Data Representação de um calendário 22/04/2021

Renovação de visto americano: veja as etapas do processo

Entenda como é o processo de renovação de visto americano e quais são os requisitos e as etapas para solicitar a sua renovação antes de viajar.

Pensando em viajar, assim que for possível? Pois é, acho que todo mundo está louco para dar aquela escapadinha e curtir muito em outro país! Então, se você está considerando visitar os Estados Unidos, lembre-se de verificar a necessidade de renovação de visto americano.

Dessa forma, não deixe a renovação de visto americano ficar por último na sua lista de prioridades para planejar a viagem. Na verdade, esta deve ser uma das primeiras e mais importantes tarefas que você precisa checar antes de partir.

Assim, conferir a validade e a necessidade de renovação de visto americano é fundamental para começar a organizar a sua trip para a terra do Tio Sam!

Sobretudo, porque, dependendo da época, o processo de renovação pode levar mais tempo do que o previsto. E você não quer perder a viagem, não é mesmo?!

Então, vamos entender mais sobre o assunto e entender o processo de como renovar o visto americano. Atualmente, este visto de entrada no país tem validade de 10 anos e é necessário para turistas e para estudantes nos programas de intercâmbio de idiomas nos Estados Unidos.

Contudo, o visto para a permanência do país pode variar, de acordo com a finalidade da viagem. O tempo de permanência para turista, por exemplo, é de até 6 meses. Assim, após este período, deve-se deixar o país e reingressar posteriormente.

Renovação de visto americano – quem pode renovar

Se você já possui um visto americano, pode ser elegível à renovação do seu visto através de um processo simplificado. 

Entretanto, ao solicitar um agendamento no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), você irá apresentar o formulário DS-160, foto e passaporte. Se necessário, o consulado poderá agendar uma entrevista pessoal. Se aprovado, o novo visto ficará pronto em, aproximadamente, 10 dias úteis. 

Assim, para se qualificar para uma renovação, você deverá atender às seguintes condições:

work-travel-banner
  • Ser um(a) cidadão(ã) brasileiro(a) ou residente permanente no Brasil
  • Ter um visto americano válido ou expirado há menos de 48 meses
  • Seu visto anterior não ter sido perdido, roubado, cancelado ou revogado
  • Não ter tido sua última solicitação de visto recusada
  • Nunca ter sido preso ou condenado por crime; deportado ou ter tido a entrada nos Estados Unidos negada

Renovação de visto americano – como fazer

Etapa 1: Acesse e complete o formulário online para solicitação de visto (DS-160) e imprima a página de confirmação de solicitação (com código de barras) para cada solicitante no site: https://ceac.state.gov/ceac/.

  • Copie e guarde o seu ID e perguntas de segurança selecionadas. Você precisará de ambas as informações para acessar seu DS-160 depois.
  • Revise sua solicitação para confirmar as informações submetidas. Você é responsável por verificar que todas as informações fornecidas sejam verdadeiras e corretas. 
  • Solicitações com informações biográficas erradas não serão aceitas. Atenção: se você fornecer informações falsas, será permanentemente inelegível a um visto americano.

Etapa 2: Pague a taxa de solicitação de visto (US$160.00) e agende um horário para a entrega dos documentos requeridos através do site do CASV.

Documentos necessários:

  • um passaporte válido
  • passaporte anterior com visto atual (se houver)
  • página de confirmação do DS-160 com código de barras
  • página de confirmação de agendamento no CASV
  • uma foto válida (veja Requisitos para Fotos para especificações)

Em seguida, você mesmo pode deixar os seus documentos no CASV ou um representante pode entregá-los em seu nome, incluindo um despachante indicado pela Intercultural.

Etapa 3: Processamento e entrega. Com base em sua preferência, indicada em seu cadastro do CASV, você pode escolher retirar seu visto no próprio CASV ou recebê-lo por correspondência.

Contudo, eventualmente, o oficial consular irá determinar se você é elegível para o visto ou se precisará de mais informações para processar sua solicitação. 

Neste caso, você pode ser solicitado a comparecer a uma entrevista, munido de alguns documentos, como comprovantes de renda, referências pessoais e profissionais, dentre outros.

Além disso, igualmente importante é a verificação da validade do seu passaporte! Mesmo com o visto americano válido, você não vai conseguir viajar se o seu documento de identificação internacional de viagem não estiver dentro da validade.

Na verdade, muitos países exigem que você viaje com um passaporte com pelo menos seis meses de validade. Conheça as regras e atenção!

Mas para você, que vai viajar com a Intercultural, não há o que se preocupar! Nossa equipe oferece assessoria de visto e vai orientar e ajudar a organizar tudo para a sua renovação de visto americano. Aí, é só embarcar e curtir pra valer! Conte com a gente!

estudar-canada-banner