Data Representação de um calendário 15/03/2021

Conheça o visto J1 para os Estados Unidos e como obtê-lo.

O visto J1 é necessário para programas de High School em escola pública, Internship, Trainee, Au Pair, Work Experience USA e Camp Counselors USA.

O passaporte válido é o documento necessário para ingressar em um país estrangeiro e deve conter, ainda, o visto de entrada, para alguns países. No caso do visto J1, ele é necessário para algumas modalidades de intercâmbio nos Estados Unidos.

A solicitação do visto J1 pelo intercambista brasileiro é feita junto à embaixada americana ou aos seus consulados no Brasil. Mas, se você é um cliente Intercultural, não se preocupe. O nosso assessor de vistos, como toda a sua expertise de mercado, aplica para você. Você só precisa reunir a documentação. Confira abaixo. 

Quem precisa do visto J1

A categoria de visto de visitante de intercâmbio (J) é dada a pessoas aprovadas a participar em programas de visitantes de intercâmbio nos EUA.

Isso quer dizer que, antes que você possa solicitar um visto J junto à Embaixada ou Consulados, você precisa se candidatar, preencher os requisitos e ser aceito por um uma das categorias de Programas de Visitantes de Intercâmbio através de uma organização patrocinadora designada. 

Este patrocinador pode ser uma organização designada pelo Departamento de Estado Americano,  no caso dos intercâmbios de trabalho: Work and Travel (Work Experience USA), Internship, Trainee, Au Pair e para o Camp Counselors USA.

Ou, ainda, o patrocinador pode ser uma instituição de ensino, no caso dos estudantes em escolas públicas americanas (programa High School),  estudantes de pós-graduação, estrangeiros graduados em medicina buscando pós-graduação e especialização em medicina, acadêmicos estrangeiros patrocinados por universidades como docentes temporários e alguns profissionais estagiários. (Fonte: Embaixada dos EUA no Brasil). 

Como tirar o visto J1

A partir da sua aprovação no programa desejado, a organização patrocinadora vai te entregar a declaração de aceite da vaga, podendo ser a carta de oferta de trabalho (job offer) ou de estudo (letter of offer), a depender do programa.

Atenção, pois a organização precisa ser autorizada pelo governo americano, a emitir autorizações de permanência para estudantes.

work-travel-banner

A instituição patrocinadora deverá, ainda, cadastrar você no Sistema de Informação de Visitantes Estudantes e Intercambistas – SEVIS e fornecer-lhe o formulário DS-2019, comprovante do seu registro no Sistema.

E o tempo de permanência do participante nos Estados Unidos varia de acordo com as condições do programa que ele vai participar.

Entretanto, como o processo demanda muitos detalhes e, eventualmente, pode haver mudanças nas exigências de cada país, é recomendável confirmar as informações junto ao governo americano, além de contratar o serviço de Assessoria de Vistos da Intercultural.

Etapas para tirar o visto J1

Siga o processo para tirar o visto para trabalhar ou estudar J1:

  1. Preencher o formulário online DS-160.
  2. Anexar a foto (5cm x 5cm) de acordo com os requisitos estipulados no site. 
  3. Escolher (dentre as opções) a cidade para a entrevista pessoal.
  4. Pagar a taxa do visto.
  5. Pagar a taxa SEVIS.
  6. Agendar a data da entrevista.
  7. Informar o endereço onde quer que o seu passaporte com o visto seja enviado.
  8. Comparecer à entrevista no dia marcado, munido da seguinte documentação: comprovante de pagamento da taxa SEVIS, passaporte válido e anteriores com visto válido, formulário DS-2019, carta de oferta de trabalho (job offer) ou de estudo (letter of offer) original, outros documentos adicionais

Atualmente, além da embaixada, em Brasília, somente os consulados do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre podem emitir o visto. 

Durante a entrevista

Sobretudo, esteja preparado para a entrevista, organize toda a documentação, que pode incluir outros documentos pessoais seus e dos seus responsáveis, como atestados de saúde e de capacidade financeira, para sustentar sua estadia nos EUA.

Nesse sentido, use roupas mais formais e comportadas, seja educado e explique, de forma clara e objetiva, as razões e motivações para você participar do programa nos Estados Unidos. Responda as perguntas de forma honesta e completa. Lembre-se: você quer causar uma boa impressão!

Para concluir, o processo para tirar o visto americano J1 não é simples e pode levar algum tempo, então não deixe para a última hora! Por isso, conte com a nossa assessoria especializada!

O que a Assessoria de Vistos da Intercultural faz para você:

  • Análise personalizada de cada solicitante
  • Solicitação da documentação
  • Cadastro do solicitante na Embaixada Americana
  • Conferência do processo
  • Emissão da Taxa Consular MRV 
  • Emissão da Taxa SEVIS
  • Agendamento das entrevistas no CASV e Consulado
  • Preparação personalizada para a entrevista

Nossa equipe está pronta para orientá-lo a como tirar o visto J1 e realizar aquela incrível e tão sonhada viagem na terra do Tio Sam! Confira as nossas sensacionais opções de intercâmbio nos EUA, com condições imperdíveis. Entre em contato!

estudar-canada-banner