios antigos impressionantes, lojas, restaurantes e é uma rua perfeita para fazer caminhadas ao longo do seu calçamento de paralelepípedos.

Você irá ficar encantado com cada detalhe arquitetônico, além de visitar as lojas dos mais variados tipos.

Outros pontos que merecem sua visita nessa área da cidade são:

  • Pointé-à-Callière, um museu com muita história e arqueologia;
  • Museu Château Ramezay;
  • The Montreal Science Center, um museu de ciências que conta com um cinema e exibições interativas sobre ciência e tecnologia;
  • Centre d’Histoire de Montréal.

Basílica de Notre Dame de Montreal e Praça de Armas

Outro ponto turístico de Montreal que merece sua visita é a Basílica de Notre Dame.

Foi inaugurada em 1829 e é considerada um símbolo local e também nacional, por conta de sua beleza e peculiaridade.

Essa é outra construção de Montreal que chama atenção. Isso porque o projeto é um dos mais antigos modelos da arquitetura neogótica, que foi realizado pelo arquiteto irlandês James O’Donnell.

O que mais encanta os visitantes são os detalhes nas portas, janelas, torres e paredes. Isso sem mencionar seus vitrais, que são impressionantes e não ficam para trás das igrejas clássicas da Europa.

Saindo da maravilhosa Basílica de Notre-Dame, logo em frente, temos a Praça das Armas (Place d’Armes), que está localizada no centro do Porto Velho.

É o segundo lugar mais antigo de Montreal, depois da rua Saint Paul. No início do século XVIII, os locais iam até a praça para ver as manobras que eram realizadas pelos militares por lá.

Atualmente, os edifícios que rodeiam a praça são de estilo art déco e abrigam grandes empresas.

Parque Mont-Royal

Um parque em Montreal que lembra muito o Central Park Nova York. E não é à toa, já que os dois foram planejados pelo mesmo arquiteto americano, Frederick Law Olmsted.

Esse parque é um dos pontos turísticos de Montreal que recebe mais visitas. Mais de 5 milhões de pessoas vão até sua colina para contemplar as mais belas vistas da cidade, anualmente.

Inclusive, o parque é tão emblemático para a cidade, que serviu de inspiração para o nome de Montreal, já que quer dizer Monte Real (Mont-Royal em francês).

Só para você ter uma ideia da dimensão do parque, ele conta com 470 acres (1,9 milhão de m²) de vistas incríveis, no topo dos picos do parque.

Além de poder contemplar as vistas deslumbrantes, você também pode praticar esportes de inverno e atividades de verão.

Tem até um mirante com banda e tudo, todas as manhãs de domingo de maio a outubro, que é quando acontece o evento Tam Tams Drum.

Old Port

Traduzindo para o português, o Velho Porto de Montreal é um local com muitas histórias. São mais de 2 quilômetros de extensão pelo rio de Saint-Laurent.

Este local já era famoso desde quando os comerciantes faziam dele um ponto de troca de produtos.

Sua inauguração foi em 1830 e foi projetada pelos arquitetos Aurèle Cardinal e Peter Rose. Atualmente, o Porto recebe aproximadamente 6 milhões de turistas todos os anos.

O que atrai essas milhares de pessoas até o local são os vários eventos que ocorrem ali, desde festas de Réveillon até patinação no gelo e karaokê.

Além disso, o Vieux-Port de Montréal também conta com restaurantes, lojas e um cinema.

O que também chama muito a atenção dos visitantes é a famosa roda gigante: a La Grande Roue de Montréal, que tem 60 metros de altura e 42 cabines preparadas para oferecer uma vista sensacional da paisagem.

Place Jacques-Cartier

Outra opção para você que está buscando o que fazer durante o intercâmbio em Montreal é a Praça Jacques Cartier.

Ela já existe há mais de 150 anos e historiadores dizem que o local já era usado como ponto de referência entre pessoas com diferentes interesses.

O governador Philippe de Rigaud Marquis de Vaudreuil construiu sua casa neste local, quando a cidade ainda era fortificada. Depois, passou a ser usada como um colégio para homens. E, no fim, acabou pegando fogo em 1803.

Após isso, foi construído um mercado formado por barracas de madeira e cercado de edifícios de pedra que contam com muitas lojas e pousadas.

Depois do mercado, o local se transformou no Bonsecours Market, que atualmente abriga hotéis, restaurantes e muitas lojas.

Este nome foi determinado somente por volta da metade do século XIX. Só a partir disso, passou a ser chamado de Place Jacques-Cartier em homenagem ao conhecido explorador francês.

Descubra o que fazer em Montreal com a Intercultural!

Gostou de tudo o que fazer em Montreal? E ainda tem muito mais!

Fale com um dos consultores da equipe Intercultural e descubra essa bela cidade do Canadá.

banner dicas de viagem