Data Representação de um calendário 17/03/2021

Veja a Torre Eiffel em Paris e apaixone-se pela França

Conheça a história de Torre Eiffel, um dos atrativos mais famosos do mundo. Entenda as características da Torre Eiffel e planeje o seu intercâmbio.

Um dos monumentos mais visitados e populares do mundo, a torre Eiffel é o maior símbolo de Paris e um dos principais do país. Definitivamente, é uma visita obrigatória para os turistas e intercambistas que estudam francês na França!

Com 324 metros de altura, a torre Eiffel é a construção mais alta da capital francesa e fica localizada na região do Champ de Mars, no coração de Paris, de onde oferece uma vista espetacular da cidade, sobretudo à noite!

Sem dúvida, a torre Eiffel é uma obra grandiosa e a oportunidade de conhecê-la pessoalmente permeia os sonhos de muita gente, desde casais apaixonados até famílias e grupos de amigos aventureiros.

Em seguida, vamos conhecer mais sobre este que é um dos principais e mais românticos pontos turísticos de Paris e tem inspirado, dentre outras obras de arte, pinturas, esculturas, músicas, livros, filmes, namoros, noivados e casamentos! Vive la France!

História da Torre Eiffel

Inicialmente, o governo francês anunciou um concurso para a construção de um monumento que seria construído para as celebrações da Exposição Universal de 1889, ano do centenário da Revolução Francesa.

Dentre os vários projetos apresentados, o engenheiro Gustave Eiffel venceu a competição com a proposta para construir uma estrutura metálica, com vigas de ferra entrelaçadas, que viria a ser a estrutura mais alta já construída pelo homem e seria a porta de entrada para a Exposição.

Além disso, a ideia inicial era que a torre Eiffel fosse um monumento temporário, que ficaria no local por 20 anos e depois seria desmontada. 

Dessa forma, os trabalhos para a sua construção iniciaram em 1887, empregou cerca de 250 pessoas e levou quase dois anos.

work-travel-banner

Assim, a torre Eiffel, que viria a se tornar uma das maiores atrações de Paris e do mundo, foi, finalmente, inaugurada de 31 de março de 1889, junto às comemorações do centenário da Revolução Francesa.

Entretanto, logo após terminada a Exposição, a permanência da torre Eiffel foi alvo de muita polêmica, pois era considerada feia, cara e inútil. Assim, em 1909 ela quase foi demolida, mas foi salva, unicamente, pela sua nova função de antena transmissora de ondas de rádio!

A majestosa obra manteve o seu reinado, como o monumento mais alto do mundo até 1930, quando o edifício Chrysler foi inaugurado, em Nova Iorque, com 329 metros de altura.

Características da Torre Eiffel

  • 324 metros de altura
  • Pesa quase 10.000 toneladas 
  • Tem mais de 15 mil peças de ferro e 2,5 milhões de parafusos
  • São 1.710 degraus até o topo ou, rapidinho de elevador
  • Possui três níveis (andares):

Nível térreo – Esplanada embaixo da Torre

No princípio, a área embaixo da torre ficava aberta para qualquer pessoa, mas, por questões de segurança, é atualmente protegida por grades e paredes de vidro e a sua entrada é controlada. 

Aí estão as bilheterias, lojinhas, restaurantes, balcão de informações e a entrada exclusiva para o restaurante Jules Verne.

Primeiro andar

Logo acima, a 57 metros de altura, o 1º andar da Torre é ideal para descansar e contempla:

  • Restaurante e lanchonete
  • Piso de vidro que dá para ver lá embaixo
  • Uma exposição sobre a Torre, com telas, display, fotos e maquetes
  • Espaço para eventos
  • Loja de souvenirs

Segundo andar

Mais alto, a 115 metros de altura, além da linda vista da cidade, você também vai encontrar neste andar:

  • O restaurante Jules Verne
  • Lanchonete e loja de macarons
  • Loja de miniaturas da Torre

Terceiro andar

Finalmente, o último andar da Torre Eiffel fica a 324 metros de altura e a grande atração é, sem dúvida, a magnífica vista de Paris! Também há um balcão que vende champanhes em taças além do escritório original de Gustave Eiffel.

Curiosidades da Torre Eiffel

  • É o monumento pago mais visitado no mundo
  • Gustave Eiffel participou da construção da Estátua da Liberdade, nos EUA
  • Fica 15 cm mais alta no verão, pela dilatação da estrutura metálica
  • Sua altura equivale a um prédio de 100 andares

E aí, curtiu conhecer mais sobre a Torre Eiffel?! Irado! Então, converse hoje mesmo com nosso time de especialistas em intercâmbio na França e reserve o seu programa para aprender francês num dos destinos mais românticos, charmosos e requisitados do mundo! Allors!

estudar-canada-banner