Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Vistos para Alemanha: viajar, estudar e trabalhar no país

Vistos para Alemanha: viajar, estudar e trabalhar no país

Com uma excelente qualidade de vida e alta empregabilidade, cada vez mais brasileiros têm buscado fazer um intercâmbio em terras germânicas. Mas, para tirar esse plano do papel, é preciso entender como funcionam os vistos para Alemanha.

Existem diversas categorias de vistos para Alemanha – cada uma adequada aos objetivos de viagem. Portanto, se você pretende viajar, estudar e trabalhar no país, é fundamental conhecer as regras e os requisitos exigidos.

Neste artigo, vamos te mostrar como os vistos para Alemanha são divididos, além de explicar como funcionam cada um deles. Então, se você pretende se mudar para a Deutschland, continue a leitura e confira!

Vistos para Alemanha: curta duração

Se você pretende fazer um intercâmbio na Alemanha de curta duração, temos uma boa notícia: com o visto de turista, é permitido permanecer no país por até 90 dias.

Isso significa que, se você se matricular em um curso de idiomas com duração inferior a 90 dias, não precisa solicitar um visto para permanecer em solo alemão.

No entanto, ao desembarcar no país, é preciso apresentar os mesmos documentos que um turista:

  • Passaporte válido;
  • Passagem de volta dentro do período de 3 meses;
  • Comprovante de hospedagem;
  • Seguro de viagem com cobertura de pelo menos 30 mil euros;
  • Comprovação de recursos financeiros para se manter durante a estadia.

Vistos para Alemanha: longa duração

Por outro lado, se a intenção é permanecer mais de três meses na Alemanha ou exercer qualquer atividade remunerada no país, você deve solicitar um visto de permanência.

A seguir, confira as principais modalidades de vistos de estudo e trabalho na Alemanha!

Vistos de estudo

Conforme dissemos, se o seu objetivo é estudar na Alemanha por um período maior que 90 dias, é preciso solicitar uma autorização específica para o seu caso.

Os principais vistos de estudantes da Alemanha são:

  • Curso intensivo de alemão: o curso deve ter carga horária mínima de 18 horas semanais e o visto dá direito à permanência de 3 meses a 2 anos. Não é permitido trabalhar durante o período com esse tipo de visto;
  • Intercâmbio escolar: menores de idade podem cursar até um ano de high school na Alemanha;
  • Curso profissionalizante: permissão para cursar um curso técnico, com a possibilidade de realizar um estágio (remunerado ou não) durante o período;
  • Ensino superior e doutorado: para aqueles que estão matriculados em cursos de graduação, mestrado e doutorado, é permitido trabalhar durante 120 dias em tempo integral e 240 dias em meio período.

Vistos de trabalho

Pretende trabalhar em solo alemão?

Então, confira algumas informações sobre os principais tipos de vistos para esse objetivo:

  • Estágio: é necessário estar matriculado em uma universidade brasileira e o estágio deve ter duração máxima de 12 meses, com remuneração de €939 bruto (€752 líquido);
  • Au pair: para meninas de 18 a 26 anos que desejam trabalhar em casas de família, por um período de 6 a 12 meses.
  • Working Holiday: ideal para estudantes de 18 a 30 anos que desejam trabalhar durante as férias universitárias, por um período de até 6 meses;
  • Especialistas: para profissionais qualificados (com ensino superior ou técnico) com validação de diploma e com uma oferta de emprego por uma empresa alemã;
  • Demais trabalhadores: é necessário comprovar que não existam trabalhadores na Alemanha que possam realizar a mesma função. Também é fundamental apresentar o contrato de trabalho com uma empresa alemã;
  • Procurar emprego: depois de concluir o ensino superior na Alemanha, você poderá permanecer por até 18 meses no país para procurar emprego. Esse visto também é concedido para aqueles que têm diploma reconhecido no país.

Intercâmbio na Alemanha é com a Intercultural!

Acima de tudo, morar em terras germânicas tem se tornado uma opção cada vez mais popular entre os brasileiros.

Então, se esse é o seu objetivo, conte com a Intercultural para te mostrar o caminho para conhecer o mundo através do intercâmbio na Alemanha!

Entre em contato com a nossa equipe e saiba tudo sobre os vistos para Alemanha – e tudo o que você precisa para embarcar rumo a um futuro brilhante no país!

RELACIONADOS
Currency notes of Argentine peso cash.Economic,financial crisis in Argentina, economy, money, bank concept, background
Descubra 7 países onde o real vale mais que a moeda local
Viajar para países onde o real vale mais torna a sua viagem econômica - e ainda mais interessante. Confira alguns destinos onde nossa moeda é valorizada!
Figture traveler with red pushpin and a map travel concept.

Países com mais brasileiros: confira o top 5
Está buscando um país que ofereça mais oportunidades para estrangeiros? Neste artigo, confira a lista dos países com mais brasileiros.
panoramic shot of glasses, calculator and resume templates on wooden table
Como colocar intercâmbio no currículo: veja exemplos
Teve uma experiência internacional e quer alavancar sua vida profissional? Leia o artigo completo e veja como colocar intercâmbio no currículo!
custo-vida-escocia
Custo de vida na Escócia: confira os principais gastos
Saber o custo de vida na Escócia é importante para quem deseja estudar por lá. Neste artigo, confira os principais gastos para morar na Escócia.
museus-madrid
Museus em Madrid: conheça os 5 mais importantes
Para conhecer uma cidade, mergulhe em sua história. Neste artigo, listamos os 5 mais importantes museus de Madrid que merecem a visita. Confira!
clima-barcelona
Clima em Barcelona: qual a melhor época para visitar?
Quer fazer um intercâmbio de espanhol nessa cidade encantadora e litorânea da Espanha? Confira o clima em Barcelona antes de viajar!
Carregando

Faça seu orçamento

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.