Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Entendendo o Thanksgiving: a história por trás da data

Entendendo o Thanksgiving: a história por trás da data

Hoje é comemorado, nos Estados Unidos, o dia de Ação de Graças, ou o Thanksgiving.

Você não sabe o que é o Thanksgiving, acha que é só mais uma data comercial em que os americanos enchem a “pança” de peru e torta de abóbora, para no dia seguinte gastar as calorias em um dia frenético de compras com descontos nas lojas de departamentos? Sabe que tem a parada da Macy’s em Nova York, mas não entende muito bem o porquê daqueles bonecos infláveis gigantes? Só lembra que vira o caos nos aeroportos nessa época do ano e que as passagens aéreas nos Estados Unidos custam o olho da cara?

Pois é, a gente sabe que tem sim exploração comercial (alô, dia das mães! Alô, Natal!) e às vezes torce o nariz para mais um feriado “importado” dos gringos, sem qualquer significado maior para quem não nasceu lá e foi criado nessa cultura.

Mas parece que a Black Friday já pegou no Brasil. Sem nem saber porquê, todo mundo quer saber o que tem nessa sexta-feira negra em que grandes lojas anunciam mega-descontos. Mas quem não gosta de descontos? Precisa ter um motivo? Precisar, não precisa, mas a gente que gosta de saber o motivo das coisas fica, no mínimo, curioso, né?

Então, sabemos que o Thanksgiving é um dia de agradecer. Agradecer pelas bênçãos recebidas é um ritual presente em diversas religiões e culturas. Mas o Thanksgiving como conhecido nos Estados Unidos teria começado lá pelos idos de 1621, na região de Plymouth, atualmente estado do Massachusetts, com a boa colheita feita pelos primeiros peregrinos vindos da Inglaterra para a América do Norte, que se estabeleceram na região conhecida como New England. A tradição de dar graças foi sendo perpetuada, com várias festas de ação de graças, até que em 1941, o Presidente Franklin D. Roosevelt fixou a data como sendo a quarta quinta-feira de Novembro. (zzzzzzz… já ficou cansado só de ver datas tão antigas? Se quiser saber mais, veja na estorinha abaixo o que é o Thanksgiving, explicado de forma beeeem simples:

O fato é que o feriado de Thanksgiving é um dos mais importantes para os Estados Unidos. É quando os americanos viajam para encontrar suas famílias, mais do que no Natal. É levado a sério como o dia de se reunir em torno de uma mesa farta, rodeado de familiares e amigos, para agradecer as graças recebidas durante o ano.

E, isso, por si só, já é uma bênção, não é?

É claro que no dia seguinte tem a corrida às lojas da Black Friday e na segunda-feira volta a vida normal – e o trabalho e a competição e a correria e tudo aquilo que os americanos fazem normalmente.

Mas é sempre bom dar uma parada e aproveitar o tempo e estar com quem amamos e agradecer por todas as nossas conquistas e graças recebidas. Quem sabe a gente tira um dia ou mesmo uma hora da nossa vida não americana pra fazer isso também?

Happy Thanksgiving!

RELACIONADOS

Fale com nossos especialistas

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.