Data Representação de um calendário 28/11/2013

Entendendo o Thanksgiving: a história por trás da data

Entendendo o Thanksgiving!

Hoje é comemorado, nos Estados Unidos, o dia de Ação de Graças, ou o Thanksgiving.

Você não sabe o que é o Thanksgiving, acha que é só mais uma data comercial em que os americanos enchem a “pança” de peru e torta de abóbora, para no dia seguinte gastar as calorias em um dia frenético de compras com descontos nas lojas de departamentos? Sabe que tem a parada da Macy’s em Nova York, mas não entende muito bem o porquê daqueles bonecos infláveis gigantes? Só lembra que vira o caos nos aeroportos nessa época do ano e que as passagens aéreas nos Estados Unidos custam o olho da cara?

Pois é, a gente sabe que tem sim exploração comercial (alô, dia das mães! Alô, Natal!) e às vezes torce o nariz para mais um feriado “importado” dos gringos, sem qualquer significado maior para quem não nasceu lá e foi criado nessa cultura.

Mas parece que a Black Friday já pegou no Brasil. Sem nem saber porquê, todo mundo quer saber o que tem nessa sexta-feira negra em que grandes lojas anunciam mega-descontos. Mas quem não gosta de descontos? Precisa ter um motivo? Precisar, não precisa, mas a gente que gosta de saber o motivo das coisas fica, no mínimo, curioso, né?

Então, sabemos que o Thanksgiving é um dia de agradecer. Agradecer pelas bênçãos recebidas é um ritual presente em diversas religiões e culturas. Mas o Thanksgiving como conhecido nos Estados Unidos teria começado lá pelos idos de 1621, na região de Plymouth, atualmente estado do Massachusetts, com a boa colheita feita pelos primeiros peregrinos vindos da Inglaterra para a América do Norte, que se estabeleceram na região conhecida como New England. A tradição de dar graças foi sendo perpetuada, com várias festas de ação de graças, até que em 1941, o Presidente Franklin D. Roosevelt fixou a data como sendo a quarta quinta-feira de Novembro. (zzzzzzz… já ficou cansado só de ver datas tão antigas? Se quiser saber mais, veja na estorinha abaixo o que é o Thanksgiving, explicado de forma beeeem simples:

O fato é que o feriado de Thanksgiving é um dos mais importantes para os Estados Unidos. É quando os americanos viajam para encontrar suas famílias, mais do que no Natal. É levado a sério como o dia de se reunir em torno de uma mesa farta, rodeado de familiares e amigos, para agradecer as graças recebidas durante o ano.

E, isso, por si só, já é uma bênção, não é?

É claro que no dia seguinte tem a corrida às lojas da Black Friday e na segunda-feira volta a vida normal – e o trabalho e a competição e a correria e tudo aquilo que os americanos fazem normalmente.

Mas é sempre bom dar uma parada e aproveitar o tempo e estar com quem amamos e agradecer por todas as nossas conquistas e graças recebidas. Quem sabe a gente tira um dia ou mesmo uma hora da nossa vida não americana pra fazer isso também?

Happy Thanksgiving!