Data Representação de um calendário 20/01/2022

Visto para Irlanda: quais são os principais tipos?

Entender sobre os tipos de visto para Irlanda é essencial se você quer estudar e trabalhar no país. Leia o artigo e conheça as principais categorias!

A Irlanda está entre os destinos mais procurados por aqueles que desejam fazer um intercâmbio para estudar e trabalhar. Mas você sabe quais são as opções de visto para Irlanda e o que você precisa fazer para solicitar o seu?

Com políticas migratórias cada vez mais atrativas para aqueles que desejam trabalhar em solo irlandês, a Ilha Esmeralda é um excelente local para fazer intercâmbio. Por isso, conhecer os tipos de visto para Irlanda é o primeiro passo para você começar a se planejar.

Neste artigo, vamos explicar como o processo de visto para Irlanda é organizado e quais são as principais categorias para morar legalmente no país. Então, continue a leitura e confira!

É preciso de visto para entrar na Irlanda?

A primeira coisa que você deve estar se perguntando é: afinal, a Irlanda exige visto para brasileiros entrarem no país?

E a resposta é bastante positiva. Para entrar na Irlanda e permanecer no país por até 90 dias, você não vai precisar de um visto. Após esse período, você deve solicitar a autorização no departamento de imigração do país.

No entanto, ainda que você não precise de um visto para desembarcar na Irlanda, precisará ter em mãos os seguintes documentos:

  • Passagem de volta;
  • Passaporte com validade mínima de 6 meses;
  • Seguro-viagem internacional;
  • Comprovação de renda para se manter no país durante o período de viagem;
  • Reserva do hotel, comprovante de residência ou carta-convite do local onde ficará hospedado.

Visto para Irlanda: a estudo e a trabalho

Existem algumas opções de vistos para brasileiros que desejam realizar um intercâmbio de longa permanência na Irlanda.

A seguir, confira as principais categorias!

Stamp 1 – Visto de trabalho

O Stamp 1 é um dos mais procurados pelos brasileiros, já que esse é o visto para trabalhar na Irlanda.

banner-diplomas-exterior

Para aplicar para esta categoria, você já deve ter uma proposta de trabalho de uma empresa estabelecida na Irlanda. Antes de ser efetivamente contratado, você não poderá realizar nenhum tipo de atividade remunerada no país.

Stamp 1G

Criado recentemente, o Stamp 1G foi pensado para estudantes recém-formados em cursos do ensino superior na Irlanda.

Com esse visto, você poderá procurar um emprego na área e permanecer no país por mais um ano após se formar. Durante esse período, é possível trabalhar em período integral, ou seja, 40 horas semanais.

Stamp 2

Essa categoria de visto também está entre as mais buscadas por brasileiros que desejam morar na Irlanda. Isso porque é o Stamp 2 que permite que você estude e trabalhe na Ilha Esmeralda.

Para isso, você deve estar matriculado em curso com duração mínima de 25 semanas, seja de idiomas, de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado.

Vale lembrar que é preciso respeitar o prazo de expiração do visto. Você pode renovar a autorização por duas vezes, no caso de cursos de idiomas, ou a cada ano, no caso de cursos acadêmicos.

Stamp 3

O visto do tipo Stamp 3 concede a permissão para permanência no país aos dependentes e cônjuges daqueles que possuem o Stamp 2.

Desde 2019, a legislação irlandesa permite que portadores desse tipo de visto trabalhem em período integral.

A Intercultural te ajuda com o visto para Irlanda

Está sonhando com um intercâmbio na Ilha Esmeralda, mas está precisando de uma ajudinha para se planejar melhor?

A Intercultural conta com uma equipe especializada que vai te auxiliar desde o início do processo de obtenção do visto para Irlanda até o seu embarque! Entre em contato com a gente para saber mais!