Data Representação de um calendário 09/02/2021

O que é intercâmbio: objetivo, duração, países, vantagens.

Entenda o que é intercâmbio no exterior e suas principais vantagens. Conheça os melhores países para intercâmbio de estudo e trabalho.

A palavra intercâmbio significa troca, permuta. O site dicio.com.br define ainda o que é intercâmbio como as relações que são desenvolvidas reciprocamente entre nações ou instituições. Podem ser culturais, financeiras, comerciais, educacionais, dentre outras.

Assim, as definições financeiras e comerciais para o que é intercâmbio têm relação com a troca de moeda por produtos ou serviços, que são comprados ou consumidos por pessoas ou países.

Por outro lado, o significado relacionado a o que é intercâmbio no âmbito cultural e educacional é direcionado às relações de ensino e aprendizagem que uma pessoa adquire ao interagir com demais indivíduos de culturas e destinos diversos.

Neste artigo, vamos explorar a definição do que é intercâmbio considerando as trocas de hábitos e costumes culturais, assim como o consequente aprendizado destes e, ainda, do idioma do local onde ocorre o intercâmbio. Então, vamos lá! 

O que é intercâmbio

Dessa forma, o intercâmbio é o programa de viagem especialmente elaborado com objetivo de promover o aprendizado, através do estudo no mesmo ambiente onde ocorrem as interações e as trocas culturais do intercambista com a população local. 

Objetivo

Geralmente, os programas de intercâmbio mais comuns são para aprender outro idioma no exterior, como o inglês, o espanhol, o chinês, o alemão, dentre outros. Nesse sentido, existem intercâmbios para diversos níveis: básico, intermediário, avançado, proficiente. 

Entretanto, o intercâmbio no exterior pode ser, também, para trabalhar, para cursar uma universidade ou um curso técnico profissionalizante, para a prática de atividades esportivas e hobbies, além de cursos específicos preparatórios para exames de proficiência em um idioma.

Como funciona o intercâmbio

Antes de mais nada, é necessário que o estudante defina o idioma e o destino onde deseja realizar o seu intercâmbio. Nossa sugestão é que o estudante opte sempre por um país que utilize o idioma pretendido como língua oficial.

work-travel-banner

Países

Então, procure aprender inglês nos Estados Unidos, francês na França, chinês na China, e assim por diante. Entretanto, os países mais procurados para aprender inglês, através de um curso de idiomas, são:

  • Austrália
  • Canadá
  • Estados Unidos
  • Inglaterra
  • Irlanda
  • Nova Zelandia

Dessa maneira, o acesso à gramática oficial e à forma de falar e de se expressar no idioma são facilitadas pelas interações com a população local, além do conteúdo transmitido pelos professores, garantindo o aprendizado e a utilização da língua mais atuais e consistentes.

Duração do intercâmbio

O próximo passo é definir a duração do intercâmbio, que pode ser de algumas semanas até um ano de duração. Dependendo de como funciona o intercâmbio, as aulas são por 15 horas semanais, mas podem ser de até 40 horas por semana, nas opções de intercâmbio intensivo.

Além disso, alguns países permitem que o intercambista trabalhe nas horas de folga, durante o seu curso de idiomas, por até 20 horas semanais e, nas férias e feriados, por até 40 horas na semana. Sem dúvida, trabalhar no exterior é uma excelente opção para aprimorar o idioma! 

Também é uma grande oportunidade para ganhar uma graninha extra e ajudar a financiar o próprio curso, além de viabilizar aquela super viagem para conhecer outros destinos e praticar o idioma, depois do curso!

Atualmente, alguns países definem regras específicas de como funciona o intercâmbio e podem permitir que o intercambista de idiomas trabalhe, durante o curso. Por exemplo: 

  • Austrália
  • Dubai
  • Espanha
  • Irlanda
  • Malta
  • Nova Zelândia

Em seguida, o intercambista pode escolher entre ficar numa casa de uma família local, que promove intensa interação e fomenta a necessidade de comunicação e expressão do estudante, ou em um dormitório estudantil, na companhia de outros alunos.

Depois, é só embarcar e entrar de cabeça no aprendizado do idioma. Com certeza você vai ter a melhor experiência da sua vida, e ainda vai conhecer muita gente legal! Ah, e para terminar, veja as principais vantagens do intercâmbio para estudar no exterior:

Vantagens do intercâmbio

  • Aumenta o repertório cultural e enriquece o currículo profissional
  • Facilita a assimilação da nova língua através da interação com os residentes do país
  • Consolida o aprendizado
  • Possibilita conhecer outro país
  • Viabiliza uma experiência de vida internacional  
  • Desenvolve a maturidade, a autonomia, a autoconfiança e o crescimento pessoal
  • Possibilita o entendimento do idioma pela vivência de uma nova cultura

Em conclusão, agora que você conhece o que é intercâmbio e as suas principais vantagens, fale com nosso especialista em curso no exterior e crie um programa de intercâmbio com condições super especiais para você! Boa viagem e sucesso!

estudar-canada-banner